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Gol 40 anos: 4 erros e acertos da Volkswagen com seu carro popular – 14/05/2020

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      Foi no mês de maio de 1980 que foi apresentado um dos carros mais importantes da Volkswagen no Brasil. Não, não estou falando do Fusca, mas sim do seu substituto: o Gol. Você pode até não concordar com isso, visto que os dois conviveram bons anos juntos, mas o objetivo era claramente assumir o posto de veículo mais simples e barato da montadora no país. Demorou um pouco, pois o Fusca foi “teimoso” e não aceitou largar o osso tão cedo.

      São 40 anos de uma história muito rica, de um modelo que liderou as vendas nacionais por décadas e que soube como poucos atender as diferentes necessidades do brasileiro. A fama da robustez mecânica do Fusca se estendeu ao Gol, que assumiu esse papel de carro “pau para toda obra”.

      Se hoje o Gol é visto exclusivamente como um modelo de entrada da Volkswagen. Mas, no passado, teve versões mais requintadas e esportivas, além de inúmeras séries especiais que se tornaram clássicas ao longo dos anos.

      Na coluna dessa semana, em homenagem aos 40 anos do Gol, vou listar alguns erros e acertos nessa trajetória.

      4 erros da Volkswagen com o Gol

      Motor Boxer

      Gol teve motor a ar do Fusca e quase fracassou - Divulgação

      Gol teve motor a ar do Fusca e quase fracassou

      Imagem: Divulgação

      Nos primeiros anos de vida, o Gol foi oferecido exclusivamente com o famoso motor boxer do Fusca. Bom e robusto, porém antiquado e ruidoso, esse motor refrigerado a ar não estava à altura do moderno projeto do Gol.

      Começou como 1.3 com um carburador, o que dava baixo desempenho ao carro. Quase um ano depois do lançamento veio o 1.6 com dupla carburação, que melhorou o desempenho e a imagem do carro, mas ainda era pouco. O público esperava ansioso por um motor refrigerado a líquido, que só foi aparecer tardiamente em 84.

      Gol 1000

      Gol 1000 foi resposta desastrosa ao sucesso do Uno Mille - Divulgação

      Gol 1000 foi resposta desastrosa ao sucesso do Uno Mille

      Imagem: Divulgação

      O primeiro Gol 1000 foi um desastre. No início dos anos 90 a Fiat nadava de braçada na categoria dos carros 1.0. O Uno era leve e a marca já tinha um motor pronto, que caiu como uma luva no pequeno italiano.

      Os outros três grandes fabricantes da época, Chevrolet, Ford e VW, tiveram que adaptar seus motores para essa cilindrada, em carros mais pesados e que não tinham sido pensados para motores tão pequenos. O resultado é que nenhum conseguiu ser tão eficiente quanto o Uno. O Gol usou o mesmo motor do Ford Escort e derrapou nas vendas.

      O Gol 1000 só passou a ser interessante anos mais tarde, na linha 97, com a adoção de injeção eletrônica em um motor da casa, totalmente novo.

      VW Gol turbo

      Gol Turbo tinha receita que se tornaria comum mais de uma década depois - Divulgação

      Gol Turbo tinha receita que se tornaria comum mais de uma década depois

      Imagem: Divulgação

      Sim, tivemos um Gol com motor turbo de fábrica. E que Golaço! No pequeno motor 1.0, já com cabeçote multiválvulas, a VW colocou uma turbina que levou a potência para ótimos 112 cv. Não demorou para ser um carro desejado, pois tinha desempenho superior ao de vários veículos com motores maiores, com a vantagem do baixo consumo de combustível.

      Porém, por conta de toda a complexidade mecânica, esse motor “micou” no mercado. A cara manutenção, aliada à negligência de donos acostumados com os projetos mais simples da VW, derrubou a boa fama do carro no começo dos anos 2000.

      VW Gol I-Motion

      Câmbio automatizado prejudicava desempenho do Gol - Divulgação

      Câmbio automatizado prejudicava desempenho do Gol

      Imagem: Divulgação

      A ideia de uma transmissão manual, comum de qualquer carro, mas com atuadores eletro-hidráulicos que troquem de marcha sozinho, é muito boa. O custo final e a eficiência são superiores em relação a uma transmissão automática tradicional, com conversor de torque. Porém, na prática, o funcionamento é bem ruim.

      A Volkswagen equipou o Gol com esse tipo de câmbio, conhecido como I-Motion. Além de não ter aquele avanço lento, comum quando se tira o pé do freio de um automático tradicional, os trancos nas trocas de marcha são bem evidentes e cansativos. Infelizmente, os VWs equipados com esse câmbio são mal vistos no mercado de usados, tamanha a rejeição do público com eles.

      4 acertos da VW com o Gol

      Derivados

      Voyage é um dos

      Voyage é um dos “irmãos” do Gol

      Imagem: Divulgação

      Um pouco do sucesso do Gol se deve aos seus irmãos de carroceria. Primeiro veio o Voyage, depois a Parati e, por fim, a Saveiro. Esses nomes estão na ponta da língua de apaixonados por carros, tamanha admiração que os pequenos VW tem no país. Com eles, o Gol se tornou polivalente, satisfazendo muitas necessidades diferentes.

      Linha esportiva

      Gol GTi fez história e é lenda entre fãs de esportivos nacionais - Divulgação

      Gol GTi fez história e é lenda entre fãs de esportivos nacionais

      Imagem: Divulgação

      Você já reparou nos preços dos Gols esportivos do passado? Não é difícil encontrar opções que passam dos R$ 100 mil. Independentemente de sua opinião pessoal, o fato é que os Gols esportivos são indiscutíveis clássicos nacionais.

      A brincadeira começou em 84, com o delicioso Gol GT. Com o mesmo motor que seria usado no Santana, mais comando de válvulas do alemão Golf GTI e carburação especial, a potência dobrou em relação ao boxer 1.6. Aquele Gol lento e barulhento tinha ficado para o passado.

      Anos depois foi a vez do GTI, o primeiro nacional com injeção eletrônica, que ficou entre os carros mais caros e exclusivos do Brasil, praticamente sem concorrentes diretos.

      Mais tarde, já na segunda geração, o GTI foi inteiramente revisto na versão 16V, com alguns requintes técnicos vistos apenas nos Audis. Passava dos 200 km/h, desempenho jamais visto em outro Gol.

      A famosa versão ainda resistiu até o início dos anos 2000, mas com o passar do tempo não fazia sentido um Gol tão caro concorrendo com os mais modernos Polos e Golfs.

      Séries limitadas

      Gol Copa fazia alusão ao campeonato mundial de 1982 - Divulgação

      Gol Copa fazia alusão ao campeonato mundial de 1982

      Imagem: Divulgação

      São várias as séries limitadas, ou especiais, da linha Gol. Em algumas delas, a Volkswagen foi bem criativa. Aqui vão três exemplos:

      Na Copa do Mundo de 1982, o Gol Copa foi o escolhido para ser “enfeitado” com o tema. Rodas de liga leve e faróis de neblina já seriam algo relevante em um carro tão simples. Mas a VW não parou por aí: a cereja do bolo estava na manopla do câmbio em formato de bola de futebol. Mais legal, impossível.

      O Gol Star também fez bastante sucesso, principalmente por conta de sua decoração exclusiva. Baseado na versão mais simples, a CL, vinha com o motor 1.8, bancos exclusivos e grade pintada na cor do carro.

      Já nos anos 2000 foi a vez do Gol Fun, que em geral nem era tão diferente dos outros, mas tinha faróis exclusivos, nunca mais vistos em outros Gols. Esse conjunto tinha a cor do carro, ou seja: carro vermelho, faróis vermelhos.

      Gol automático

      Versão automática alavancou as vendas do Gol - Murilo Góes/UOL

      Versão automática alavancou as vendas do Gol

      Imagem: Murilo Góes/UOL

      Com quatro décadas de experiência, o Gol não poderia ficar de fora da atual preferência por carros automáticos. Se a Volkswagen errou na escolha do câmbio imotion, acertou quando aposentou esse sistema e adotou o ótimo câmbio automático de 6 marchas.

      O motor escolhido foi um dos melhores que o Gol já teve, que é o moderno 1.6 16v, com 120 cv. Ele é certamente um dos melhores, mais completos e seguros Gols que tivemos em todos os tempos, mesmo que não tenho o glamour dos esportivos do passado.

      Reportagem no site

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