Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › Correias (Alternador e Dentada) – Problemas, Dúvidas – Discuta Aqui
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16/04/2015 às 22:13 #132636Anônimo
Depende muito da versão do Gol g5/Voyage
O g5 totalmente básico tem, além da dentada, a do alternador(6PK 725)
O somente com AC, tem duas(6pk754) e a do compressor(começa com 3P), além da do motor
O só com DH, tem(creio eu), a da bomba da DH, a do alternador e a do motor.
O totalmente completo tem uma brande, a do alternador, do ar, fora a dentada
O meu, quando comprei, antes de instalar o AC, vinha apenas com a do alternador e a do motor. Após a instalação, ficou a do alternador e do compressor.
Cara quando comprei a minha o vendedor perguntou com ar ou sem ar. O mecânico colocou e não disse nada. Agora to na duvida se comprei a pç correta. Vou verificar o ETK VW pra ver a variação das pçs e descobrir se comprei as correias erradas.
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Boa noite pessoal, fiquei com duvidas em relação a correia dentada e o tensor…no manual diz para trocar a cada km 120.000 ou a cada 4 anos…o que ocorrer primeiro…há a necessidade de troca mais “cedo” do que isso.
Troquei com 60 mil. Mas eu sei que tem muita gente que troca com bem mais. O risco é maior
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Editado Abril 17, 2015 por Rodrigolm
16/04/2015 às 22:56 #132638AnônimoBoa noite pessoal, fiquei com duvidas em relação a correia dentada e o tensor…no manual diz para trocar a cada km 120.000 ou a cada 4 anos…o que ocorrer primeiro…há a necessidade de troca mais “cedo” do que isso.
Amigo isso depende…
No próprio manual, não me lembro se do Gol ou outro carro, menciona que se roda em estrada empoeirada e condições semelhantes precisa reduzir o prazo de troca sim. Mesma coisa o óleo e o uso severo (trajetos muito curtos, motor sempre frio, condições de tração de carga, táxi, trânsito anda-e-para todos os dias, etc).
Pode fazer uma inspeção visual periódica, ver o aspecto da correia, se há desgaste nos dentes e aquele barulho característico durante o funcionamento a frio.
Muita gente não concorda, mas eu detesto o excesso de zelo com máquinas (embora goste de carros), porque é influência de “empurroterapia” e marketing… Do tipo trocar óleo com 5 mil km em 6 meses (mesmo sem uso verdadeiramente severo. Há pessoas que “se orgulham” de usar o carro só em rodovia e trocar óleo com 5 mil), trocar correia com 40 mil por indicação de mecânico sabichão, adicionar aditivos em óleo, etc. É tudo dinheiro fora numa ilusão de “melhorar mais” ou “proteger mais”. Soa algo como colocar capas nos bancos para que estejam impecáveis e limpos para o próximo dono do carro. Não entra na minha cabeça isso, mas respeito quem goste dessas práticas, reitero.
O que mais me intriga, entretanto, é usar o carro por apenas 40 mil km, 60 mil km, e nesse período gastar bastante dinheiro extra com aditivo, a dita limpeza de bico, correia, óleo a cada 5 mil e entregar o carro depois de 2 anos por merreca na troca por outro novo.
Enfim, a despeito de tudo isso, a troca da correia demanda uma análise do seu uso. Se pega poeira, minério, dentre outras condições dessa espécie, bem como se sua região é quente demais, se fica no trânsito parado, se utiliza o carro frequentemente em altas rotações, se o uso é severo (motor sempre frio, tração, táxi, anda-e-para), tudo isso indica que a correia deve ser trocada em prazo menor àquele de 120 000 km do manual.
Se pretende ficar com o carro até 80 mil ou pouco mais, não troque (a não ser que se encaixe numa das condições que mencionei, ou esteja fazendo barulho, ou esteja com aspecto de ressecada, dentes gastos, etc). Se pretende ficar bastante tempo com o carro, é inteligente prevenir e trocar a correia cedo, por volta dos 80 mil km ou uns 4 anos.
Um outro problema que surge, é que troca de correia é o tipo de serviço que muitos mecânicos não sabem fazer corretamente. Frequentemente fazem aquela marquinha de tinta pra se basear e não utilizam a marcação correta do motor do carro…
Meu outro carro tem corrente (Honda). É uma coisa a menos pra ter dor de cabeça.
Abraço
16/04/2015 às 23:03 #132640AnônimoAmigo isso depende…
No próprio manual, não me lembro se do Gol ou outro carro, menciona que se roda em estrada empoeirada e condições semelhantes precisa reduzir o prazo de troca sim. Mesma coisa o óleo e o uso severo (trajetos muito curtos, motor sempre frio, condições de tração de carga, táxi, trânsito anda-e-para todos os dias, etc).
Pode fazer uma inspeção visual periódica, ver o aspecto da correia, se há desgaste nos dentes e aquele barulho característico durante o funcionamento a frio.
Muita gente não concorda, mas eu detesto o excesso de zelo com máquinas (embora goste de carros), porque é influência de “empurroterapia” e marketing… Do tipo trocar óleo com 5 mil km em 6 meses (mesmo sem uso verdadeiramente severo. Há pessoas que “se orgulham” de usar o carro só em rodovia e trocar óleo com 5 mil), trocar correia com 40 mil por indicação de mecânico sabichão, adicionar aditivos em óleo, etc. É tudo dinheiro fora numa ilusão de “melhorar mais” ou “proteger mais”. Soa algo como colocar capas nos bancos para que estejam impecáveis e limpos para o próximo dono do carro. Não entra na minha cabeça isso, mas respeito quem goste dessas práticas, reitero.
O que mais me intriga, entretanto, é usar o carro por apenas 40 mil km, 60 mil km, e nesse período gastar bastante dinheiro extra com aditivo, a dita limpeza de bico, correia, óleo a cada 5 mil e entregar o carro depois de 2 anos por merreca na troca por outro novo.
Enfim, a despeito de tudo isso, a troca da correia demanda uma análise do seu uso. Se pega poeira, minério, dentre outras condições dessa espécie, bem como se sua região é quente demais, se fica no trânsito parado, se utiliza o carro frequentemente em altas rotações, se o uso é severo (motor sempre frio, tração, táxi, anda-e-para), tudo isso indica que a correia deve ser trocada em prazo menor àquele de 120 000 km do manual.
Se pretende ficar com o carro até 80 mil ou pouco mais, não troque (a não ser que se encaixe numa das condições que mencionei, ou esteja fazendo barulho, ou esteja com aspecto de ressecada, dentes gastos, etc). Se pretende ficar bastante tempo com o carro, é inteligente prevenir e trocar a correia cedo, por volta dos 80 mil km ou uns 4 anos.
Um outro problema que surge, é que troca de correia é o tipo de serviço que muitos mecânicos não sabem fazer corretamente. Frequentemente fazem aquela marquinha de tinta pra se basear e não utilizam a marcação correta do motor do carro…
Meu outro carro tem corrente (Honda). É uma coisa a menos pra ter dor de cabeça.
Abraço
Obrigado pela dica amigo…peguei o carro recentemente….já rodei uns 17 mil km…e ele esta agora com 50 mil km…meu uso é mais na estrada…levei essa semana em um amigo mecânico e ele disse que não precisava por agora…a não ser que eu queira ficar com tudo “novo”…próxima revisão farei na oficina dele…dependendo da situação vou trocar já…pois pretendo ficar com o carro um bom tempo ainda. Abraços.
04/06/2015 às 16:27 #132642AnônimoOlá pessoal.
Estou pesquisando sobre correias para trocar, pro Voyage 1.0 I-trend 2013.
A correia do alternador para um modelo completo, no caso de ser original Contitech, é a de número de fábrica 030145933AL (número Contitech 6PK 1200).
A correia do ar condicionado é a 030145933AM (número Contitech 3PK 796)
E a dentada é a de número original 030109119AB.
O livrete de manutenção do Voyage 2013 diz que a correia dentada que vem de fábrica deve ser trocada com 120 mil km. ou 4 anos, o que vier primeiro. Será que a qualidade da correia dentada chegou a tal ponto de se trocar em 4 anos? Estou estranhando essa informação do livrete de manutenção. Já liguei pro 0800 da Volkswagen e tirei dúvidas na CSS e todos foram enfáticos em concordar com o manual. Na dúvida, vou me prevenir e trocar antes desse tempo e km.
04/06/2015 às 17:07 #132644AnônimoGalera olhem essa foto que tirei do livro de manutençao da vw, diz para troca a correia dentada e a poly-v aos 90.000 km :kkkkk: kkkkk tem motor vht que nem chega a essa quilometragem…..
Recomendo trocar as correias (dentada e poly-v) entre 50.000 a 60.000 km, nao esqueçam que ela estar sempre em trabalho mesmo com carro parado no semáforo.
Vou trocar as minhas pois ja estar em 60.000 e pela leitura que fiz aqui no forum vou de contitech e skf
http://forum.g5g6.club/uploads/monthly_01_2015/post-27908-0-55718200-1422140685.jpg
Editado Junho 4, 2015 por jailsomcg
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