Menu fechado

CEO da Volkswagen anuncia retorno da produo das fbricas para 18 de maio

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas CEO da Volkswagen anuncia retorno da produo das fbricas para 18 de maio

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010590006
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      O VW Nivus, SUV compacto, teve seu lan
      O VW Nivus, SUV compacto, teve seu lanamento confirmado para o fim de junho (foto: Volkswagen/Divulgao)

       

      A crise mundial causada pela COVID-19 deixa sequelas em todos os setores e na indstria automotiva no diferente. Em entrevista concedida por meio de videoconferncia, o CEO da Volkswagen Amrica Latina e Caribe, Pablo Di Si, falou sobre a retomada gradativa das atividades nas fbricas da marca no Brasil e na Argentina, a partir de 18 de maio. O executivo informou que a produo retornar em apenas um turno, atendendo as necessidades da demanda, que anda em baixa. E confirmou o lanamento do SUV compacto Nivus para o fim de junho, mas revelou que outros projetos sero adiados.

      “Estamos vivendo uma crise sem precedentes. A histria nunca viu o mundo parar assim. Trata-se de uma crise de sobrevivncia e a sada no ser instantnea. E a Volkswagen no a nica afetada, mas toda a cadeia produtiva”. Foi nesse tom que o CEO da VW iniciou a apresentao feita para cerca de 30 jornalistas do Brasil. Pablo Di Si revelou que em maro, antes de a crise do novo coronavrus se instalar, enquanto o desempenho da indstria automotiva caa 8,1% o da Volkswagen crescia cerca de 4%. Mas em abril, com o crescimento da pandemia, a queda foi geral, sendo 22,5% para a indstria e 14,5% para a VW.

      Pablo Di Si, CEO da VW na Am
      Pablo Di Si, CEO da VW na Amrica Latina e Caribe, v com preocupao a situao da indstria durante a pandemia (foto: Volkswagen/Divulgao)

      Por esse motivo, a diretoria da Volkswagen optou por paralisar a produo em suas fbricas no Brasil e na Argentina, onde o lockdown foi feito com mais rigor. A montadora passou a atuar no suporte ao combate pandemia, emprestando 170 veculos para o setor de sade e disponibilizando seus funcionrios para o conserto de respiradores, alm de fornecer mais de 70 mil mscaras. Mas o presidente da VW disse que a preocupao com a liquidez das concessionrias era grande, j que, com os negcios paralisados, o faturamento das parceiras caiu significativamente. O paliativo bem-vindo foi a liberao de crdito para o setor automotivo, atendendo fornecedores e concessionrias.

      Mas diante da gravidade dos fatos, Pablo Di Si revelou que a VW resolveu congelar todos os investimentos e acrescentou que projetos futuros sero atrasados. A marca tinha um cronograma de lanamentos ainda para este ano, que inclui o SUV compacto Nivus, e outro pacote previsto para ser apresentado de 2021 a 2024, com mais um SUV, o sucessor do Gol e duas picapes que sero fabricadas na Argentina.

      O Nivus est garantido e tem seu lanamento virtual previsto para o fim de junho, com vendas iniciadas em julho. O modelo, que usa a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross, introduzir o VW Play, um novo sistema multimdia da marca que ser detalhado imprensa no prximo dia 29. De acordo com Di Si, o sistema foge dos padres habituais, pois nele o usurio que determina quais aplicativos quer usar, alm de contar com uma tela de alta sensibilidade e ser muito mais rpido e fcil de interagir.

      O VW Nivus usa a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross e ser
      O VW Nivus usa a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross e ser equipado com o motor 200 TSI (foto: Volkswagen/Divulgao)

      “At o fim do ano, vamos concluir o pacote de investimentos da ordem de R$ 7 bilhes, que inclui o Nivus e o Tarek, que sero mantidos”, revelou o executivo. O Tarek um SUV mdio totalmente novo e deve chegar ao mercado no fim do ano ou no incio de 2021.

      RETOMADA Apesar do cenrio conturbado, Pablo Di Si revelou que a VW est programando o retorno s atividades em suas fbricas a partir de 18 de maio. Tanto as fbricas instaladas em So Paulo quanto a do Paran vo voltar a produo em apenas um turno. Mas o CEO da VW no descarta a possibilidade de as fbricas voltarem a produo em dois turnos j a partir de junho. “A retomada vai respeitar as normas de cada pas, estado e municpio, considerando o distanciamento e ocorrendo de forma gradativa e programada”, afirmou Di Si. Ele acrescentou que os funcionrios das fbricas tero todo o suporte, com mscaras, luvas e lcool em gel, sendo que os de grupo de risco permanecero em home office.

      Quanto ao futuro prximo, o CEO da VW disse que ainda cedo para fazer projees. Ele acredita que somente daqui a trs ou quatro meses ser possvel definir o andamento dos investimentos e projetos futuros, e acrescenta que muita coisa deve mudar depois da pandemia. “Na China as pessoas j no querem mais usar o transporte pblico e o aluguel de carro via banco VW passa a ser uma alternativa para o Brasil”, disse Pablo Di Si, acrescentando que essa modalidade de negcio j est em andamento por aqui e dever ser acelerada.

      A Volkswagen vai atrasar o cronograma de lanamentos, mas o CEO informou que ainda cedo para se falar em datas futuras. Ele disse que os modelos eltricos, que estavam previstos no pacote de lanamentos, so importantes, mas agora no esto entre as prioridades. O executivo afirmou que no acredita que o mercado de automveis retorne aos patamares registrados antes da crise do coronavrus ainda este ano, e faz uma previso pessimista em relao ao desemprego. “Se no conseguirmos retornar com os trs turnos nas fbricas possvel que haja demisses. As medidas do governo tm ajudado a segurar as demisses. Tomara que no seja preciso demitir”, afirmou.

      O VW Play promete mais facilidade na conectividade e livre op
      O VW Play promete mais facilidade na conectividade e livre opo de escolha por aplicativos (foto: Volkswagen/Divulgao)

      Outra consequncia da crise o aumento dos preos dos carros, j que muitos tm a sua produo atrelada a componentes importados, comprados em dlar. “Estamos intensificando os processos de nacionalizao de alguns componentes, mas isso exige investimentos e parceria com fornecedores”, revelou. Para Pablo Di Si, o mais importante agora focar em uma retomada planejada, com disciplina. “A pandemia muito maior do que qualquer modelo, muito maior do que a Volkswagen. Por isso, o lanamento do Nivus ser virtual, repeitando todas as normas”, concluiu o executivo.

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.