Bem, Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD. “Amaciamento” não existe mais, existe sim “assentamento”, expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para “assentar” os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos… O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em “durabilidade” dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente “assentado” irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao “amaciar” o motor… Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de “supostos” mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos “enterrando” a engenharia… O Fato do carro ficar “solto” sendo “amaciado” no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor… Mais respeito sempre a opinião dos outros. Abç
Concordo plenamente! Principalmente com a última frase.
Eu particularmente, prefiro andar uns 1000km tranquilo, sem exageros no motor e depois gradativamente ir acelerando e aumento os níveis de rotação no motor.