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Câmbio (Manual e I-Motion) – Dúvidas, Problemas – Discuta Aqui

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  • Este tópico contém 284 respostas, 127 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
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  • #127463
    Anônimo

      Opa Adriano! Pois é cara, intrigante…

      Se não tem vazamento aparente e o curso do pedal tá bom, é porque o problema não vem do atuador. O volante do motor tinha marcas de desgate desiguais? Você olhando pra ele, de frente, ele tem que apresentar marcas circulares homogêneas em toda a área de contato dele com a embreagem. Você disse que o platô e a embreagem estavam “com uns filamentos de ferro meio dentro dele prêso, tava meio estranho, mas esteticamente estava normal. O rolamento estava muito estranho mesmo! tinha ficado as marcas do chapel chinês, tipo os dentes do chapel tinham feito um afundamento no rolamento de cerca de 1mm cada dente.”. Não teria fotos das peças não? Ficaria mais fácil de entender hahahaha

      Uma coisa é certa, se apresentou desgaste desigual ou “intenso/acelerado” na embreagem ou mesmo no volante do motor, é porque tem alguma coisa desalinhada. Ou o eixo primário tá milimetricamente desalinhado na carcaça ou o volante pode estar empenado. É difícil e é raro, ams pode acontecer. Seu carro tem quantos mil rodado? Você lembra de quando trocou pela última vez a embreagem, ou nunca havia trocado ela?

      Bom, mas e se tanto o volante quanto a embreagem/platô estiverem com nível de desgaste “normal”? Aí cara, foca em duas coisas: o sistema de seleção/engate das marchas e os eixos piloto e secundário do câmbio. Seu mecânico “verificou” com as mãos o engate do câmbio e disse que estava normal, mas ele fez isso com o carro ligado ou desligado? Testar assim com o carro desligado é o mesmo que nada (sem querer julgar o serviço da oficina de sua confiança). Pra testar mesmo, você deve ligar o carro – já no elevador – e, com outra pessoa PISANDO na embreagem, tentar engatar manualmente – NO CÂMBIO – as marchas. É tiro e queda. Pra testar se o problema tá vindo dos cabos de aço, basta desconectá-los do câmbio e, fazendo desse mesmo jeito que eu mencionei aí em cima, tentar engatar manualmente as marchas. Testa todas, de 1ª a ré.

      Se mesmo assim continuar com essa dificulade de passar as marchas, o problema tá no câmbio mesmo. Aí amigo, só abrindo mesmo pra ver.

      Dentro do câmbio o que deve ser observado são as luvas, os garfos e os anéis que sincronizam as engrenagens – fazendo as marchas engatarem. Mas lembra, antes de sair abrindo o câmbio inteiro, olha as engrenagens da 5ª marcha + ré. É fácil de tirá-las, basta retirar uma capa preta que fica na ponta virada pra roda do motorista (presa por 5 parafusos se eu não me engano). Abrindo ela, já vão aparecer essas engrenagens. Retira elas e pede pra observarem como que os dentes estão. O estado delas já vai poder te falar de como devem estar as outras lá dentro da carcaça mesmo.

      Não esquece de olhar o nível de óleo de cãmbio também!

      Ah, sim! Antes que eu esqueça, pra olhar os engates dos cabos na alavanca, basta retirar aquela coifa preta dela e tirar os parafusos que prendem o suporte da alavanca. Pra ficar mais fácil, tira o console cinza do meio dos bancos também. Fazendo isso, é só virar a alavanca um pouco de lado que você vai ver os dois cabos e as duas conexões lá nele.

      Espero tá ajudando! Abraço! :D

      #127465
      Anônimo

        Pois é Gmt e Adriano, como escrevi anteriormente o meu também apresenta tal problema na 1ª marcha e na ré, mas melhorou muito após a 3ª revisão de 45.000 Km, pois detalhei o caso com o consultor e solicitei providência na garantia. Mas agora, 10.000 Km depois, está voltando a acontecer, no entanto é mais leve e só na 1ª marcha. Reparei que é só depois de um tempo de engarrafamento (~= 30 Min) já com o motor bem quente que o problema se apresenta. Portanto leva a crer que tem haver com o aquecimento do sistema cambio-embreagem. Como não sei o que fizeram na revisão não tenho como concluir melhor, mas que tem haver com aquecimento isso tem.

        Gmt, quais seriam sa diferenças mecânicas do sistema entre a 1ª e as outras marchas (do cambio até as engrenagens)? O garfo tem espaçamento menor? Existe mais articulação do conjunto? etc…

        #127467
        Anônimo

          Eu acredito que é porquê a primeira marcha o anel é menor, devido a relação.

          Ai agrava mais o acontecimento, ja que em decida mesmo com o pé na embreagem você ouve o motor fazendo VUMMmmmmmmmmm acelerando. Isso acontece comigo na segunda marcha também. Nas demais é imperceptível.

          No meu caso não faz sentido o aquecimento, o defeito se da com o carro parado no amanhecer do dia. Com o carro desligado eu tenho dificuldade de engatar as marchas ja, com ele ligado só continua e se agrava.

          Porém em certas posições que eu paro o carro, engata perfeito, e em outras posições só entra com reza… muito chato ó ;|

          Junto com a dificuldade de engatar a marcha, o degrau e tudo, ainda sinto as vezes uns dentes batendo na manopla… esses dentes é o batente que bate na hora de passar a marcha, porquê bate em cima de um dente da engrenagem e dificulta a entrada, porém o meu também bate nos dentes rodando que dá pra sentir na manopla o trepidar as vezes forte.

          #127469
          Anônimo

            Gmt, quais seriam sa diferenças mecânicas do sistema entre a 1ª e as outras marchas (do cambio até as engrenagens)? O garfo tem espaçamento menor? Existe mais articulação do conjunto? etc…

            Opa “caiomca”, vamos lá! Haha

            Esse câmbio que equipa o Gol da gente é o 02T – também conhecido como MQ200. É um câmbio de construção relativamente simples, contando com duas árvores (primária e secundária) e um eixo adicional.

            Na árvore primária vão as engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marchas. Lembrando que nessa mesma árvore (em sua extremidade) é onde a embreagem vai acoplada. No eixo secundário vão a 1ª e a 2ª marchas. A ré vem num eixo a parte localizado ao lado da árvore primária. Ou seja, a ré é engatada “junto” com a 3ª, 4ª e 5ª. É um câmbio que utiliza rolamentos do tipo “agulha” – que são os grandes responáveis pela suavidade das marchas – e sincronizadores duplos.

            Mecanicamente falando, o sistema de engate das marchas é semelhante em todas, salvo a ré, onde você trabalha com mais engrenagens para reverter o sentido da rotação delas. O que vai mudar mesmo são as engrenagens de cada marcha especificamente e o número de dentes dela. Os garfos, luvas, rolamentos e sincronizadores são basicamente os mesmos, apenas com pequenas diferenças. O importate mesmo é que todos esses componentes trabalham com as folgas axiais e radias idênticas.

            Você havia falado que apenas a 1ª e a ré estão apresentando dificuldades. Como são apenas 2 marchas, o problema deve tá vindo de dentro do câmbio. O melhor mesmo é fazer a desmontagem e ir verificando cada rolamento das árvores, bem como todos os mecanismos já citados de engate. Já que o câmbio vai estar aberto, procura ver os dentes de cada engrenagem. É pouco provável que sejam eles – uma vez que apresentaria chiado só de funcionar -, mas como já vai tá aberto, não custa nada observar.

            Abraço!

            #127471
            Anônimo

              Será que pode-se usar a graxa em spray da STP, daqueles “tubinhos” em spray que vem no kit conservação nas ccs durante a revisão. Não corre o risco de “ressecar” o plástico???

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