Recentemente, um brasileiro em Peniche, Portugal, nos disse ter visto um Golf um tanto estranho e que o mesmo tinha motor diesel, mas com sigla de esportivo. GTD? Pois é, o hatch clássico da VW é muito conhecido aqui pela sigla famosa GTI, mas no velho mundo, o esportivo serviu como queimador de óleo.
Sendo um equivalente diesel do Golf GTI, obviamente abastecido por gasolina, o Golf GTD importava o som dos comerciais leves e um desempenho menor, mas com economia que jamais o GTI faria.
Agora, por € 2.400 ou R$ 12.895, um Volkswagen Golf GTD 1982 aparece no circuito dos carros clássicos usados na Europa e mais, pelo que se vê nas fotos, está impecável para sua idade.
Com carroceria como de novo, estofamento idem, pneus novos, manuais e todo o histórico escrito do carro, naturalmente o preço não seria simplesmente pague e leve.
Assim, como alguns já podem imaginar, ele está sendo leiloado pela Collecting Cars e o carro está na região de Piemonte, na Itália, tendo 121.520 km rodados originais, com histórico recente das manutenções feitos e seus valores, alguns dos quais maiores que o lance proposto.
Sendo este Golf GTD 1982 uma viagem no tempo, ele inclusive está na pintura de lançamento Helios Blue, afinal, o veículo é do primeiro lote de hot hatch alemão movido por óleo diesel.
Com rodas de aço aro 13 polegadas e pneus Pirelli P3000, o GTD do leilão é quase uma agressão emocional para entusiastas de carros da Volks, especialmente para as fanáticos por esportivos antigos.
Ele tem tudo da época, spoiler dianteiro, extensões de arco de roda de plástico, grade dianteira de quatro faróis com frisos de cor cinza, característica do Golf GTD até hoje, diferindo do vermelho do GTI, bancos de malharia cinza e alavanca tipo bola de golfe, entre outros.
Para fechar o pacote “mortal” (para os fãs), esse Golf GTD 1982 traz ainda teto solar de aço com manivela e um rádio toca-fitas Pioneer com antena elétrica.
Junto, o GTD traz uma biblioteca particular que tem no acervo, manual do proprietário, manual de serviços, ficha técnica da Volkswagen, certificado de origem VW, fatura de manutenção, certificado de registro, roda sobressalente, kit de ferramentas, capa de carro personalizada e dois conjuntos de chaves.
Devidamente rodado, como deve ser um carro, o Golf GTD 82 tem cicatrizes como de um bom guerreiro, como “um amassado sob a lanterna traseira esquerda e na porta direita, uma marca no canto do pára-choque traseiro, defeitos no capô, lascas de pedra na soleira esquerda e imperfeições no teto e nos pára-lamas traseiros”.
Isso te faz mal? Não? Então nem que tenham passado quatro donos? Pois é, parece que eles gostavam de Golf GTD e tenham decidido passar o prazer para mais gente. Será? Vai saber.
De qualquer forma, esse VW Golf GTD, com seu motor 1.6 diesel aspirado de 70 cavalos e câmbio curto de cinco marchas, teve na verdade um dono até 2012, tendo passado por três coleções após isso. Melhorou, né?
Volkswagen Golf GTD 1982 – Galeria de fotos
[Fonte: Collecting Cars]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!