danilocmc escreveu:pra fazer isso, BEMMMM melhor ir de 2.0 logo…..
o bloco 1.6 é o MESMO do 1.8…..
logo, pode abrir ele pra 2.0 sem nenhum problema….
basta comer uma lateral inferior do bloco pra nao ficar raspando a biela…..
mas fica tranquilo, que onde precisar desbastar, nao faz força NENHUMA, e nao vai afetar em NADA a durabilidade do motor em sí……
concordo! os blocos são iguais, e se vc abrir um 1.6 ou um 1.8 para um 2.0, ele fica com as paredes dos cilindros com a mesma espessura do 2.0 original!
a do vira também, ja vi pelo menos 3 motores 2.0, todos eram antigos 1.6, todos rodam turbo forjado sem rasgar nada, e todos na base do bloco comido por dentro
PORÉM
devido ao virabrequim, tem que trocar também a bomba de óleo pela de 2.0, o distribuidor pelo de 2.0 e o eixo que comanda o distribuidor (aquele que passa a correia dentada, esqueci o nome) tem que ser o de 2.0 também, e isso ultrapassa um pouquinho o orçamento do nosso colega..
resumo:
para 1.9:
pistões 82,5mm ou 83mm (stardard do 2.0 é 82,5) e vira 1.8
para 2.0:
pistões 82,5mm ou 83mm, vira 2.0, eixo do distribuidor 2.0, distribuidor 2.0 e bomba de óleo 2.0
somado a mão de obra?? $$$