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[CÂMBIO] Como retirar o câmbio do motor AP?

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [CÂMBIO] Como retirar o câmbio do motor AP?

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  • #1010249879
    Anônimo
      Pode ser q o problema nem seja o cambio. Olha por baixo do carro, no tunel, vc vai ver a alavanca do cambio e vai ter umas borrachinhas. Verifica se nao estao gastas ou soltas. Se nao for isso, nem tenta tirar o cambio se nao tiver um elevador. Ate da pra tirar em casa, mas vai dar um puta trabalho, acho q nao compensa. Aqui na minha cidade geralmente cobram uns 140/150 so pra tirar e colocar de volta.
      Abraço!
      #1010249881
      Anônimo
        sasturbo escreveu:Fala Longuete….Em primeiro lugar muito obrigado pelas dicas.
        Realmente deve dar um trabalho danado.
        Gostaria de saber quem é essa lata protetora meia-lua e ela fica dentro da caixa de cambio???
        Como poderia fazer para recuar essa caixa?? Seria apenas puxar com a mão?? E como poderia ser retirado sem que isso cause um acidente hehehe??
        Devo colocar um macaco embaixo e recuar a caixa sobre ele??
        Eu vou tentar retirar o cambio e qualquer problema vou pedir ajuda novamente.
        Muito obrigado pela força.

        O André falou tudo aí em cima. Em mecânica, eu aprendi que devemos sempre ir solucionando o problema pelo caminho mais fácil. Dá uma olhada no kit do trambulador. Quando as buchas do trambulador estão gastas, as marchas entram com dificuldade.
        Essa lata meia-lua fica entre o bloco e câmbio. É fixada por dois parafusos nº 10 que de vez em quando até quebram, pois quando o carro bate o fundo no chão, na altura da caixa, eles são atingidos.
        Para retirar a caixa, eu esqueci de mencionar que é necessário remover o cabo da embreagem também. Aqui eu fiz o recuo com o auxílio de um macaco jacarezinho apoiando a caixa pra não cair na minha cara.
        É preciso puxar a caixa pra trás ao tempo em que vai-se escilando-a levemente para facilitar o desengate do eixo primário. Lembrando que, antes de colocar a caixa no lugar, vc vai precisar de uma ponta de eixo primário (guia) pra fixar o conjunto platô/disco no volante do motor.
        Outra coisa: o carro precisa estar bem suspenso para se efetuar o serviço. O um elevador é sempre o mais indicado, mas a rampa também funciona, mas é mais perigoso.
        Um detalhe importante: às vezes a colocação da caixa no lugar dá muito mais trabalho do que a retirada.

        #1010249883
        Anônimo
          Então….sobre o trambulador, eu troquei os reparos poucos dias antes de acontecer esse problema e ja entrei embaixo do carro para verificar, mas ta tudo em ordem. O que acontece é que se eu estiver embaixo do carro e tentar forçar o trambulador para esquerda e direita simulando o movimento do cambio em ponto morto, o bendito vai apenas para o lado da primeira/segunda mas não vai para o lado da quinta/ré. Não acho que sejam as peças que ficam presas a alavanca (OBS.: tenho engate rápido) ainda acho que seja um problema interno do cambio. Teria algo que causasse isso sem que seja um problema interno??
          Sobre esse “guia”, o conjunto platô/disco não ficarão presos ao volante mesmo que eu retire o cambio??
          Eu gostaria de tentar e caso não desse certo levaria ao mecânico…o único problema é que depois que eu soltar as homocinéticas não sei se vou poder arrastar o carro até o mecânico.
          Mais uma vez obrigado.
          #1010249885
          Anônimo
            sasturbo escreveu: …Teria algo que causasse isso sem que seja um problema interno??

            Sinceramente eu não sei.

            sasturbo escreveu: Sobre esse “guia”, o conjunto platô/disco não ficarão presos ao volante mesmo que eu retire o cambio??

            Sim. Mas eu digo, caso vc precise retirar o conjunto disco/platô (o que eu acho que não vem ao caso), vc precisaria da guia para colocar de novo.

            sasturbo escreveu:…o único problema é que depois que eu soltar as homocinéticas não sei se vou poder arrastar o carro até o mecânico.
            Mais uma vez obrigado.

            Aí só no reboque mesmo.

            Boa sorte.

            #1010249887
            Anônimo
              Valeu longuete….
              Acho que vou tentar esse fim de semana e se der esquema faço um passo a passo com fotos.
              Obrigado pela ajuda de todos!!!
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