Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › Câmbio (Manual e I-Motion) – Dúvidas, Problemas – Discuta Aqui
- Este tópico contém 284 respostas, 127 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
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31/03/2012 às 18:24 #127453Anônimo
Fiz o serviço hoje. Dá mta diferença mesmo… incrível! Vale a pena. Só achei estranho que qdo joguei o silicone, parece que ficou dando uns “estalos”… alguém passou por isso?
01/04/2012 às 11:19 #127455AnônimoJá fiz esse procedimento em outros carros que tive, inclusive c/graxa(trambulador do opala) agora, esse cambio do g5 é show de bola, passo todas as marchas só c/dedo, parece que “puxa” p/o engate, até o momento sem reclamações, mais vou experimentar o silicone tbn, pois acredito que vai diminuir o desgaste(atrito) da peça plastica, que c/o tempo apresenta uma pequena folga na alavanca de marchas, valeu pela dica!
19/04/2012 às 11:41 #127457AnônimoUma pena… troquei o kit de embreagem agora pela manhã, 513 dilmas com a mão de obra.
Nada de melhorar a passagem de marcha, continua com o ´batente´ ao engatar a marcha ;|
Melhorar melhorou o engate, a fase de ´acoplamento´ esta muito mais suave durante a mudança de marchas, bem mais leve o pedal também… porém os batentes nas marchas continuam os mesmos.
Ainda ganhei um chiado acentuado na direção hidráulica ;| pode ser porquê ta desalinhado? vou mandar alinhar agora atarde e se não resolver, voltar chorando pra oficina ;|
Lí mais um pouco hoje sobre o assunto e vi que deve ser as engrenagens que ficam dentro da transmissão, o anel sincronizador das marchas |; pena
19/04/2012 às 12:59 #127459AnônimoFala Ruanios! Tranquilo cara?
Tava lendo teu problema aí, é de quebrar a cabeça heim!
Você disse que trocou a embreagem, mas o atuador hidráulico dela foi trocado também? Não só fora, mas dentro do cãmbio tem uma “linha” metálica por onde passa o fluido de freio, levando ele até o atuador. As vezes pode acontecer de vazar nessa conexão dele, o que apresenta um merejamento de óleo na parte “seca” do cãmbio, onde fica a embreagem. Pergunte pro seu mecânico se havia sinais de vazamento por lá. Outro problema que pode acontecer é no sistema de engate e seleção das marchas. Os cabos podem até estar zerados, mas o mecanismo que faz as marchas entrarem pode ter vindo com defeito. Peça para darem uma conferida, lembrando que pra tirar o mecanismo você não precisa de retirar o câmbio novamente. Se mesmo assim estiver tudo certo, verifique o engate dos cabos na própria alavanca de câmbio. Os cabos em si não possuem regulagem, nem o pedal de embreagem, mas se um dos cabos – ou mesmo os dois – tiverem vindo montados errado, com a trava pra fora ou pra dentro do acoplamento, a marcha pode ter essa dificuldade mesmo de entrar. Se mesmo assim tudo estiver montado certo, só abrindo o câmbio mesmo para ver. Um teste simples pra ver se os sincronizadores podem estar com defeito é passar as marchas com o motr desligado. Passando legal, pode ser os anéis sincronizadores. É bom olhar também as luvas e os garfos. É raro, mas pode acontecer de ser problema neles. As engrenagens de 1ª a 5ª + ré eu acredito que devem estar boas, porque se não tivessem uma das marchas não entraria nunca, nunca mesmo.
Bom amigo, escrevi pra caramba e nem me apresentei haha
Meu nome é Gabriel, sou novo aqui no fórum. Acabei falando tanto mas é porque eu vivo disso, sou mecânico
Abraço!
19/04/2012 às 13:58 #127461AnônimoCaramba Gabriel valeu mesmo, em assuntos mais complicados como este é difícil encontrar alguém para lhe ajudar até mesmo a pensar juntos em como resolver.
Pensei no atuador hidráulico e em vazamento, ja verifiquei o atuador do pedal e está ótimo, o garfo está perfeito também, dentro da transmissão, onde vai o platô, disco e rolamento estava meio sujo, mas tipo só um pó, normal do desgaste, nada que viesse a ser marejamento de óleo, estava bem sêco. Meu óleo de freio nunca desce, o que desce a cada ano é o da hidráulica.
Utilizo óleo DOT 5.1 e fiz sangria para tentar ajudar, nada de resolver.
O disco estava com uns filamentos de ferro meio dentro dele prêso, tava meio estranho, mas esteticamente estava normal.
O rolamento estava muito estranho mesmo! tinha ficado as marcas do chapel chinês, tipo os dentes do chapel tinham feito um afundamento no rolamento de cerca de 1mm cada dente.
Sobre cabos, eu mando olharem e eles sempre dizem: Estão firmes, então estão bons! Como da para verificar os cabos pela alavanca de câmbio? tirando a coifa de couro é por ali? Porquê ninguem quer fazer isso, juro, ja tentei com 3 mecânicos para olharem os cabos e eles só dizem que tão bom.
Meu carro tem dificuldade de passar as marchas com o carro parado. Tipo eu pensei em sincronizador, porquê ele é dificil de entrar na primeira vez, nas seguintes ele fica perfeito sabe? Tipo: Aperta embreagem e poe a primeira, ela entra dificil e topando, mas se eu não soltar o pé da embreagem, ela fica perfeita pra entrar. Se eu soltar ou engatar outra, fica ruim de entrar a primeira dinovo.
O mecanismo que faz as marchas entrarem (em cima atrás da caixa da transmissão), o rapaz mecheu nele com a mão e não relatou nenhum problema, até enxeu de graxa ali pra vêr se ajudava.
Eu não sou mecânico, mas tenho muito interesse no assunto e relativo conhecimento, devido aos meus problemas com carro, agente vai pesquisando na internet e aprendendo né? não que dê para comparar!
Vlw Gabriel! Meu nome é Adriano e eu tbm tenho um problema sério de escrever demais OAIEHAOIEHAE vlw!
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