Taxa de compressão é obtida pelo volume total de ar admitido dividido pelo volume total do ar comprimido, ou seja:
Para um motor 1.8 a álcool.
81x81x3,1416/4 = 5153 x 86,4 = 445,22 cc por cilindro
Supondo uma junta de 1,5 mm temos 7,73 cc de junta
e se o cabeçote for original pode variar de 29 a 31 cc
Ai temos 445,22 + 7,73 + 30 = 482,95 como volume total admitido em um cilindro e se considerarmos o pistão reta faceando com o bloco temos 30 + 7,73 = 37,73 cc de volume comprimido.
Dividindo temos 482,95 / 37,73 = 12,8:1 de taxa de compressão ( o original dos a álcool gira em torno de 12,3:1 e normalmente ficam a 0,3 mm abaixo do bloco) se fizerem as contas encontrarão 12,35:1.
Tudo isso é teórico, pois o correto é medir o volume da câmara de combustão, medir a espessura da junta, e quanto o pistão fica para baixo do bloco e fazer as contas, ai vc vai achar a sua taxa exata.
Se medirem ai esses parâmetros eu posso calcular se quiserem, ok …