Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Eis o Volkswagen Nivus: esse é o visual do novo SUV da marca – AUTO ESPORTE
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16/04/2020 às 21:40 #1010587367
A pandemia do novo coronavírus não alterou a data de lançamento do inédito Volkswagen Nivus – que estreia até junho. Mas na tarde de ontem (15), em uma conferência virtual, a marca divulgou as primeiras fotos do crossover camuflado digitalmente.
Porém, agora SUV aparece sem os truques tecnológicos e com seu design final. A obra cibernética é de Renato Aspromonte, do perfil @Overboostbr no Instagram.
Baseado no Polo, o Nivus tem o perfil cupê com o caimento abrupto do teto em direção a coluna C. O capô com vinco. A grande dianteira pintada de preto e com elementos visuais ostenta uma grande novidade: o novo logotipo da Volkswagen – o Nivus é o primeiro modelo a ter a identidade no Brasil. Na traseira, uma influência do irmão T-Cross, com as lanternas interligadas por uma faixa preta.
Apesar de ter o mesmo entre-eixos do Polo (2,56 m), o Nivus é 20,9 cm mais comprido que o hatch. Comparado ao T-Cross, ele é e 6,7 cm maior. Quando olhamos a altura a situação se inverte: o T-Cross é 7,5 cm mais alto que o Nivus.
O Nivus terá menos espaço interno do que o T-Cross, apesar de ser maior por fora. Nós ainda não entramos no novo carro: mas basta comparar os entre-eixos. A diferença é grande: Nivus tem 2,56 m e o T-Cross tem 2,65 metros.
Uma boa referência é o novo Chevrolet Tracker, que se equipara ao Nivus tanto em comprimento (4,27 m) quanto no entre-eixos (2,57 m). O SUV da GM só supera o VW em altura, com 1,79 m.
A diferença se dá porque a maior mudança estrutural do modelo está no balanço traseiro, maior do que na dupla Polo/T-Cross. A alteração foi necessária para manter o perfil cupê da carroceria e oferecer um bom espaço de porta-malas.
Segundo a VW, o Nivus comporta 415 litros no compartimento. A novidade, porém, não virá com o assoalho móvel que cria uma área de carga oculta sob o porta-malas.
A carroceria maior demandou um novo ajuste de suspensão 1 cm mais alta, apesar de ter sido mantido o conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Segundo José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, o Nivus tem molas e amortecedores com ajuste específico e usa a suspensão traseira do T-Cross. Na frente, o conjunto é o mesmo do Polo. O hatch também empresta os freios das versões TSI para o Nivus, que terá freios a disco nas quatro rodas.
Os novos modelos da Volkswagen compartilham a mesma arquitetura eletrônica, o que abriu caminho para a marca incluir novos itens de segurança e conforto ao Nivus.
Como os flagras anteciparam, o crossover poderá vir equipado com faróis e lanternas de leds e controlador de velocidade adaptativo (ACC), item que nem o T-Cross tem.
O Nivus também terá frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz de evitar colisões a até 50 km/h. A marca, porém, não detalhou se o Front Assist será item de série em todas as versões.
O obrigatório controle de estabilidade manterá o assistente de partida em rampa, frenagem pós-colisão e vetorização por torque já presente em outros modelos da gama.
Não foram revelados detalhes de outros itens, mas a aplicação global do Nivus pode fazer com que ele venha com seis airbags de série, como no T-Cross.
Mudança de mapa
O Nivus será vendido no Brasil apenas com motor 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol). O torque se manteve nos mesmos 20,4 kgfm a partir de 2.000 entregues em outros modelos da marca que usam o mesmo três-cilindros.
Loureiro, no entanto, destacou à Autoesporte que foi necessário um novo ajuste no mapa de acelerador, para compensar o maior porte (e peso) do Nivus e os pneus maiores.
A Volkswagen revelou apenas que o modelo terá compostos de 66,5 cm de diâmetro. A medida supera até mesmo os 65,7 cm do T-Cross topo de linha, que usa pneus 205/55 R17.
Segundo os valores revelados pela VW, o Nivus poderia usar um improvável composto 195/60 R17. O modelo das imagens virtuais, porém, usa pneus 195/55 R16.
O Nivus será posicionado na tabela de preços entre o Polo e T-Cross, mas a marca tem por política fazer uma pequena sobreposição nas versões de base e topo de linha.
Levando isso em conta, o Nivus 1.0 TSI deve partir de R$ 82 mil e alcançar os R$ 110 mil no pacote Highline.
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