Lançamento de destaque dentro do pacote de 16 novidades prometidas pela Volkswagen para o Brasil até 2028, o tão falado SUV de entrada sucessor do Gol já roda com carroceria definitiva. Prova disso vem da Índia, onde o modelo será primeiramente lançado e acaba de ser flagrado em versão de produção. A camuflagem ainda está bastante presente, mas desde já é possível ter ideia geral em termos de porte e design.
Como já adiantado em teasers, o novo SUV terá capô vincado e a tradicional configuração de faróis divididos que tem se tornado marca registrada da Skoda nos últimos lançamentos. Outros flagras também já adiantaram elementos como lanternas em LED com formato envolvente, terceira luz de freio montada no aerofólio, rack de teto e placa de identificação na tampa do porta-malas.
O projeto está sendo tocado conjuntamente entre Volkswagen e Skoda e, ao final, cada marca terá sua versão do modelo. A cooperação buscará soluções para reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura da plataforma MQB-A00. No Brasil – com design enquadrado nas diretrizes da Volkswagen – o modelo será lançado em 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP).
A produção será viabilizada através do investimento de R$ 16 bilhões que a marca anunciou que aplicará no Brasil até 2028 para colocar 16 lançamentos no mercado. Quando chegar às lojas, o inédito SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, de modo a rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian. Detalhes sobre o carro serão apresentados nos próximos meses através do Yeh Concept, que adiantará como será o design.
Outro detalhe importante é que já nascerá pronto para eletrificação e será ofertado também em versão híbrida com motor 1.0 turbo. Em termos de porte, é certo que o modelo terá menos de 4 metros de comprimento.