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Amaciar o motor em alta rotação?

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G5 G5 – Mecânica e Manutenção Amaciar o motor em alta rotação?

  • Este tópico contém 22 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 4 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 23 do total)
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  • #169549
    Anônimo

      E aí pessoal!

       

      Primeiramente, desculpem se criei o tópico no lugar errado ou um que já exista, mas pesquisei antes e não achei a resposta para minha pergunta, e os tópicos tinham mais de um ano, não gosto de ser coveiro kkk

       

       

      Bom, seguindo os conselhos do meu pai (chefe de oficina da KIA, trabalha há muito tempo com carros) estou sentando o pé valendo no meu golzinho, deve estar com uns 200 km rodados apenas, mas tenho medo de ele ficar amarrado kkk por isso to mandando a rotação lá em cima sempre, será que pode ocorrer algum dano? Mas sem mito pessoal, essa história de pisar só depois dos 1000 km não vale, o amaciamento já começa no carro com 0 km rodados! E aqui na minha região se eu não pisar ele não anda, tem muita serra, se não pisar pra passar a marcha não vai!

      #169551
      Anônimo

        E aí pessoal!

         

        Primeiramente, desculpem se criei o tópico no lugar errado ou um que já exista, mas pesquisei antes e não achei a resposta para minha pergunta, e os tópicos tinham mais de um ano, não gosto de ser coveiro kkk

         

         

        Bom, seguindo os conselhos do meu pai (chefe de oficina da KIA, trabalha há muito tempo com carros) estou sentando o pé valendo no meu golzinho, deve estar com uns 200 km rodados apenas, mas tenho medo de ele ficar amarrado kkk por isso to mandando a rotação lá em cima sempre, será que pode ocorrer algum dano? Mas sem mito pessoal, essa história de pisar só depois dos 1000 km não vale, o amaciamento já começa no carro com 0 km rodados! E aqui na minha região se eu não pisar ele não anda, tem muita serra, se não pisar pra passar a marcha não vai!

         

         

        Bem, 

         

        Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.

         

        “Amaciamento” não existe mais, existe sim “assentamento”, expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para “assentar” os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos…

         

        O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em “durabilidade” dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente

        “assentado” irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao “amaciar” o motor…

         

        Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de “supostos” mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos “enterrando” a engenharia…

         

        O Fato do carro ficar “solto” sendo “amaciado” no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor…

         

        Mais respeito sempre a opinião dos outros.

         

        Abç

        #169553
        Anônimo

           

          Bem, 

           

          Minha opinião de quem tem 24 anos de trabalho em industria, sempre no segmento de metalurgia, hoje funcionário da engenharia de manufatura FORD.

           

          “Amaciamento” não existe mais, existe sim “assentamento”, expressão usada pelo setor de qualidade automotivo, no qual os carros ao sair da linha de montagem, rodam X km para “assentar” os freios e suspensão bem como outros itens mecânicos…

           

          O Fato de rodar os primeiros 1000 km sem forçar o motor implica em “durabilidade” dos componentes, pois ao abusar do conjunto mecânico sem estar devidamente

          “assentado” irá causar desgaste prematuro ou mesmo algum problema como nos segmentos de óleo ou de combustão, nada referente ao “amaciar” o motor…

           

          Não expresso minha opinião baseada em suposições ou conhecimento de porta de oficina, pois ainda hoje é comum ouvir barbaridades de “supostos” mecânicos, que só porque sabem desenroscar um parafuso acham que sabem de alguma coisa, muitos “enterrando” a engenharia…

           

          O Fato do carro ficar “solto” sendo “amaciado” no pau, já caracteriza desgaste pré maturo do motor…

           

          Mais respeito sempre a opinião dos outros.

           

          Abç

           

           

          Primeiro, obrigado pela resposta!

          Sei que existe esse período de assentamento, mas acredito que não seja de 1000 km, mas sim 100, e realmente os primeiros 100 cuidei um pouco mais pra não atingir essas rotações elevadas. Vou viajar de volta pra Santa Maria dia 5, e o carro não vai estar com mais de 500 km até lá, pq não to andando muito com ele, e se eu fosse ate lá com o pé leve acho que enlouqueceria kkkk

           

          Ah, estava esquecendo, sou mecânico de aeronaves, e motor de avião chega 0 e já começa trabalhando em regimes elevados e isso vai até o fim de sua vida útil, seja ele um motor convencional, turbo-jato, turbo-hélice, turbo-fan… Tá certo que são motores com outra tecnologia de montagem e fabricação, mas tem partes móveis que tem que assentar tanto quanto nosso pobre VHT ou agora rebatizados TEC…

          Editado Janeiro 1, 2014 por Sgt Rafael

          #169555
          Anônimo

            Primeiro, obrigado pela resposta!

            Sei que existe esse período de assentamento, mas acredito que não seja de 1000 km, mas sim 100, e realmente os primeiros 100 cuidei um pouco mais pra não atingir essas rotações elevadas. Vou viajar de volta pra Santa Maria dia 5, e o carro não vai estar com mais de 500 km até lá, pq não to andando muito com ele, e se eu fosse ate lá com o pé leve acho que enlouqueceria kkkk

             

            Ah, estava esquecendo, sou mecânico de aeronaves, e motor de avião chega 0 e já começa trabalhando em regimes elevados e isso vai até o fim de sua vida útil, seja ele um motor convencional, turbo-jato, turbo-hélice, turbo-fan… Tá certo que são motores com outra tecnologia de montagem e fabricação, mas tem partes móveis que tem que assentar tanto quanto nosso pobre VHT ou agora rebatizados TEC…

             

            Ops!

             

            Detalhe sobre os motores aeronáuticos, não existe preocupação com vida útil, pois acima de tudo preza a segurança certo? Não existe preocupação com custos de manutenção, isso difere bastante da realidade dos motores veiculares terrestres dos simples mortais usuários de carros 1.0

             

            kkkk

             

            Grande Abraço meu amigo e bom retorno para casa. 

            #169557
            Anônimo

              Ops!

               

              Detalhe sobre os motores aeronáuticos, não existe preocupação com vida útil, pois acima de tudo preza a segurança certo? Não existe preocupação com custos de manutenção, isso difere bastante da realidade dos motores veiculares terrestres dos simples mortais usuários de carros 1.0

               

              kkkk

               

              Grande Abraço meu amigo e bom retorno para casa. 

               

              Realmente, isso é uma verdade, a preocupação é apenas com segurança, não importando o custo de manutenção e as vezes qualquer dano por mais idiota que seja condena um motor inteiro, o que não é ruim, claro… Bom pelo menos na FAB é assim, não posso dizer o mesmo das nossas companhias aéreas… Mas isso é assunto pra outra discussão.

               

              Obrigado amigo,abraço!

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