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Câmbio (Manual e I-Motion) – Dúvidas, Problemas – Discuta Aqui

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  • Este tópico contém 284 respostas, 127 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 151 até 155 (de 245 do total)
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  • #127657
    Anônimo

      Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.

      Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro “DEBREIA” aguardando a 1ª ou a RÉ.

      No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é…

      com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.

      Sobre a garantia a minha acabou tem um mês, mas la na CCS disseram que iam tentar consertar pela fábrica, ja que tive outros problemas com o carro, a foda é que eles querem trocar a embreagem junto alegando ser parte do problema e na CCS custa 1700 reais.

       

       

      O preço da embreagem realmente esta filé, essa loja é o paraíso dos taxistas aqui no RJ, vale a pena ate mandar para outros estados.

      Arrumei um cara que mexe em I-motion aqui no RJ, ele fica em frente ao autódromo e foi recomendado pelo Galego, “O CARA” das caixas de marchas aqui no RJ.

      Só conversei com ele pelo tel e me disse que a mão de obra sai em torno de R$ 500,00 se for somente isso com as peças por minha conta.

      O maior problema é que o cara esta com a agenda da oficina lotada até dia 25/07.

      Postarei as cenas dos próximos capítulos.

      ABS.

       

      partiu. Agora eu compro a embreagem, mas lá no 13º. A loja é confiável.

       

      Quanto a pisar no pedal com o carro desengatado, isso é normal na Fiat. Não sei se na Volkswagen é o mesmo ou é o inverso

      #127659
      Anônimo

        Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.

        Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro “DEBREIA” aguardando a 1ª ou a RÉ.

        No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é…

        com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.

        não dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.

        o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.

        faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.

        quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.

        após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.

        abraços.

        #127661
        Anônimo

          não dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.

          o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.

          faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.

          quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.

          após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.

          abraços.

           

          faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.”

           

          Igor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.

           

          quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.

           

          Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.

          Esse é exatamente o ponto, quando o carro esta em N, desengata a marcha e a embreagem só descansa quando se tira o pé do freio, que é o pré-requisito para se engatar a primeira e a ré.

          O barulho do estalo e o tranquinho é o mesmo de quando se engrena a 1ª nos carros manuais.

           

          após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.

           

          Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.

          O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.

           

          No I-motion, temos uma caixa manual com um dispositivo eletro hidráulico que faz o acionamento e a troca da marcha.

          Aciona embreagem passa a marcha e relaxa a embreagem.

           

          No Tiptronic temos duas embreagens que trabalham engatadas o tempo inteiro, uma embreagem fica com as marchas pares e a outra com as marchas impares, quando damos o comando da troca simplesmente acontece a troca do plato acoplado ao volante do motor.

          As imagens ajudam a entender.

          dual-clutch-transmission-13.gifdsg-002.jpg

           

          A grande verdade é que ao invés de Jetta ou ficar no I-motion, vou pegar um outro Voyage GVI e uma moto.

          Estou legal de servir de cobaia para essas empresas.

          #127663
          Anônimo

            Igor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.

            como eu disse, as informações sobre esse câmbio são bem contraditórias. veja aqui:

            http://bestcars.uol.com.br/testes3/polo-imotion-2.htm

            de onde destaco:

            “Como os Fiats, o Polo continua imóvel porque a ASG mantém a embreagem desacoplada, o que a marca diz preservá-la melhor. Aliás, o disco de embreagem da versão é mais reforçado.”

            Além disso:

            http://www.jornalnh.com.br/blogs/motores/407224/com-o-carro-parado-deve-se-colocar-a-alavanca-em-neutro.html

            “Mesmo parado, câmbio deve ser mantido em D tanto em transmissões automáticas tradicionais, …, quanto nas automatizadas, …, I-Motion”.

            e por fim, video institucional da VW (este é apenas um, existe outro que reforça essa posição):

            destaque para 2m30s.

            Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.

            Eu disse que risco é tirar o pé do freio. se você estiver parado em um sinal e alguém te acerta atrás (muito comum) você é projetado para frente sem controle. se houver outro carro, o efeito chicote no seu corpo é perigoso e além de uma traseira batida terá também a frente e possivelmente os air bags para trocar.

            Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.

            O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.

            O Tiptronic equipa o Jetta Comfortline. Eu me referi ao câmbio DSG, que é um automatizado de dupla embreagem que equipa os TSI. Assim como nós, eles passam pelo mesmo dilema de colocar ou não em N.

            Mas como eu disse, o assunto é controverso e por isso eu venho coletando informações a favor de se usar ou não o N para chegar a alguma conclusão. Até agora, a prática mais plausível me pareceu a que eu comentei na última resposta, e é a que venho utilizando.

            Abraços.

            #127665
            Anônimo

              Vi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.

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