Menu fechado

Eis o Volkswagen Nivus: esse é o visual do novo SUV da marca – AUTO ESPORTE

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Eis o Volkswagen Nivus: esse é o visual do novo SUV da marca – AUTO ESPORTE

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010587367
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Volkswagen Nivus (Foto: Imagem: @overboostbr/Instagram)

      A pandemia do novo coronavírus não alterou a data de lançamento do inédito Volkswagen Nivus – que estreia até junho. Mas na tarde de ontem (15), em uma conferência virtual, a marca divulgou as primeiras fotos do crossover camuflado digitalmente.

      Porém, agora SUV aparece sem os truques tecnológicos e com seu design final. A obra cibernética é de Renato Aspromonte, do perfil @Overboostbr no Instagram.

      Baseado no Polo, o Nivus tem o perfil cupê com o caimento abrupto do teto em direção a coluna C. O capô com vinco. A grande dianteira pintada de preto e com elementos visuais ostenta uma grande novidade: o novo logotipo da Volkswagen – o Nivus é o primeiro modelo a ter a identidade no Brasil. Na traseira, uma influência do irmão T-Cross, com as lanternas interligadas por uma faixa preta.

      Apesar de ter o mesmo entre-eixos do Polo (2,56 m), o Nivus é 20,9 cm mais comprido que o hatch. Comparado ao T-Cross, ele é e 6,7 cm maior. Quando olhamos a altura a situação se inverte: o T-Cross é 7,5 cm mais alto que o Nivus.

      Volkswagen Nivus (Foto: Imagem: @overboostbr/Instagram)

      O Nivus terá menos espaço interno do que o T-Cross, apesar de ser maior por fora. Nós ainda não entramos no novo carro: mas basta comparar os entre-eixos. A diferença é grande: Nivus tem 2,56 m e o T-Cross tem 2,65 metros.

      Uma boa referência é o novo Chevrolet Tracker, que se equipara ao Nivus tanto em comprimento (4,27 m) quanto no entre-eixos (2,57 m). O SUV da GM só supera o VW em altura, com 1,79 m.

      A diferença se dá porque a maior mudança estrutural do modelo está no balanço traseiro, maior do que na dupla Polo/T-Cross. A alteração foi necessária para manter o perfil cupê da carroceria e oferecer um bom espaço de porta-malas.

      Segundo a VW, o Nivus comporta 415 litros no compartimento. A novidade, porém, não virá com o assoalho móvel que cria uma área de carga oculta sob o porta-malas.

      Volkswagen Nivus Medidas (Foto: Divulgação)

      A carroceria maior demandou um novo ajuste de suspensão 1 cm mais alta, apesar de ter sido mantido o conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

      Segundo José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, o Nivus tem molas e amortecedores com ajuste específico e usa a suspensão traseira do T-Cross. Na frente, o conjunto é o mesmo do Polo. O hatch também empresta os freios das versões TSI para o Nivus, que terá freios a disco nas quatro rodas.

      Os novos modelos da Volkswagen compartilham a mesma arquitetura eletrônica, o que abriu caminho para a marca incluir novos itens de segurança e conforto ao Nivus.

      Como os flagras anteciparam, o crossover poderá vir equipado com faróis e lanternas de leds e controlador de velocidade adaptativo (ACC), item que nem o T-Cross tem.

      Volkswagen Nivus Suspensão (Foto: Divulgação)

      O Nivus também terá frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz de evitar colisões a até 50 km/h. A marca, porém, não detalhou se o Front Assist será item de série em todas as versões.

      O obrigatório controle de estabilidade manterá o assistente de partida em rampa, frenagem pós-colisão e vetorização por torque já presente em outros modelos da gama.

      Não foram revelados detalhes de outros itens, mas a aplicação global do Nivus pode fazer com que ele venha com seis airbags de série, como no T-Cross.

      Volkswagen Nivus Trem de Força (Foto: Divulgação)

      Mudança de mapa

      O Nivus será vendido no Brasil apenas com motor 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol). O torque se manteve nos mesmos 20,4 kgfm a partir de 2.000 entregues em outros modelos da marca que usam o mesmo três-cilindros.

      Loureiro, no entanto, destacou à Autoesporte que foi necessário um novo ajuste no mapa de acelerador, para compensar o maior porte (e peso) do Nivus e os pneus maiores.

      A Volkswagen revelou apenas que o modelo terá compostos de 66,5 cm de diâmetro. A medida supera até mesmo os 65,7 cm do T-Cross topo de linha, que usa pneus 205/55 R17.

      Volkswagen Nivus Porta-Malas (Foto: Divulgação)

      Segundo os valores revelados pela VW, o Nivus poderia usar um improvável composto 195/60 R17. O modelo das imagens virtuais, porém, usa pneus 195/55 R16.

      O Nivus será posicionado na tabela de preços entre o Polo e T-Cross, mas a marca tem por política fazer uma pequena sobreposição nas versões de base e topo de linha.

      Levando isso em conta, o Nivus 1.0 TSI deve partir de R$ 82 mil e alcançar os R$ 110 mil no pacote Highline.



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.