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- 1. Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.
2. Prepare seu multímetro, colocando-o na seção de OHM e na faixa de 20.000, ou 20k.
3. Meça o comprimento do cabo, pois será necessário conhecê-lo para determinar os resultados do teste. Para testá-lo, coloque a sonda positiva, ou vermelha, em uma ponta, assegurando-se de que ela está em contato com a presilha de metal do conector, e a negativa, ou preta, na outra ponta.
4. Observe as leituras, que podem variar inicialmente, mas logo devem estabilizar. Um cabo mais curto, de cerca de 30 cm, deve ter resistência de 6 a 7 Ohm, enquanto um cabo mais longo, de 76 cm, deve medir entre 9 e 11 Ohm. Um cabo intermediário, de 60 cm de comprimento, deve ter entre 7,5 e 9 Ohm. Todos esses valores são normais, mas se a resistência medida for inferior a 6 Ohm, independente do comprimento do cabo, ele está com a resistência baixa demais e deve ser substituído.
5. Instale, ou reinstale, os cabos, se a leitura for satisfatória. Aplique uma pequena quantidade de graxa dielétrica na parte interna das presilhas de metal, do interior do conector, para assegurar que o conector não fique preso na vela e para evitar a formação de arcos voltaicos.
6. Instale os cabos novamente nas velas e na tampa do distribuidor, na mesma posição de que os retirou, assegurando-se de que ambas as pontas estejam conectadas firmemente. Puxe-o levemente, após a instalação, para garantir que está bem encaixado. Se tiver dificuldades para fixá-lo, use um alicate de bico fino para ajustar as presilhas, de forma que se encaixem adequadamente.
- Este teste não verifica um possível vazamento de centelha, que pode ocorrer se o isolamento do cabo estiver quebrado ou defeituoso. Para isso, inspecione o cabo visualmente, ou veja se a centelha está saindo do cabo ou formando arco voltaico, com o motor em funcionamento.
Em alguns casos, até mesmo cabos novos podem não apresentar a resistência adequada. Evite cabos muito baratos e de marcas desconhecidas.
Cabos sólidos de cobre, como os MSD ou modelos especiais para competições, apresentarão resistência muito baixa ou nula, e parecerão estar em curto, então este teste só vale para cabos resistivos, de carbono.
Teste apenas um cabo por vez, pois é fundamental que você não altere a ordem deles.
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