Fala Galera!
Eu já vi e andei em 1.9 e em 2.0 ambos à partir de bloco de 1.8.
Na verdade, quando se usa pistão de 2.0 ( diâmetro 82,5 se std) a cilindrada vai para menos de 1850 cc. Fisicamente falando ainda não é 1.9, mas como o 1.8 original tb não tem 1800 cc, a diferença do 1850 pelo (se não me engano) 1780, ficam próximos do 0.1.
Enfim, num aspirado, qualquer coisa que aumente o volume físico do cilindro e aumente a dinâmica da entrada e saída dos gases, vai melhorar o rendimento.
O 2.0 à partir do bloco, biela e vira do 1.8 já vi com a utilização dos pistões 84.8 mm do ástra álcool. A vantagem é que o motor fica quadrado (relação curso/diâmetro), na prática ganha volume por chegar a cerca de 2000 cc e maior capacidade de giro, maior que o 1.9. Porém, os cilindros ficam beeeem abertos, que pode diminuir a resistência das paredes e não deixar folga para abri-los caso precise de retífica … fica no limite! Mas o que agente gosta é chegar ou passar do limite, não?!?!