Menu fechado

Volkswagen não lidera vendas no ano: a Fenabrave errou

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Volkswagen não lidera vendas no ano: a Fenabrave errou

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010640384
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      VW Express
      Divulgação

      Na acirrada disputa pela liderança do mercado brasileiro, uma notícia circula há alguns dias: a Volkswagen teria superado a Chevrolet em vendas no resultado “acumulado” do ano — de janeiro a setembro — e seria líder de vendas em 2020.

      Mas os dados da Fenabrave estão errados, e devem ser corrigidos em breve. Assim, a Chevrolet segue na liderança no resultado deste ano… ao menos por enquanto. Isso não quer dizer que a situação da Chevrolet esteja fácil em nosso mercado.

      Isso porque Volkswagen e Fiat vêm lançando novos produtos e estão em tendência de alta: as duas superaram a Chevrolet nos resultado de vendas mensais em agosto e setembro — sendo que o VW T-Cross foi o carro mais vendido em julho, o Chevrolet Onix em agosto e a Fiat Strada (abaixo) chegou à liderança do mercado por modelo em setembro.

      Aqui estão os números, considerando automóveis e comerciais leves: em agosto, a Volks teve 19,66% de participação, contra 18,07% da Fiat e 16,59% da Chevrolet; em setembro, a Fiat teve 19,66% das vendas, contra 17,09% da Volks e 15,99% da Chevrolet. Os números da Volks neste último mês estão errados, mas, mesmo quando corrigidos, mantém a marca na vice-liderança dos emplacamentos no resultado parcial deste ano.

      O ERRO

      O que houve foi que a Fenabrave somou, indevidamente, as vendas do pequeno caminhão (VUC) VW Express (imagens abaixo) nas vendas da Volkswagen do Brasil. Mas o modelo, embora seja considerado um comercial leve, não entra como Volkswagen do Brasil, mas como Volkswagen Ônibus e Caminhões.

      Como foram emplacadas 2.384 unidades do VW Express, o número total de vendas em 2020 da Volkswagen do Brasil cai de 223.786 unidades para 221.402. Enquanto isso, a Chevrolet emplacou 223.057 unidades no ano de 2020, entre primeiro de janeiro e 30 de setembro. Ou seja, se mantém em segundo lugar.

      Que diferença isso faz? O título de marca mais vendida é altamente valorizado pelas marcas, que colam adesivos em seus carros, divulgam informativos à imprensa e valorizam em suas propagandas a tão buscada colocação. Vale seguir acompanhando essa disputa.

      Veja também

      + A biblioteca básica do motociclista cool

      + Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

      + Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

      + Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.