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Volkswagen Golf GTI Clubsport tem 300 cv e modo Nürburgring para superar o Renault Mégane RS Trophy | Lançamentos

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      Nürburgring. Mais de 20 km de curvas de todos os tipos, relevos daqueles capazes de jogar um carro para fora e variações de altura impressionantes. Cercado por árvores, o autódromo alemão é palco de disputas entre fabricantes, todos tentando bater os rivais e conseguir o recorde de cada categoria. É assim com os hatches esportivos de tração dianteira. E a Volkswagen quer bater o tempo do Mégane RS Trophy com sua nova versão do Golf: o GTI Clubsport.

      Ao contrário do Golf R, o GTI Clubsport aposta em tração dianteira. Nada de sistema integral. O motor 2.0 gera 300 cv de potência (contra 245 cv do GTI normal) e tem toda a força jogada no chão com a ajuda de um diferencial autoblocante, aquele recurso que joga a potência e torque na roda que tem maior aderência. E pode ter amortecedores ajustáveis eletronicamente.

      Uma curiosidade incrível do projeto é ter um modo Nürburgring. Ele ajusta suspensão, câmbio automático de sete marchas (dupla embreagem), direção e outros parâmetros de resposta para melhor se adaptar ao circuito. É algo inédito.

      O lance é bater o Renault e voltar a ser o recordista de sua classe. Em maio de 2016, o piloto Benjamin Leuchter conseguiu marcar 07:49:21. Mas o Trophy roubou seu troféu, por assim dizer. E o Honda Civic Type R, idem. Até 2019, quando o Renault fez 7:40. Se você quiser tentar baixar os oito minutos por sua conta, não esqueça de levar Deus no banco do carona.

      Volkswagen Golf GTI Clubsport se diferencia por detalhes como o spoiler bipartido — Foto: Divulgação

      Como em todos os carros, a estética é fundamental. O modelo tem para-choque com lâminas e abertura central enorme. A grade é estilo favos de mel, treliçada. Atrás, um spoiler em duas partes dá o tom, complementado pelas saídas de escape ovais. A impressão de que o Clubsport é mais assentado no chão é explicada pela altura de rodagem cortada em um centímetro As rodas aro 18 são outro destaque.

      As diferenças em relação ao GTI continuam no interior. Os enormes bancos inteiriços têm revestimento especial para segurar o corpo nas curvas. E o volante esportivo tem partes em couro perfurado, enquanto os pedais em alumínio ajudam na tarefa de lembrar que esse é um Clubsport. Algo que a Volkswagen quer que a Renault e Honda não esqueçam.

      Interior tem detalhes exclusivos da versão Clubsport — Foto: Divulgação

      Reportagem no site

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