Carregando agora
Volkswagen revela carro que ficou escondido por 30 anos - 30/11/2019 - Eduardo Sodré

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Volkswagen revela carro que ficou escondido por 30 anos – 30/11/2019 – Eduardo Sodré

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010549168
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      A Volkswagen do Brasil passava por um extenso processo de renovação em meados da década de 1980. Enquanto a família Gol se consolidava no mercado, o Fusca estava prestes a sair de linha. Seu substituto seria o projeto BY.

      O objetivo era lançar um automóvel pequeno e com preço acessível, que concorreria diretamente com o recém-lançado Fiat Uno.

      Fotógrafos faziam plantão nos arredores da fábrica da Volkswagen em 1985. Eles tinham a missão de registrar algum flagrante dos protótipos.

      Com base nas poucas imagens obtidas, revistas especializadas tentavam adivinhar como seria o novo “carro do povo”. Passados 34 anos, o segredo é, enfim, relevado.

      A Volks apresentou o BY na quinta (28), em um evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O protótipo, que está em perfeito estado, é o que se imaginava: uma versão encurtada do Gol. Contudo, a construção não seria simples.

      A suspensão traseira era a mesma do Voyage tipo exportação, que chegava aos Estados Unidos com o nome Fox. O conjunto de molas e amortecedores custava caro diante dos planos da montadora, que precisava de um automóvel de apelo popular.

      A dianteira era a mesma do Gol, mas o protótipo BY ficou desproporcional: sua frente alongada contrastava com a traseira curta.

      O motor usado seria o mesmo 1.6 refrigerado a água da família BX de então (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).

      O protótipo exibido agora pela montadora tem volante de aro fino e bancos forrados de tecido cinza. O mesmo acabamento é encontrado nos painéis de plástico que revestem as laterais internas.

      Para aumentar o espaço no porta-malas, o candidato a sucessor do Fusca teria banco traseiro corrediço. Essa solução só foi adotada pela marca em 2003, quando o hatch compacto Fox foi lançado.

      Mesmo que tivesse o assento sobre trilhos, o espaço alcançado para passageiros e bagagens no BY seria bastante inferior ao disponível no Uno.

      A engenharia da Volkswagen trabalhou por alguns anos no carrinho, na tentativa de entregar um veículo mais barato que o Gol e capaz de repetir o sucesso do Fusca. Os planos chegaram ao fim em 1987, quando teve início a Autolatina, fusão regional com a Ford.

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.