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Indicador de cinto de segurança – Painel

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  • #10026932
    Anônimo

      Amigos,

       

      notei que sempre que ligo o carro aparece um indicador no painel com o símbolo de um cinto de segurança em laranja, porém depois que dou a partida, o indicador some, mesmo eu ainda não estando com o cinto colocado.

      alguém sabe me dizer se isso é normal, ou ele deveria permanecer aceso até eu colocar o cinto?

      será que é só um “lembrete” para eu colocar o cinto?

       

      Vlw

      #10026934
      Anônimo

        Amigo,

        Este indicador não é lembrete sobre a colocação dos cintos.

         

        E sim um indicador de segurança sobre o funcionamento dos pré-tensionadores dos cintos de segurança, essa luz indicadora apenas deve acender como observado, ao ligar o painel do carro (todas as luzes se acendem pois ao ligar a chave no painel, entra em funcionamento o sistema de testes de luzes do painel) e logo após a partida as luzes de apagam.

         

        Com o carro em funcionamento essa luz somente acenderá para indicar algum problema no sistema de pré-tensionadores dos cintos, inclusive em caso de acidentes com acionamento dos cintos de segurança o sistema de pré-tencionamento dos cintos de segurança deve ser imediatamente substituído por medida de segurança.

         

        Abaixo esclarecimentos sobre como funciona o sistema pré-tensionador dos cintos de segurança:

         

        Se seu carro for igual ao meu e tiver Air-Bag, o sistema de Air-Bag funciona em conjunto com o sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança.

         

        treinamento-1-maio-09.jpg

        Cintos de segurança com pré-tensionador tem como objetivo aumentar a eficiência do cinto de segurança, com a diminuição da folga entre o usuário e o cinto no momento da colisão. Desta maneira ajuda a mover o passageiro para uma posição favorável no assento e garantir a integridade corporal.

        treinamento-7-maio-09_400_329.jpg

        A idéia de um pré-tensionador é enrolar toda sobra de tecido do cinto no caso de uma batida. Enquanto o mecanismo convencional de trava em um retrator impede que o cinto se estenda além do necessário, o pré-tensionador contrai no próprio cinto. Esta força ajuda a mover o passageiro para uma boa posição no assento.

        Ele é ativado, quando necessário, pela desaceleração provocada pelo impacto de uma colisão de certa gravidade. O pré-tensionador desloca o cinto em direção aos ocupantes antes mesmo que eles se desloquem para a frente, aumentando, assim, a eficiência de todo o sistema.

        Existem diversos modelos de pré-tensionadores, sendo que alguns impulsionam todo o mecanismo de retração para trás e outros fazem a própria bobina girar. Em geral, os pré-tensionadores estão ligados ao mesmo módulo de controle central, que ativa os air bags dos veículos. Os pré-tensionadores podem ser construídos em torno de motores elétricos e solenóides, mas os modelos mais populares usam a pirotecnia para recolher o cinto.

        seatbelt-spark.gif

        O elemento principal nesse pré-tensionador é um cilindro de gás combustível. Dentro do cilindro, há outro menor, com um detonador de material explosivo. Este cilindro menor é equipado com dois eletrodos, presos por cabos ao processador central. Ao ocorrer a colisão, imediatamente o módulo emite uma corrente elétrica pelos eletrodos. As fagulhas dos eletrodos acionam o detonador, que entra em combustão para inflamar o gás dentro do cilindro. O gás em combustão gera muita pressão externa. A pressão empurra o pistão do cilindro, forçando-o para cima a grande velocidade.

        Uma engrenagem de resposta é ligada a um dos lados do pistão. Quando o pistão dispara, a cremalheira junta uma embreagem conectada ao sistema de retração da bobina. A cremalheira rotaciona a bobina fortemente, enrolando qualquer sobra de tecido do cinto de segurança.

        Como a velocidade de saída da bolsa supera os 300km/h, a presença de cintos bem afivelados e livres de folgas é regra.

        treinamento-4-maio-09.jpg

        Descrição do que acontece durante uma colisão

        Impacto + 15 milésimos de segundos
        • Um forte afrouxamento do cinto é registrado.
        • Ignição do dispositivo pirotécnico (o módulo do air bag reconheceu a desaceleração acima do valor tolerável em frenagens).
        • O condutor está ainda sentado em posição normal sobre o seu acento.

        Impacto + 20 milésimos de segundos
        • A bolsa insuflável inicia a saída ao mesmo tempo em que o condutor desloca-se para frente.
        • Início da deformação da carroceria.

        Impacto + 40 milésimos de segundos
        • A bolsa está completamente insuflada com nitrogênio a alta temperatura.
        • O cinto de segurança está posicionado firmemente contra o condutor, sem sobras.
        • A energia do choque foi parcialmente absorvida.

        Impacto + 80 milésimos de segundos
        • O veículo está imobilizado.
        • A carroceria está deformada.
        • O condutor mergulha para frente, cabeça e peito vêm de encontro à bolsa insuflada.
        • Uma abertura calibrada existente na bolsa permite a evacuação rápida dos gases. para o lado do pára-brisa e o consequente amortecimento do ocupante.

        Impacto + 120 milésimos de segundos
        • O condutor retorna para trás sobre o seu lugar.
        • A bolsa insuflável está praticamente vazia.
        • A visibilidade do condutor está de novo assegurada.
        • A bolsa insuflável não é um obstáculo à evacuação do veículo.

        Em caso de qualquer colisão, os pré-tensionadores dos cintos devem ser verificados, pois são feitos para serem utilizados uma vez apenas, devendo ser substituídos após o uso.

        Dizem que todos os veículos com airbag tem o cintos de segurança com pré-tensionador, mas não sei a realidade disso.

        Em alguns carros existe um indicativo no painel de instrumentos que informa sobre o funcionamento do pré-tensionador, assim como do airbag.

        Fonte: http://oficinabrasil.com.br/index.p…va-requer-conhecimento-e-cuidados-especificos

         

        Espero ter ajudado …

         

        Abraços

        #10026936
        Anônimo

          Cara, uma aula.

          Excelente explicação. Valeu!!!

          #10026938
          Anônimo

            Ué o meu num tem essa luzinha ai, será que só os carros com airbag vem com ela? Pelo menos num lembro de ter visto no painel o.O

            #10026940
            Anônimo

              Ué o meu num tem essa luzinha ai, será que só os carros com airbag vem com ela? Pelo menos num lembro de ter visto no painel o.O

               

              Tato,

               

              Sei que o sistema dos Carros com Air Bag é conjugado ao sistema de pré-tensionadores dos cintos, pois como postado no esquema acima, para o Air Bag poder funcionar corretamente ele precisa do sistema de pré-tensionamento dos cintos para ele dar mais segurança ao ser acionado, do contrário no momento do acidente o corpo seria projetado para frente já que o cinto teria uma folga considerável e no momento que Air Bag for acionado ele iria “explodir” bem na cara do ocupante do veiculo e ao invés de salvar a vida, poderia contribuir em terminar com ela …. KKKK

               

              Antes de comprar o meu Gol, aluguei 3 gols, 1.0 completos 2010/2011, mas eles não tinham Air Bags e realmente não lembro de eles terem essa luz indicadora do sistema de pré-tensionadores dos cintos de segurança não …

               

              Parece que isso reformar a ideia de somente os carros com Air Bag terem esse sistema e essa luz indicadora …

               

              Abraços maninho …

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