Menu fechado

Este Gol GT 1986 com motor turbo forjado pode ser seu novo sleeper

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Este Gol GT 1986 com motor turbo forjado pode ser seu novo sleeper

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 5 meses atrás por ClubedoGol.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #124925
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      O primeiro Gol a contar com motor arrefecido a água foi o Gol GT, lançado em 1984. Lançar o novo motor em uma versão esportiva foi uma boa forma de mostrar que, apesar de ser equipado com o antigo boxer da Volkswagen, o Gol tinha potencial para ser muito mais que aquele candidato a sucessor do Fusca. O motor de 1,8 litro com dois carburadores entregava 99 cv a 5.600 rpm (oficialmente, pois na prática eram mais de 100 cv) e 14,9 mkgf de torque já a 3.600 rpm.

      O nosso Achado Meio Perdido de hoje é exatamente um Gol GT, porém um exemplar de 1986. Agora, esqueça a ficha técnica do original: o carro, que está aos cuidados de João Garcia, de Santo André/SP, está anunciado no GT40.com.br, é um belo sleeper. 

      golgtturboforjado (3)

      Isto porque, fora as rodas Snowflake de 15 polegadas, calçadas com pneus Pirelli de medidas 195/50, o visual do carro é praticamente original, e ninguém suspeita que debaixo de seu capô mora um motor 1.8 turbo forjado bem mais forte.

      O motor AP de 1,8 litro recebeu uma bela seleção de componentes: um turbocompressor Holset HX40, operando com pressão máxima de 1,2 bar; intercooler feito sob medida pela Binho Escapamentos; bielas forjadas Super A; pistões AFP e virabrequim 0,25, tudo coberto por um cabeçote do motor AP 2.0 – este, preparado com um comando de válvulas mais agressivo e novas molas.

      golgtturboforjado (4)

      A válvula wastegate é uma Macktech MT400. Já o sistema de alimentação original foi substituído por uma injeção Fueltech Race Pro 1FI, com bicos retrabalhados. A sonda é uma Bosch 4.2, as mangueiras de combustível são todas de aço inox e os dois filtros são laváveis, com flautas divisoras. As mangueiras de água são de silicone. O coletor de admissão é da German Race Cars, enquanto o sistema de escape é da Giba Escapes, com tubulação de 2,5 polegadas.

      golgtturboforjado (6)
      golgtturboforjado (7) golgtturboforjado (9)

      A suspensão foi preparada e ficou alguns centímetros mais baixa, mas nada muito radical. E também há muita coisa original no carro: faróis, lanternas e setas; vidros; spoiler dianteiro, para-choques e faróis auxiliares. Por dentro, a mesma coisa: todos os revestimentos e acabamento estão no lugar, em ordem e em muito bom estado de conservação; assim como carpetes, revestimentos das portas e dos bancos. Os acessórios opcionais da versão, como vidros elétricos, desembaçador traseiro e a luz indicadora de troca de marcha (shift light) original de fábrica, funcionam perfeitamente.

      golgtturboforjado (5)

      De acordo com João, tudo no carro está em ordem e, na verdade, o motor não rodou mais que 1.000 km desde que foi montado e preparado. Tudo está lacrado, e o GT nunca sofreu qualquer acidente ou avaria. O carro fica guardado sob duas capas e só é utilizado aos fins de semana – e, segundo o dono, os cerca de 93.000 km rodados marcados no hodômetro são reais. E caso você prefira algo ainda mais discreto, todos os componentes originais estão guardados e acompanham o carro, incluindo as rodas originais de 14 polegadas com o mesmo desenho.

      golgtturboforjado

      Se você se interessou, já sabe o que fazer: é só clicar aqui para conferir o anúncio no GT40.com.br e pegar todos os detalhes e contatos do dono.

      inbanner-fim-post


      “Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

      Artigo original

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.