Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Novo utilitário da Peugeot é lançado para aumentar competitividade
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05/06/2019 às 23:49 #32642
Até o início da década passada, nos engarrafamentos das
grandes cidades brasileiras, ficava evidente o domínio dos hatches compactos no
mercado local. Já no trânsito cada vez pior dos dias atuais, chama a atenção a
predominância dos utilitários esportivos e dos modelos com apelo aventureiro.
Os SUVs e os veículos com adereços “off-road” já são a maioria dos
automóveis lançados no Brasil nos últimos tempos e a demanda não para de
crescer.Nesse panorama, ninguém quer ficar de fora da briga. Mas o excesso de
oferta acaba indo contra a principal razão de compra desse tipo de veículo –
que é justamente se diferenciar dos carros “comuns”. Por isso, a
Peugeot aposta no estilo para tentar “fazer a diferença” com o novo 2008,
que chega agora às concessionárias da marca.Embora a Peugeot afirme que o design foi desenvolvido
exclusivamente para a região pelo Latin America Tech Center do Groupe PSA, na
verdade, trata-se de uma remodelação do carro lançado mundialmente em 2013 e no
Brasil em abril de 2015. As dimensões permanecem rigorosamente as mesmas – 4,16 metros de
comprimento, 1,74 metro
de largura, 1,58 metro
de altura e 2,54 metros
de distância de entre-eixos.As mudanças estão concentradas na dianteira e
tornam o novo 2008 muito similar aos SUVs maiores da marca, o 3008 e o 5008. A grade frontal,
emoldurada em acabamento em preto e mais verticalizada, traz elementos
tridimensionais e ostenta o indefectível emblema do leão. Já o capô está mais
horizontalizado, tipicamente SUV. O novo para-choque frontal aumentou o ângulo
de ataque do carro, que agora é de 23 graus.Os chamados “dentes do leão”, os
recortes agudos na parte inferior dos faróis que remetem aos caninos de um
felino, continuam lá, como uma assinatura dos utilitários esportivos da marca.
Os faróis são afilados, com luzes diurnas em leds e refletores com lentes
semielítpicas. Os protetores pretos na parte inferior da carroceria são item de
série para todas as versões.Primeiras
impressõesO novo Peugeot 2008 estará disponível em duas
configurações de motorização. Por enquanto, só estão nas lojas as versões com o
motor 1.6 EC5 VTI, de 118 cavalos a 5.750 rpm (com etanol), com 16,1 kgfm de
torque a 4.750 giros. No último trimestre do ano, será lançada a versão Griffe
1.6 THP, de 173 cavalos a 6 mil rpm e 24,5 kgfm a 4 mil rpm (com etanol).O
motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção
direta sequencial. O turbocompressor é do tipo Twin-scroll, com bomba
eletrônica de alta pressão. Ambos os motores trabalham com o mesmo câmbio
automático EAT6 de 6 velocidades da empresa japonesa Aisin – antes, o motor
turbo só era usado com o câmbio manual.Traz quatro modos de condução (drive,
eco, sport e sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades
do proprietário. Para ter respostas mais esportivas do carro, basta acionar o
modo “Sport”. E, para reduzir o consumo de combustível em situações
de trânsito intenso, o recomendável é acionar a função “Eco”.A versão Griffe THP
conta com o Grip Control, que auxilia o motorista na direção ao otimizar a
motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O
Grip Control está disponível com cinco ajustes – padrão, areia, neve, lama ou
ESP Off.O novo SUV da Peugeot está disponível em quatro versões.
A mais barata é a Allure, equipada de série com dois airbags laterais, ar-condicionado
manual, faróis com guia de luz em leds e DRL, controle elétrico para os
retrovisores, vidros elétricos dianteiros e traseiros, limitador e regulador de
velocidade, volante com comandos integrados, Peugeot Connect Radio de 7”, Android Auto e Apple CarPlay
integrados, rodas de aço 16”
com calotas, barras de teto e molduras nas caixas de roda pretas. Custa R$
69.990.A versão Allure Pack acrescenta faróis de neblina, volante revestido em
couro, câmera de ré, alarme perimétrico e rodas de liga-leve 16”. Sai por R$ 79.990. A
Griffe AT acrescenta à Allure Pack itens como ar-condicionado digital bizone,
roda de liga-leve 16”
Áquila Diamantada, teto de vidro panorâmico, sensor de chuva e sensor de
luminosidade. Sobe para R$ 89.990.E a “top” Griffe THP, que será lançada no
final do ano, além de todos os acessórios da versão Griffe AT, vem equipada com
motor turbo THP e Grip Control. O preço salta para R$ 99.990. Embora não seja
um carro barato, são valores bastante competitivos em relação à concorrência.O lançamento do novo 2008 também celebra o momento maior
do plano estratégico Virada Brasil. Iniciado pela Peugeot em 2015, promoveu uma
modernização dos produtos no país e uma reestruturação do modelo de negócios.A
partir desse trabalho, foi lançado o Peugeot Total Care, um programa que prioriza
a transparência e a excelência dos serviços ao consumidor. Para a nova etapa,
segundo a marca, caso o cliente não fique satisfeito com o serviço feito em seu
veículo, ele não paga pelo valor da mão de obra. Com o Renova Peugeot, a marca
se compromete, ao final do programa, em pagar no mínimo 85% do preço da tabela
FIPE no veículo usado na troca por um zero-quilômetro.“Este é um momento especial para
nós. Depois de muito trabalho, chegamos ao ponto de virada que havíamos
planejado. O novo Peugeot 2008 chega justamente para coroar esse ciclo”,
comemora Ana Theresa Borsari, Country Manager da Peugeot Brasil.A expectativa
da marca é que 80% das vendas neste ano venham da linha de SUVs – 3008, 5008 e,
agora, o novo 2008.Posicionamento diferente
O conceito i-Cockpit, implementado já há algum tempo pela
Peugeot, tornou-se uma das identidades mais marcantes dos modelos da marca. O
volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive tem
assistência progressiva elétrica e proporciona um posto de direção realmente
diferenciado.O motorista se sente integrado ao veículo e com acessos simples a
todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante . O painel de instrumentos está posicionado
acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma
completa visualização de toda a condição do veículo sem precisar tirar os olhos
da estrada. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e
inclinação, o que ajuda a achar a posição ideal.A boa distância de entre-eixos, 2,54 metros,
proporciona aos passageiros do banco traseiro um espaço confortável para as
pernas e cabeças. O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com o
rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros.O
acabamento, embora adote plásticos rígidos, aparenta qualidade. Detalhes
cromados emolduram as saídas de ar condicionado, a central multimídia e as
portas, em contraste com o acabamento em black piano. Há um bom número de porta-objetos,
todos bem funcionais. O porta-luvas é refrigerado. A central multimídia com
tela de 7 polegadas
é compatível com Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o
espelhamento do celular.Interatividade envolvente
Tuiuti/SP –
O teste de apresentação do novo 2008, em uma versão Allure Pack, foi realizado
em um trajeto de cerca de 150
quilômetros, do bairro do Butantã, na Zona Oeste
paulistana, e o Haras Tuiuti, na cidadezinha paulista de mesmo nome, parte em
asfalto e um pequeno trecho de estrada de terra.O 2008 Allure Pack se sai bem,
tanto no asfalto quanto na terra. Tem boa dirigibilidade e entrega um rodar
suave, com um conjunto suspensivo bem equilibrado, que aderna pouco nas curvas,
embora o ESP tenha sido reservado para a versão “top” Griffe.O volante de
diâmetro menor proporciona um acesso visual ideal ao quadro de instrumentos,
posicionado acima dele. A tela do multimídia tem posicionamento e angulação
exemplares.As informações estão onde deveriam estar, o que torna a experiência
de dirigir mais agradável e relaxante. Para o exterior, a visibilidade é boa e
os retrovisores generosos colaboram bastante.O motor 1.6 aspirado dá conta do recado, sem entregar
maiores emoções. Embora as trocas do câmbio automático de 6 velocidades sejam
rápidas e eficientes, as retomadas não são tão vigorosas – a esportividade do
modelo certamente será melhor representada pelo motor turbinado THP da versão
Griffe.Para obter acelerações mais resolutas, é necessário acionar sem piedade
o pedal do acelerador, o que aumenta o nível de ruído a bordo. A utilização do
modo manual do câmbio é uma alternativa para tornar o comportamento dinâmico
mais instigante.Os freios são eficientes, sem desvios de trajetória.A
suspensão elevada, com vinte centímetros de vão livre e o ângulo de entrada de
23 graus ajudam a passar por lombadas e até por trilhas leves. A ausência de
tração 4×4 não recomenda maiores radicalidades no “off-road”.Ficha
TécnicaPeugeot
2008 Allure PackMotor:
flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.587 cm³, 16V, 118
cavalos/115 cavalos a 5.750 rpm, 16,1/16,1 kgfm a 4.750/4.000 rpm.Câmbio:
automático, 6 marchas. Tração dianteira.Direção:
elétrica.Suspensão:
dianteira com conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra
estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra
estabilizadora.Freios:
disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira.Pneus:
205/60 R16.Dimensões:
comprimento de 4,16 metros,
largura de 1, 74 metro;
altura de 1,58 metro
e entre-eixos de 2,54
metros.Peso:
1.248 kg.Porta-malas:
402 litros.Tanque
de combustível: 55 litros.Preço
da versão Allure Pack: R$ 79.990.Leia mais:
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