Amigo vamos lá,veja a imagem para entendimento.
A borra pode entupir a passagem do óleo pelos canais de lubrificação, isso pode ocasionar N danos ao motor, como danificar os mancais das bielas ou balancim do cabeçote e etc. Dependendo da quantidade pode ser feito um dos dois procedimentos abaixo.
1 – O Flush, (Algumas pessoas não gostam dessa solução, eu mandei fazer em um gol 2001 motor AT com 100.000 rodados e não teve problema), depois do flush tem de desmontar a tampa de válvulas e o cárter para limpar a peneira da bomba de óleo e tudo por baixo.
2 – Desmontar todo motor e limpar tudo por dentro, claro que vai gastar uma grana boa para isso…
Faça assim, procure um bom mecânico e converse com ele, ele vai verificar a quantidade de borra e ver o que é melhor… ok?!
Qualquer coisa tamos aqui.
AbçVLe amigo, sem vcs aqui do club G5 eu ja tinha vendido o gol e comprando outro carro. amanha to levando num mecanico, fazer uma geral, verificar a borra, regulagem de tusto, trocar o ant chamas, a agua do arreficimento, e se tudo correr bem, vou colocar um jogo de rodas nele, ele merece. vc me aconselha a abrir a tampa do cabeçote? tipo nunca foi aberta.