Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G3 › G3 – Elétrica e Iluminação › Ventoinha não arma – Como checar o problema
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09/12/2013 às 21:49 #26227Anônimo
Como tenho visto que aconteceu com mais de uma pessoa no fórum, já vi que é algo bem comentado na internet e aconteceu comigo recentemente também, vou fazer um post a respeito do problema da Ventoinha não armar. Tópico de Referência:
, aberto pela nossa membra @ERLAINE90 que estava sofrendo na mão dos mecânicos de Brasília.http://www.clubedogolg3.com/forum/temperatura-subindo-t328.html Antes de tudo:
Uma dica dada pelo usuário @brunof: para quem tem Gol com Ar Condicionado, se o carro não estiver armando a ventoinha, ligue o ar condicionado que ela vai armar de qualquer jeito.
(obs.: Se mesmo com o ar ligado, a ventoinha não armar, o problema pode ser pior, então esse post não lhe auxiliará. Recomendamos que você procure um bom especialista)
Bom, feito isso, vamos a mais alguns testes para diagnosticar o problema.
– Como testar o Cebolão:Para quem tiver dúvidas de onde fica o Cebolão, ele fica embaixo do radiador, do lado da torneirinha dele:
[img]http://img819.imageshack.us/img819/5593/w4qg.jpg [/img] Esse teste eu não precisei fazer, mas segue pra quem precise:
Quote:Vamos precisar de um multímetro ou a famosa “lâmpada de teste” com uma bateria, que pode ser 12V mesmo.
Com a ajuda do multímetro ajustado para medir continuidade, ou para medir resistência, e acoplar as pontas de prova a dois terminais distintos, ou ainda com a lampada de teste, ligar qualquer um dos polos da bateria a um dos terminais do cebolão, o outro polo na rosca da lâmpada, e o centro da lâmpada a qualquer outro terminal.
Ligar o carro, e na temperatura de funcionamento da ventoinha (no meu caso, 92° ou 105° para a segunda velocidade), o “cebolão” vai ter que ligar, e se for com o multímetro, ele vai medir uma resistência quase 0 (sinal de continuidade) ou se estiver medindo continuidade, vai apitar. No caso da lâmpada, ela vai acender. Se isso acontecer, o “cebolão” está OK, senão, ele tem que ser substituído.
Fonte: Comentário do Pedro Lopes no seguinte post do Dr Carro:http://www.doutorcarro.com.br/topico/gol-giii-ventoinha-nao-liga/ – Como testar o Plug que vai até o Cebolão:O plug tem 3 pinos (nos carros com A/C, meu caso):
O plug do fio vermelho é o positivo (é meio óbvio, mas é sempre bom detalhar), para confirmar isso, utilize um multímetro.
Pegue um pedaço de metal (utilizei um clip de papel, tipo esse:
[img]http://img593.imageshack.us/img593/7094/ty22.png [/img] Só o entortei e liguei entre o contato do plug positivo e o plug do meio, ou seja, fechei um curto entre eles).
A ventoinha armou, logo o problema não era ela.
:pensativo: Aí veio a minha dúvida:Fiz o teste acima do Plug do Cebolão e a ventoinha armou, então o problema não era nele.
O meu cebolão era novinho (tinha acabado de comprar, então era muito improvável que estivesse com defeito. Não impossível, mas improvável).
[img]http://img440.imageshack.us/img440/479/52zg.jpg [/img] (obs: Tinha comprado esse aí, mas tive que trocar por outro, pq esse aí o encaixe do plug, embora de 3 pinos, tinha formato diferente)
E agora José, onde está o problema?
Aí que lembrei do vídeo do Dr Carro que postei no tópico da Erlaine, que fala sobre o plug perder o contato por causa do calor e pensei: o que posso fazer?
:pensativo: A ideia: peguei um pedaço de papel aluminio, enrolei e liguei as 2 pontas do multímetro nele para ver qual a resistencia (liguei no “20k”) e vi que o Papel Aluminio era um condutor. O que fiz: coloquei pequenos pedacinhos de papel alumínio entre o plug e o encaixe do cebolão.
Liguei o carro, deixei esquentar e, para nooooooossa alegria, deu certo.
Claro, é uma gambiarra das braba. Mas pelo menos deu para eu ver onde é o problema e agora comprar um plug novo para colocar ali.
Espero que esse post possa ajudar várias pessoas que venham a passar por isso, como já tenho visto.
09/12/2013 às 21:58 #29019AnônimoO teste do Papel Aluminio: [img]http://img96.imageshack.us/img96/9615/nanh.jpg [/img] [img]http://img440.imageshack.us/img440/3511/qnwp.jpg [/img] shuIAHsuIAHsiuIAHsiuAhsiUAhsiaUIhsIaUIs
pobre se vira com o que tem
10/12/2013 às 02:20 #29020AnônimoBoa! Esse problema é bem comum, vai ajudar muita gente.
10/12/2013 às 20:20 #29021AnônimoDando continuidade ao tópico… Ontem a noite saí com o carro, ventoinha armando de boa, até relaxei… Teve uma hora que olhei e o carro estava com a temperatura quase no vermelho.
Conclusão: parei pra comprar um pastel hauahaus
Depois que o carro esfriou um pouco, vim embora e com o ar condicionado ligado (no macete). E o carro não esquentou mais.
Conclusão: o papel alumínio auxiliou para detectar o problema, mas não aguentou o tranco por muito tempo não.
Saí para comprar o plug novo e achei em uma loja aqui da minha cidade:
[img]http://img.tapatalk.com/d/13/12/11/etasemah.jpg [/img] Paguei R$ 15,50, não achei caro não.
Se alguém tiver dificuldades para encontrar essa peça, fala comigo que eu mando o link do que eu comprei (comprei na loja, mas eles vendem pela Internet tb).
Agora é só colocar no lugar para ver o que que dá.
Foto do chicote novo no cebolao velho:
[img]http://img.tapatalk.com/d/13/12/11/vaqa8eba.jpg [/img] Ah, e a fim de auxiliar a galera, o produto veio com a seguinte especificação:
“Chicote 3 vias sensor vent. Gol c/ Acd”
Enviado de meu C5303 usando Tapatalk
11/12/2013 às 11:16 #29022AnônimoLink do chicote a venda: https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13960 (daqui a pouco nego vai achar que eu trabalho na Nafil, de tanta propaganda que to fazendo deles.
Acho que vo oferecer um contrato de Marketing pra eles, hein!
:pensativo: hahaha, brincadeira. É pq em outro fórum de carros que acompanho, a galera de longe tambem compra la)
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