Menu fechado

Dica – Módulo x Subwoofer

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Som Automotivo Dica – Módulo x Subwoofer

  • Este tópico contém 5 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos atrás por .
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #26110
    Anônimo

      Entenda como um Módulo de Potência e um Subwoofer trabalham em conjunto. Mais abaixo veja também como “casar” estes componentes de som automotivo. Hoje nós da Mundomax enfim decidimos falar um pouco sobre a relação Amplificador x Subwoofer.

      Módulo e subwoofer é sem dúvida a dupla que dará peso a trilha sonora do seu sistema de som automotivo. Para que o som tenha qualidade e nitidez alguns detalhes precisam ser observados.

      Regra de ouro: fique de olho na potência máxima do amplificador. De preferência, ela deve ser sempre menor ou igual à potência máxima do alto-falante. Se a potência for maior, a qualidade do áudio pode ser insuperável, porém dependendo do volume do som que você use, pode causar graves danos ao seu alto-falante. Sem contar os ruídos e distorções que podem tomar o lugar da boa música. Resumindo: a potência nominal (RMS) do Módulo deve ser compatível à potência nominal (entrada) do alto-falante.

      Sabe o que acontece quando você liga um Módulo de potência nominal de 1500 W (RMS) a um alto-falante com potência máxima de 1000 W? Você queimará (derreterá) as bobinas do alto-falante! Portanto, muita atenção para o volume máximo.

      Outro detalhe importante é a impedância de saída do amplificador. Ela precisa ser igual ou menor à impedância do alto-falante. Caso você ligue uma associação de subwoofers que tenha impedância abaixo da mínima aceita pelo seu Módulo automotivo, este esquentará até danificar o circuito.

      Recapitulando: Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risco de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas por outro lado, se o Módulo que você comprou fornecer pouca potência, podemos dizer que você gastou dinheiro a toa. Pois o Módulo não terá força pra movimentar o conjunto de bobina e o cone do subwoofer. No fim é a qualidade do áudio que vai ficar extremamente prejudicada.

      Detalhes na instalação

      Sempre interligue as bobinas do alto-falante. Observe que você nunca pode conectar seu Módulo a apenas uma das bobinas e nem ligar canais diferentes do seu Módulo no mesmo alto-falante.

      O fabricante de seu subwoofer indica medidas mínimas de caixa para a instalação correta. Respeite-as para garantir qualidade e desempenho de seu sistema de som. O som é, sobretudo, uma realidade acústica que precisa de espaço físico para acontecer. Em outras palavras, o subwoofer precisa vibrar para poder dar peso ao som. Caixas muito pequenas impedirão que isso aconteça.

      #28250
      Anônimo

        Interessante!!!!! Já dá para ter uma noção.

        Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

        #28251
        Anônimo

          Show, muito boa a explicação.

          #28252
          Anônimo

            Bom dia galera tenho uma duvida aki tenho um modulo roadstar 840 e coloquei um sub 12″ bravox premium plus 220w bobina dupla de 4+4 ohm e to querendo colocar 2 cornetas 100w alguem sabe me dizer se esse modulo aquenta o sub eas cornetas e se o sub ta passando fome com esse modulo? :| :megustacalcinha:

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.