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20/07/2013 às 15:10 #127657Anônimo
Eu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.
Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro “DEBREIA” aguardando a 1ª ou a RÉ.
No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é…
com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.
Sobre a garantia a minha acabou tem um mês, mas la na CCS disseram que iam tentar consertar pela fábrica, ja que tive outros problemas com o carro, a foda é que eles querem trocar a embreagem junto alegando ser parte do problema e na CCS custa 1700 reais.
O preço da embreagem realmente esta filé, essa loja é o paraíso dos taxistas aqui no RJ, vale a pena ate mandar para outros estados.
Arrumei um cara que mexe em I-motion aqui no RJ, ele fica em frente ao autódromo e foi recomendado pelo Galego, “O CARA” das caixas de marchas aqui no RJ.
Só conversei com ele pelo tel e me disse que a mão de obra sai em torno de R$ 500,00 se for somente isso com as peças por minha conta.
O maior problema é que o cara esta com a agenda da oficina lotada até dia 25/07.
Postarei as cenas dos próximos capítulos.
ABS.
partiu. Agora eu compro a embreagem, mas lá no 13º. A loja é confiável.
Quanto a pisar no pedal com o carro desengatado, isso é normal na Fiat. Não sei se na Volkswagen é o mesmo ou é o inverso
20/07/2013 às 15:19 #127659AnônimoEu conversei com o cara na autorizada e ele me falou sobre o funcionamento, junto com o mecânico, eles me falaram o seguinte.
Uma das maneiras de acionar a embreagem é quando o carro esta parado e vc pisa no freio, nesse momento o carro “DEBREIA” aguardando a 1ª ou a RÉ.
No caso de engarrafamento imaginem a M)@ grande que é…
com o carro em movimento isso não acontece, mas quando parado tem que colocar em N e tirar o pé do freio, pq com ele no pedal é como se vc descansasse o pé em cima da embreagem.
não dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.
o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.
faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.
quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.
após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.
abraços.
24/07/2013 às 20:33 #127661Anônimonão dá pra imediatamente assumir que o que eles falam é verdade. o câmbio imotion é um assunto que eu venho pesquisando desde o dia zero, e as informações que obtive são bem contraditórias.
o manual afirma categoricamente que não deve-se tirar o carro de D ao parar em um sinal. A VW tem mais de um vídeo institucional sobre o assunto afirmando a mesma coisa. via email, a VW ainda reforçou essa posição para mim quando a confrontei com o alerta do meu mecânico, que assim como o seu aconselha o uso do neutro.
faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.
quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.
após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.
abraços.
“faz sentido que parado com o carro em D a embreagem seja forçada, mas a embreagem dos carros com imotion foram dimensionadas para isso. elas são reforçadas e portanto não é necessário o uso do N ao parar, essa é a posição oficial da montadora.”
Igor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.
“quanto a tirar o pé do freio com o carro em N, além de apresentar um grande risco para você isso ainda não faz o menor sentido. quando você seleciona N, o câmbio é desacoplado – tanto que ao voltar para D é possível ouvir o estalo do câmbio acoplando novamente. eu não sou especialista no assunto, mas o pouco que sei me diz que essa prática é absurda.“
Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.
Esse é exatamente o ponto, quando o carro esta em N, desengata a marcha e a embreagem só descansa quando se tira o pé do freio, que é o pré-requisito para se engatar a primeira e a ré.
O barulho do estalo e o tranquinho é o mesmo de quando se engrena a 1ª nos carros manuais.
“após muito conversar com o pessoal do clube do jetta passei a adotar a mesma estratégia do pessoal que tem câmbio DSG com dupla embreagem: joga em neutro apenas se ficar parado por longos períodos, preferencialmente mais de 30 segundos. mas tirar o pé do freio nunca.“
Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.
O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.
No I-motion, temos uma caixa manual com um dispositivo eletro hidráulico que faz o acionamento e a troca da marcha.
Aciona embreagem passa a marcha e relaxa a embreagem.
No Tiptronic temos duas embreagens que trabalham engatadas o tempo inteiro, uma embreagem fica com as marchas pares e a outra com as marchas impares, quando damos o comando da troca simplesmente acontece a troca do plato acoplado ao volante do motor.
As imagens ajudam a entender.
A grande verdade é que ao invés de Jetta ou ficar no I-motion, vou pegar um outro Voyage GVI e uma moto.
Estou legal de servir de cobaia para essas empresas.
25/07/2013 às 12:03 #127663AnônimoIgor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.
como eu disse, as informações sobre esse câmbio são bem contraditórias. veja aqui:
http://bestcars.uol.com.br/testes3/polo-imotion-2.htm
de onde destaco:
“Como os Fiats, o Polo continua imóvel porque a ASG mantém a embreagem desacoplada, o que a marca diz preservá-la melhor. Aliás, o disco de embreagem da versão é mais reforçado.”
Além disso:
“Mesmo parado, câmbio deve ser mantido em D tanto em transmissões automáticas tradicionais, …, quanto nas automatizadas, …, I-Motion”.
e por fim, video institucional da VW (este é apenas um, existe outro que reforça essa posição):
destaque para 2m30s.
Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.
Eu disse que risco é tirar o pé do freio. se você estiver parado em um sinal e alguém te acerta atrás (muito comum) você é projetado para frente sem controle. se houver outro carro, o efeito chicote no seu corpo é perigoso e além de uma traseira batida terá também a frente e possivelmente os air bags para trocar.
Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.
O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.
O Tiptronic equipa o Jetta Comfortline. Eu me referi ao câmbio DSG, que é um automatizado de dupla embreagem que equipa os TSI. Assim como nós, eles passam pelo mesmo dilema de colocar ou não em N.
Mas como eu disse, o assunto é controverso e por isso eu venho coletando informações a favor de se usar ou não o N para chegar a alguma conclusão. Até agora, a prática mais plausível me pareceu a que eu comentei na última resposta, e é a que venho utilizando.
Abraços.
03/08/2013 às 23:19 #127665AnônimoVi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.
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