Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Volkswagen revela carro que ficou escondido por 30 anos – 30/11/2019 – Eduardo Sodré
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30/11/2019 às 02:00 #1010549168
A Volkswagen do Brasil passava por um extenso processo de renovação em meados da década de 1980. Enquanto a família Gol se consolidava no mercado, o Fusca estava prestes a sair de linha. Seu substituto seria o projeto BY.
O objetivo era lançar um automóvel pequeno e com preço acessível, que concorreria diretamente com o recém-lançado Fiat Uno.
Fotógrafos faziam plantão nos arredores da fábrica da Volkswagen em 1985. Eles tinham a missão de registrar algum flagrante dos protótipos.
Com base nas poucas imagens obtidas, revistas especializadas tentavam adivinhar como seria o novo “carro do povo”. Passados 34 anos, o segredo é, enfim, relevado.
A Volks apresentou o BY na quinta (28), em um evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O protótipo, que está em perfeito estado, é o que se imaginava: uma versão encurtada do Gol. Contudo, a construção não seria simples.
A suspensão traseira era a mesma do Voyage tipo exportação, que chegava aos Estados Unidos com o nome Fox. O conjunto de molas e amortecedores custava caro diante dos planos da montadora, que precisava de um automóvel de apelo popular.
A dianteira era a mesma do Gol, mas o protótipo BY ficou desproporcional: sua frente alongada contrastava com a traseira curta.
O motor usado seria o mesmo 1.6 refrigerado a água da família BX de então (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).
O protótipo exibido agora pela montadora tem volante de aro fino e bancos forrados de tecido cinza. O mesmo acabamento é encontrado nos painéis de plástico que revestem as laterais internas.
Para aumentar o espaço no porta-malas, o candidato a sucessor do Fusca teria banco traseiro corrediço. Essa solução só foi adotada pela marca em 2003, quando o hatch compacto Fox foi lançado.
Mesmo que tivesse o assento sobre trilhos, o espaço alcançado para passageiros e bagagens no BY seria bastante inferior ao disponível no Uno.
A engenharia da Volkswagen trabalhou por alguns anos no carrinho, na tentativa de entregar um veículo mais barato que o Gol e capaz de repetir o sucesso do Fusca. Os planos chegaram ao fim em 1987, quando teve início a Autolatina, fusão regional com a Ford.
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