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Novo utilitário da Peugeot é lançado para aumentar competitividade

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      SUV vem para concorrer com as de outras montadoras


      SUV vem para concorrer com as de outras montadoras | Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

      Até o início da década passada, nos engarrafamentos das
      grandes cidades brasileiras, ficava evidente o domínio dos hatches compactos no
      mercado local. Já no trânsito cada vez pior dos dias atuais, chama a atenção a
      predominância dos utilitários esportivos e dos modelos com apelo aventureiro.
      Os SUVs e os veículos com adereços “off-road” já são a maioria dos
      automóveis lançados no Brasil nos últimos tempos e a demanda não para de
      crescer.

      Nesse panorama, ninguém quer ficar de fora da briga. Mas o excesso de
      oferta acaba indo contra a principal razão de compra desse tipo de veículo –
      que é justamente se diferenciar dos carros “comuns”. Por isso, a
      Peugeot aposta no estilo para tentar “fazer a diferença” com o novo 2008,
      que chega agora às concessionárias da marca.

      Embora a Peugeot afirme que o design foi desenvolvido
      exclusivamente para a região pelo Latin America Tech Center do Groupe PSA, na
      verdade, trata-se de uma remodelação do carro lançado mundialmente em 2013 e no
      Brasil em abril de 2015. As dimensões permanecem rigorosamente as mesmas – 4,16 metros de
      comprimento, 1,74 metro
      de largura, 1,58 metro
      de altura e 2,54 metros
      de distância de entre-eixos.

      As mudanças estão concentradas na dianteira e
      tornam o novo 2008 muito similar aos SUVs maiores da marca, o 3008 e o 5008. A grade frontal,
      emoldurada em acabamento em preto e mais verticalizada, traz elementos
      tridimensionais e ostenta o indefectível emblema do leão. Já o capô está mais
      horizontalizado, tipicamente SUV. O novo para-choque frontal aumentou o ângulo
      de ataque do carro, que agora é de 23 graus.

      Os chamados “dentes do leão”, os
      recortes agudos na parte inferior dos faróis que remetem aos caninos de um
      felino, continuam lá, como uma assinatura dos utilitários esportivos da marca.
      Os faróis são afilados, com luzes diurnas em leds e refletores com lentes
      semielítpicas. Os protetores pretos na parte inferior da carroceria são item de
      série para todas as versões.

      Primeiras
      impressões

      As dimensões permanecem rigorosamente as mesmas – 4,16 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,54 metros de distância de entre-eixos.


      As dimensões permanecem rigorosamente as mesmas – 4,16 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,54 metros de distância de entre-eixos. | Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

      O novo Peugeot 2008 estará disponível em duas
      configurações de motorização. Por enquanto, só estão nas lojas as versões com o
      motor 1.6 EC5 VTI, de 118 cavalos a 5.750 rpm (com etanol), com 16,1 kgfm de
      torque a 4.750 giros. No último trimestre do ano, será lançada a versão Griffe
      1.6 THP, de 173 cavalos a 6 mil rpm e 24,5 kgfm a 4 mil rpm (com etanol).

      O
      motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção
      direta sequencial. O turbocompressor é do tipo Twin-scroll, com bomba
      eletrônica de alta pressão. Ambos os motores trabalham com o mesmo câmbio
      automático EAT6 de 6 velocidades da empresa japonesa Aisin – antes, o motor
      turbo só era usado com o câmbio manual.

      Traz quatro modos de condução (drive,
      eco, sport e sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades
      do proprietário. Para ter respostas mais esportivas do carro, basta acionar o
      modo “Sport”. E, para reduzir o consumo de combustível em situações
      de trânsito intenso, o recomendável é acionar a função “Eco”.

      A versão Griffe THP
      conta com o Grip Control, que auxilia o motorista na direção ao otimizar a
      motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O
      Grip Control está disponível com cinco ajustes – padrão, areia, neve, lama ou
      ESP Off.

      O novo SUV da Peugeot está disponível em quatro versões.
      A mais barata é a Allure, equipada de série com dois airbags laterais, ar-condicionado
      manual, faróis com guia de luz em leds e DRL, controle elétrico para os
      retrovisores, vidros elétricos dianteiros e traseiros, limitador e regulador de
      velocidade, volante com comandos integrados, Peugeot Connect Radio de 7”, Android Auto e Apple CarPlay
      integrados, rodas de aço 16”
      com calotas, barras de teto e molduras nas caixas de roda pretas. Custa R$
      69.990.

      A versão Allure Pack acrescenta faróis de neblina, volante revestido em
      couro, câmera de ré, alarme perimétrico e rodas de liga-leve 16”. Sai por R$ 79.990. A
      Griffe AT acrescenta à Allure Pack itens como ar-condicionado digital bizone,
      roda de liga-leve 16”
      Áquila Diamantada, teto de vidro panorâmico, sensor de chuva e sensor de
      luminosidade. Sobe para R$ 89.990.

      E a “top” Griffe THP, que será lançada no
      final do ano, além de todos os acessórios da versão Griffe AT, vem equipada com
      motor turbo THP e Grip Control. O preço salta para R$ 99.990. Embora não seja
      um carro barato, são valores bastante competitivos em relação à concorrência.

      O lançamento do novo 2008 também celebra o momento maior
      do plano estratégico Virada Brasil. Iniciado pela Peugeot em 2015, promoveu uma
      modernização dos produtos no país e uma reestruturação do modelo de negócios.

      A
      partir desse trabalho, foi lançado o Peugeot Total Care, um programa que prioriza
      a transparência e a excelência dos serviços ao consumidor. Para a nova etapa,
      segundo a marca, caso o cliente não fique satisfeito com o serviço feito em seu
      veículo, ele não paga pelo valor da mão de obra. Com o Renova Peugeot, a marca
      se compromete, ao final do programa, em pagar no mínimo 85% do preço da tabela
      FIPE no veículo usado na troca por um zero-quilômetro.

      “Este é um momento especial para
      nós. Depois de muito trabalho, chegamos ao ponto de virada que havíamos
      planejado. O novo Peugeot 2008 chega justamente para coroar esse ciclo”,
      comemora Ana Theresa Borsari, Country Manager da Peugeot Brasil.

      A expectativa
      da marca é que 80% das vendas neste ano venham da linha de SUVs – 3008, 5008 e,
      agora, o novo 2008.

      Posicionamento diferente

      Vista de dentro


      Vista de dentro | Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

      O conceito i-Cockpit, implementado já há algum tempo pela
      Peugeot, tornou-se uma das identidades mais marcantes dos modelos da marca. O
      volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive tem
      assistência progressiva elétrica e proporciona um posto de direção realmente
      diferenciado.

      O motorista se sente integrado ao veículo e com acessos simples a
      todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante .  O painel de instrumentos está posicionado
      acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma
      completa visualização de toda a condição do veículo sem precisar tirar os olhos
      da estrada. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e
      inclinação, o que ajuda a achar a posição ideal.

      A boa distância de entre-eixos, 2,54 metros,
      proporciona aos passageiros do banco traseiro um espaço confortável para as
      pernas e cabeças. O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com o
      rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros.

      O
      acabamento, embora adote plásticos rígidos, aparenta qualidade. Detalhes
      cromados emolduram as saídas de ar condicionado, a central multimídia e as
      portas, em contraste com o acabamento em black piano. Há um bom número de porta-objetos,
      todos bem funcionais. O porta-luvas é refrigerado. A central multimídia com
      tela de 7 polegadas
      é compatível com Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o
      espelhamento do celular.

      Interatividade envolvente

      A expectativa da marca é que 80% das vendas neste ano venham da linha de SUVs – 3008, 5008 e, agora, o novo 2008


      A expectativa da marca é que 80% das vendas neste ano venham da linha de SUVs – 3008, 5008 e, agora, o novo 2008 | Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

      Tuiuti/SP –
      O teste de apresentação do novo 2008, em uma versão Allure Pack, foi realizado
      em um trajeto de cerca de 150
      quilômetros, do bairro do Butantã, na Zona Oeste
      paulistana, e o Haras Tuiuti, na cidadezinha paulista de mesmo nome, parte em
      asfalto e um pequeno trecho de estrada de terra.

      O 2008 Allure Pack se sai bem,
      tanto no asfalto quanto na terra. Tem boa dirigibilidade e entrega um rodar
      suave, com um conjunto suspensivo bem equilibrado, que aderna pouco nas curvas,
      embora o ESP tenha sido reservado para a versão “top” Griffe.

      O volante de
      diâmetro menor proporciona um acesso visual ideal ao quadro de instrumentos,
      posicionado acima dele. A tela do multimídia tem posicionamento e angulação
      exemplares.

      As informações estão onde deveriam estar, o que torna a experiência
      de dirigir mais agradável e relaxante. Para o exterior, a visibilidade é boa e
      os retrovisores generosos colaboram bastante.

      O motor 1.6 aspirado dá conta do recado, sem entregar
      maiores emoções. Embora as trocas do câmbio automático de 6 velocidades sejam
      rápidas e eficientes, as retomadas não são tão vigorosas – a esportividade do
      modelo certamente será melhor representada pelo motor turbinado THP da versão
      Griffe.

      Para obter acelerações mais resolutas, é necessário acionar sem piedade
      o pedal do acelerador, o que aumenta o nível de ruído a bordo. A utilização do
      modo manual do câmbio é uma alternativa para tornar o comportamento dinâmico
      mais instigante.Os freios são eficientes, sem desvios de trajetória.

      A
      suspensão elevada, com vinte centímetros de vão livre e o ângulo de entrada de
      23 graus ajudam a passar por lombadas e até por trilhas leves. A ausência de
      tração 4×4 não recomenda maiores radicalidades no “off-road”.

      Ficha
      Técnica

      Peugeot
      2008 Allure Pack

      Motor:
      flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.587 cm³, 16V, 118
      cavalos/115 cavalos a 5.750 rpm, 16,1/16,1 kgfm a 4.750/4.000 rpm.

      Câmbio:
      automático, 6 marchas. Tração dianteira.

      Direção:
      elétrica.

      Suspensão:
      dianteira com conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais,
      amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra
      estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais,
      amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra
      estabilizadora.

      Freios:
      disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira.

      Pneus:
      205/60 R16.

      Dimensões:
      comprimento de 4,16 metros,
      largura de 1, 74 metro;
      altura de 1,58 metro
      e entre-eixos de 2,54
      metros.

      Peso:
      1.248 kg.

      Porta-malas:
      402 litros.

      Tanque
      de combustível: 55 litros.

      Preço
      da versão Allure Pack: R$ 79.990.

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