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Novo Volkswagen Golf 2020: as novidades mais legais do hatch médio – AUTO ESPORTE

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      Golf se destaca pelos faróis com filete superior prolongado (Foto: Reprodução)

      A Volkswagen revelou oficialmente nesta quinta-feira (24) a oitava geração do novo Golf. As principais novidades do hatch médio são uma linha de LED na grade, que contorna o capô, internet à bordo, o novo logotipo da montadora, um novo cockpit e três versões com a tecnologia do momento, o sistema híbrido leve com uma bateria de 48 volts. As vantagens? Menor consumo de combustível e emissão de poluentes. O VW Golf de duas portas deixa de ser comercializado. 

      Outra novidade interessante é que o Golf está mais conectado do que nunca. O hatch estreia uma nova tecnologia: Car2X, de tráfego inteligente. Na prática, o novo Golf será capaz de antecipar e alertar o motorista contra riscos da via. Informações de tráfego e de outros veículos a até 800 metros de distância serão notificadas ao motorista no display.

      Volkswagen Golf 8 GTE (Foto:  Divulgação)

      Versões e motorizações

      São nada menos que dez variações. A configuração com o sistema híbrido leve (superalternador de 48V) foi apelidada de eTSI: motor 1.5 turbo disponível com três níveis de potência: 110 cv, 130 cv e 150 cv. A conhecida variante híbrida plug-in, GTE, alia o motor 1.4 TSI a outro elétrico e agora entrega 204 cv ou 245 cv na versão mais potente. Elas podem rodar até 60 quilômetros no modo 100% elétrico. A bateria de íons de lítio possui 13 kWh.

      O modelo terá também outras duas opções com motores quatro cilindros a gasolina 1.0 turbo com 90 cv e 110 cv (com câmbio manual de marchas disponível), outras duas versões quatro cilindros 2.0 turbodiesel com 115 cv e 150 cv. E uma última a gás de fábrica chamda de TGI com 130 cv. A versão GTI será apresentada só no ano que vem.

      Proporção

      O visual ficou diferente, mas o tamanho é quase o mesmo, já que a plataforma é MQB da geração anterior. O Golf tem 4,28 metros de comprimento (3 cm extras), segue com 1,79 metro de largura e permaneceu com 2,63 metros de entre-eixos.Ou seja: o espaço para quem viaja dentro do hatch médio permaneceu o mesmo. Para melhorar a aerodinâmica, o Golf ficou 2 cm mais baixo, agora mede 1,45 m.

      Visual

      Os faróis são novos e mais afilados, invadem parte da carroceria. A grande novidade é que uma linha de LED acende na grade, ela contorna o capô. Este também é o segundo carro a receber o novo logotipo da montadora.

      O estilo chama atenção pela parte frontal. Os faróis totalmente de LEDs têm um filete na parte superior que chega até aos para-lamas dianteiros. O perfil manteve os toques tradicionais do modelo, especialmente as colunas traseiras largas. O vinco na altura da cintura está um pouco mais marcado. As lanternas tem contornos irregulares acentuados por filetes de LEDs.

      Traseira tem novo logotipo e traz a inscrição Golf por baixo (Foto: Reprodução)

      Se por fora o Golf parece um profundo facelift da geração anterior, o mesmo não se pode falar do interior. A cabine está minimalista com poucos comandos e botões. Chamado de Innovision Cockpit, o painel de instrumentos digital (que tem uma interface totalmente nova) se integra a central multimídia, também com grafismos inéditos e botões físicos discretos na parte inferior.

      Os dois displays trazem um arranjo arranjo horizontal semelhante ao usado pelo MBUX dos novos modelos da Mercedes-Benz. As saídas de ar ocupam uma faixa horizontal no painel que vai de ponta a ponta do habitáculo – uma solução parecida com a aplicada no Passat.

      Volkswagen Golf 8 (Foto:  Divulgação)

      Nas versões mais caras, o Golf ainda terá head-up display oferecido pela primeira vez – aquela tecnologia que projeta no para-brisa informações como velocímetro e navegação.

      No console central, chama atenção a alavanca do câmbio automático claramente inspirada na geração 992 do Porsche 911. Mas está tudo em casa: a marca de esportivos faz parte do grupo Volkswagen.

      Um outro ponto curioso foi a adoção de entradas mini USB, um formato que já está sendo utilizado por alguns fabricantes em seus últimos automóveis. O console central também tem poucos botões: o de partida, de freio de mão eletrônico, auto hold e da posição parking (P) do câmbio.

      Vem para o Brasil?

      Segundo fonte ouvida por Autoesporte, o novo Golf tem grandes chances de voltar ao Brasil. Importado, ele deverá vir na futura versão GTI — a única que não apareceu nas fotos vazadas. A vendas do novo Golf 2020 começam na Alemanha no começo de dezembro.



      Reportagem no site

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