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Esquema ligação botão neblina original Gol G6/Dicas

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  • #146279
    Anônimo
      Galera, boa noite. 

      Venho contar um pouco da experiência que tive instalando os milhas no meu gol G6 hoje e aproveito para deixar o esquema de ligação do botão original da VW. E algumas dicas também.

       

      Primeiramente comprei um kit baratinho no ml desses de 80 reais, no impulso. Devolvi pois as molduras davam muita diferença de cor e textura e o botão, que também “imitava” o original, a cor tb era diferente, não encaixava direito, enfim…

       

      Depois comprei um kit original no ml <<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4093B.pdf&gt;. É um flip-flop JK e um Schmitt Trigger. O flip-flop JK faz + ou – o papel do relé eletrônico e o Schmitt Trigger tira os ruídos do sinal (onda) de entrada vindo do botão, visto que o botão é pulsante e mecânico, pode atrapalhar o funcionamento do flip-flop com ondas “rasgadas”. Resumindo, o módulo substitui aqueles relés eletrônicos (que também podem ser usados aqui) que seguram a chave fechada com um pulso apenas do botão, pois o botão original é do tipo pulsante e não tem circuito interno algum dentro dele, por isso o uso do módulo (do G6). O módulo poderia ser substituido sem problemas por esse relé, mas acho que o módulo é eletrônica mais nova, apesar de imperceptível, é muito mais rápido pra acionar/desacionar um circuito (no caso os milhas). Obs. o módulo não aciona diretamente os milhas, ele aciona apenas o relé que por sua vez aciona os milhas.

       

      As molduras não são fáceis de tirar, mas se erguer o carro um pouco no macaco e enfiar a mão ali por baixo, você consegue acesso sem desmontar nada, nada de parachoque, nada. Tem que ir localizando as presilhas da grade no tato, entortar pro lado que destrava a travinha e ir empurrando de dentro pra fora. Haja força nessa por**!!! ahuahua 

       

      Os fios do milha passei ali pela borracha perto do motor do limpador de parabrisa com uma guia dessas de passar fio em conduíte.

       

      Detalhe, não retirei o rádio, apenas soltei os botões dos vidros traseiros, passei a guia ali onde desce os fios dos botões e ela já cai lá no pé do motorista perto da caixa de fusível. **

       

      Troquei a fiação principal por fios de bitola maior, diminuí o valor do fusível (veio um de 30A :P), muito superdimensionado, 15A no máximo, 20A já basta, na minha opinião.

       

      Agora o que estava me deixando cabreiro:

      O chicote genérico liga o led vermelho do botão (pino 3) direto nos 12v, então ele fica sem o dimmer do painel e dos outros botões. Mas dá pra contornar. Você corta o fio do chicote que sai do pino 3 do botão e vai pro relé (corta perto do relé e puxa de volta o fio de dentro do chicote) e “jumpêia” direto no cinza (ou cinza/amarelo) de qqr um dos botões do lado: de vidro traseiro esq/dir, abertura porta-malas etc. Seu dimmer do botão no led vermelho agora vai funcionar igual os outros botões e o painel. Se seu painel não tiver botão, procure ali por perto do rádio um fio cinza e meça com o multímetro (ele vai ser o positivo, o negativo do multimetro grude em algum terra, do acendedor de cigarro algo assim). O dimmer no mais fraco dá 5V e no mais forte, 12V.

       

      A ligação do chicote, depois de trocado os fios por maiores, é simples. São três fios: terra, positivo dos milhas (que sai do fusível, geralmente vermelho) e energização do circuito/relé (aqui era amarelo). Esse último eu liguei ANTES do fusível do farol de cidade (dos pingos t10), a primeira girada no botão de farol. OU seja, desliguei os faróis, corta os milhas. Não vai sobrecarregar os fios deste farol pois ali você está alimentando somente o solenóide do relé e o módulo, a corrente é bem baixa. 

       

      Bom, espero ter ajudado alguém que, assim como eu, tinha dúvidas na instalação e ligação deste botão.

      Flw!

      post-30927-0-04541000-1440300792_thumb.p

      #146281
      Anônimo

         

        Galera, boa noite. 
        Venho contar um pouco da experiência que tive instalando os milhas no meu gol G6 hoje e aproveito para deixar o esquema de ligação do botão original da VW. E algumas dicas também.
         
        Primeiramente comprei um kit baratinho no ml desses de 80 reais, no impulso. Devolvi pois as molduras davam muita diferença de cor e textura e o botão, que também “imitava” o original, a cor tb era diferente, não encaixava direito, enfim…
         
        Depois comprei um kit original no ml <<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4093B.pdf&gt;. É um flip-flop JK e um Schmitt Trigger. O flip-flop JK faz + ou – o papel do relé eletrônico e o Schmitt Trigger tira os ruídos do sinal (onda) de entrada vindo do botão, visto que o botão é pulsante e mecânico, pode atrapalhar o funcionamento do flip-flop com ondas “rasgadas”. Resumindo, o módulo substitui aqueles relés eletrônicos (que também podem ser usados aqui) que seguram a chave fechada com um pulso apenas do botão, pois o botão original é do tipo pulsante e não tem circuito interno algum dentro dele, por isso o uso do módulo (do G6). O módulo poderia ser substituido sem problemas por esse relé, mas acho que o módulo é eletrônica mais nova, apesar de imperceptível, é muito mais rápido pra acionar/desacionar um circuito (no caso os milhas). Obs. o módulo não aciona diretamente os milhas, ele aciona apenas o relé que por sua vez aciona os milhas.
         
        As molduras não são fáceis de tirar, mas se erguer o carro um pouco no macaco e enfiar a mão ali por baixo, você consegue acesso sem desmontar nada, nada de parachoque, nada. Tem que ir localizando as presilhas da grade no tato, entortar pro lado que destrava a travinha e ir empurrando de dentro pra fora. Haja força nessa por**!!! ahuahua 
         
        Os fios do milha passei ali pela borracha perto do motor do limpador de parabrisa com uma guia dessas de passar fio em conduíte.
         
        Detalhe, não retirei o rádio, apenas soltei os botões dos vidros traseiros, passei a guia ali onde desce os fios dos botões e ela já cai lá no pé do motorista perto da caixa de fusível. **
         
        Troquei a fiação principal por fios de bitola maior, diminuí o valor do fusível (veio um de 30A :P), muito superdimensionado, 15A no máximo, 20A já basta, na minha opinião.
         
        Agora o que estava me deixando cabreiro:
        O chicote genérico liga o led vermelho do botão (pino 3) direto nos 12v, então ele fica sem o dimmer do painel e dos outros botões. Mas dá pra contornar. Você corta o fio do chicote que sai do pino 3 do botão e vai pro relé (corta perto do relé e puxa de volta o fio de dentro do chicote) e “jumpêia” direto no cinza (ou cinza/amarelo) de qqr um dos botões do lado: de vidro traseiro esq/dir, abertura porta-malas etc. Seu dimmer do botão no led vermelho agora vai funcionar igual os outros botões e o painel. Se seu painel não tiver botão, procure ali por perto do rádio um fio cinza e meça com o multímetro (ele vai ser o positivo, o negativo do multimetro grude em algum terra, do acendedor de cigarro algo assim). O dimmer no mais fraco dá 5V e no mais forte, 12V.
         
        A ligação do chicote, depois de trocado os fios por maiores, é simples. São três fios: terra, positivo dos milhas (que sai do fusível, geralmente vermelho) e energização do circuito/relé (aqui era amarelo). Esse último eu liguei ANTES do fusível do farol de cidade (dos pingos t10), a primeira girada no botão de farol. OU seja, desliguei os faróis, corta os milhas. Não vai sobrecarregar os fios deste farol pois ali você está alimentando somente o solenóide do relé e o módulo, a corrente é bem baixa. 
         
        Bom, espero ter ajudado alguém que, assim como eu, tinha dúvidas na instalação e ligação deste botão.
        Flw!

         

        E ai cara blz?

         

        Talvez vc possa me ajudar…..to querendo comprar o kit,mas não entendo nada,tanto que vou mandar instalar,mas qual desses kits é melhor?

         

        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699081623-kit-farol-neblina-milha-gol-g6-voyage-g6-orig-volks-hella-_JM#questionText

         

         

        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697438428-kit-farol-milha-gol-voyage-g6-2013-2014-original-hella-novo-_JM

         

         

        Vi que no primeiro anúncio diz o tal do rele eletronico,o que isso quer dizer? Faz alguma diferença pra melhor?

         

        Já to a semana inteira enrolando pra comprar mas não consigo chegar numa conclusão hahaahahahah

        #146283
        Anônimo

          Up acontecendooo

          Tomara q dê tudo certo hehheheh

          #146285
          Anônimo

            E ai cara blz?

             

            Talvez vc possa me ajudar…..to querendo comprar o kit,mas não entendo nada,tanto que vou mandar instalar,mas qual desses kits é melhor?

             

            http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699081623-kit-farol-neblina-milha-gol-g6-voyage-g6-orig-volks-hella-_JM#questionText

             

             

            http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697438428-kit-farol-milha-gol-voyage-g6-2013-2014-original-hella-novo-_JM

             

             

            Vi que no primeiro anúncio diz o tal do rele eletronico,o que isso quer dizer? Faz alguma diferença pra melhor?

             

            Já to a semana inteira enrolando pra comprar mas não consigo chegar numa conclusão hahaahahahah

             

             

            Fala André, beleza?

             

            Cara, eu ficaria com o primeiro link, da loja MKM pois parece ser tudo original mesmo, inclusive a grade. A grade quando não é da Volks dá uma diferença de textura muito notável (que vem nestes kits mais baratos). Essa outra loja, Connect parts, assim como outras lojas oficiais do ML são enrolados demais (minha opinião rs). A impressão que dá é que eles colocam um robô para responder as questões no ML rs, são sempre as mesmas respostas e nunca respondem o que você realmente pergunta kkkkkk.

             

            Quanto ao relé eletrônico ou módulo vai dar meio que na mesma, os dois tem o mesmo papel que é de manter o milha aceso com um pulso do botão desligá-lo com outro pulso. Talvez o relé eletrônico seja mais vantajoso pois acredito que ele vai “memorizar” o estado do milha, tipo, desligou os faróis com o milha ligado, ao religar os faróis o milha continuará ligado. Já com o módulo, meu caso, isso não acontece pois é um circuito eletrônico volátil (que depende de energia para memorizar o estado), tenho que religar os milhas todas vez que desligo os faróis. Mas é detalhe. 

             

            Ah, se preferir, diga para o instalador seguir a instalação do LED vermelho do botão de acordo com o que tentei explicar ali em cima. Se ficar como vem no chicote o LED vermelho vai ficar aceso sempre na máxima intensidade e não vai acompanhar o aumento/diminuição de brilho dos outros botões quando você altera a intensidade de luminosidade do painel.

             

            Qualquer coisa da um grito aí. 

            Abraço!

            #146287
            Anônimo

              Fala André, beleza?

               

              Cara, eu ficaria com o primeiro link, da loja MKM pois parece ser tudo original mesmo, inclusive a grade. A grade quando não é da Volks dá uma diferença de textura muito notável (que vem nestes kits mais baratos). Essa outra loja, Connect parts, assim como outras lojas oficiais do ML são enrolados demais (minha opinião rs). A impressão que dá é que eles colocam um robô para responder as questões no ML rs, são sempre as mesmas respostas e nunca respondem o que você realmente pergunta kkkkkk.

               

              Quanto ao relé eletrônico ou módulo vai dar meio que na mesma, os dois tem o mesmo papel que é de manter o milha aceso com um pulso do botão desligá-lo com outro pulso. Talvez o relé eletrônico seja mais vantajoso pois acredito que ele vai “memorizar” o estado do milha, tipo, desligou os faróis com o milha ligado, ao religar os faróis o milha continuará ligado. Já com o módulo, meu caso, isso não acontece pois é um circuito eletrônico volátil (que depende de energia para memorizar o estado), tenho que religar os milhas todas vez que desligo os faróis. Mas é detalhe. 

               

              Ah, se preferir, diga para o instalador seguir a instalação do LED vermelho do botão de acordo com o que tentei explicar ali em cima. Se ficar como vem no chicote o LED vermelho vai ficar aceso sempre na máxima intensidade e não vai acompanhar o aumento/diminuição de brilho dos outros botões quando você altera a intensidade de luminosidade do painel.

               

              Qualquer coisa da um grito aí. 

              Abraço!

              Cara..muito obrigado!!!! Perguntei pra outro colega aqui e ele tb recomendou esse…. o que pra mim foi ótimo pq a loja fica a 20 minutos do meu trabalho e o vendedor ainda levou pra mim hehe…pena que de qualquer forma vou ter que esperar até semana que vem,não deu tempo de chegar as molduras com grade cromada originais que comprei,mas blz…

              Sobre a connect..CONCORDO….já comprei um kit milha pro meu antigo g5 la…nunca tive problema,única coisa foi o anúncio e vendedor falando que o botão era original e no fim não era…..Nesse kit do g6 insisti umas 6 vezes na pergunta sobre a cor botão quando acionado e eles tiveram a cara de pau de responder da forma robotizada em todas as respostas…..

              Bom,isso aí,agora esperar chegar o kit com as 2 partes cromadas e instalar,obrigado mesmo,toda essa informação vai ser muito útil!!

               

              Abs

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