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Volkswagen Golf: as 8 gerações do hatch mais vendido do mundo – AUTO ESPORTE

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      Ao todo, Volkswagen Golf tem oito gerações (Foto: Divulgação)

      A apresentação da versão 2020 do Volkswagen Golf  marca 45 anos do hatch médio. O evento de lançamento da oitava geração ocorreu nesta quinta-feira (24) na cidade de Wolfsburg, na Alemanhaonde fica a sede mundial da montadora. No total, foram mais de 35 milhões de carros.

      A primeira geração foi apresentada em 1974, mas só chegou ao Brasil 20 anos mais tarde, em 1994. Quatro anos depois, começou a ser fabricado por aqui — e a quarta geração ficou em linha por muitos anos. O hiato perante o Golf europeu só cessou em 2013, quando a marca lançou a sétima geração.

      O sucesso da linha foi tamanho que a comemoração de um milhão de unidades fabricadas aconteceu já em outubro de 1976, apenas dois anos após a estreia e no mesmo ano da apresentação da icônica versão GTI.

      Confira todas as gerações do Golf e relembre a evolução do hatch até a oitava geração.

      Primeira geração

      Volkswagen Golf primeira geração  (Foto: Divulgação)

      A primeira geração foi lançada em 1974 na Europa e chegou ao mercado com um desafio: ser um sucessor à altura do Beetle (o Fusca), que teve mais de 21,5 milhões de unidades produzidas. Desenhado pela lenda Giorgetto Giugiaro, o Golf tinha proposta de ser um carro espaçoso e seguro, além de ser um dos pioneiros da VW com tração dianteira.

      Vinha equipado com motores de 1.1, 1.3, 1.5 ou 1.6. O GTI 1.6 de 110 cv foi introduzido com alarde. Embora não tenha sido o primeiro hatch esportivo do mundo, a versão praticamente virou sinônimo do segmento. Em 1979, a versão conversível foi apresentada ao público e se tornou a mais charmosa da gama. 

      Após quase 7 milhões de unidades vendidas, a primeira geração foi aposentada na Alemanha em 1983, porém, o modelo sobreviveu na África do Sul como Citigolf e foi produzido entre 1984 e 2009. 

      Segunda geração

      Na segunda geração, de 1983 a 1991, o consumidor encontrava no Golf mais espaço. Suas dimensões eram maiores e a aerodinâmica foi aprimorada. Foi a primeira vez que o modelo contou com catalisador e freios ABS

      Durante este intervalo, a segunda geração do Golf GTI também foi lançada. No início, a configuração vinha com motor 1.8 8 válvulas de 112 cv, mas logo chegou a opção 16V de 139 cv

      Contudo, o grande destaque em desempenho é o Golf GTI G60, dotado de motor 1.8 16V com compressor volumétrico e nada menos do que 210 cv. Para ajudar a despejar tudo isso no solo, o modelo apostou em tração integral de série.

      Volkswagen Golf segunda geração (Foto: Divulgação)

      3ª geração

      A terceira encarnação do hatch chegou na Europa em 1991, mas foi só três anos depois que o alemão finalmente desembarcou no Brasil. A terceira geração começou a ser importada em 1994.

      Volkswagen Golf de terceira geração foi importado em três versões principais (Foto: Divulgação)

      O GTI 2.0 mexicano de 116 cv foi o primeiro a chegar, mas logo foram lançados o GL 1.8 de 90 cv e o GLX 2.0, este com a mesma potência do esportivo. Os mais raros são o Golf Cabriolet 2.0 e o VR6 de 174 cv, o mesmo motor seis cilindros visto em carros como o Passat.  

      Quarta geração

      A quarta geração foi lançada em 1997. Conhecido como sapão por seus faróis arredondados, o quarto Golf foi o primeiro a ser produzido no Brasil, em 1998, após ter sido trazido como importado por um curtíssimo prazo. A plataforma também serviu ao Audi A3 nacional.

      Versão GTI VR6 de 200 cv foi produzida por pouco tempo no Brasil (Foto: Divulgação)

      Os motores podiam ser 1.6, 2.0 ou 1.8 turbo (primeiro com 150 cv, depois com 180 cv e, no final, 193 cv). Até mesmo a rara versão VR6 2.8 de 200 cv (o seis cilindros foi feita em uma tiragem limitada a 100 unidades por aqui. A produção foi até 2003 na Europa, contudo, o Golf MK4 foi reestilizado no Brasil e ficou em produção até 2014!

      Na Europa, o grande destaque em motorização foi a introdução do 1.9 TDI, o primeiro diesel de injeção direta da marca e, talvez, o motor do tipo mais elogiado da época.

      O mais bacana de todos foi o Golf R32, o primeiro R da gama. Introduzido em 2005, o conta com um V6 3.2 aspirado de 250 cv para ir de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e chegar aos 250 km/h

      Volkswagen Golf quarta geração (Foto: Divulgação)

      Além de usar motor turbo a gasolina em grande tiragem, o Golf IV também introduziu tecnologias de ponta, entre elas, o controle de estabilidade e tração e também os airbags laterais. Em 1999, a Volkswagen lançou o primeiro modelo com câmbio de seis marchas e, três anos depois, a marca estreou o motor de injeção direta a gasolina.

      Quinta geração

      Entre os anos de 2003 e 2008 foi lançada a quinta geração. Neste período foi comemorada a produção de 25 milhões de unidades do hatch desde a estreia. A geração nunca foi trazida oficialmente para o Brasil, entretanto, dá para comprar o Jetta ou Jetta Variant, dois derivados do Golf.

      Volkswagen Golf quinta geração (Foto: Divulgação)

      O GTI estreou o primeiro motor 2.0 TSI (turbo de injeção direta) a gasolina. Os 200 cv eram aproveitados de forma quase ininterrupta graças ao câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas. A arrancada até os 100 km/h leva 6,9 s e a máxima encosta nos 234 km/h.

      O mais memorável dos Golf MK5 foi o GTI W12, um monstro com motor 12 cilindros em W instalado em posição central traseira. O propulsor 6.0 de 650 cv o empurrava aos 100 km/h em 3,7 s. A velocidade máxima de 325 km/h é a mesma do Lamborghini Diablo. Pena que foi um protótipo único.

      GTI W12 é uma edição única com motor W12 de Bentley (Foto: Divulgação)

      Sexta geração

      Produzida de 2008 a 2013, a sexta geração ganhou cinco estrelas no teste de impacto do EuroNCAP e o título mundial de “Carro Mundial do Ano” de 2009. Os novos recursos incluíam start/stop e seleção de modos de condução. O Jetta antigo era feito sobre essa geração do médio.

      O carro nunca desembarcou por aqui. É uma pena, pois bem queríamos o GTI de 210 cv, capaz de superar a imobilidade e chegar aos 100 km/h em 6,5 segundos. O câmbio DSG de seis velocidades é o mesmo do antecessor.

      Volkswagen Gold sexta geração (Foto: Divulgação)

      Vale lembrar que, durante o tempo em que a quinta e sexta gerações foram apresentadas na Europa, a fabricação do Golf no Brasil ficou estagnada na quarta geração

      Sétima geração

      Só em 2013 que o Brasil foi contemplado com a volta do Golf. Importada, a sétima geração do hatchback chegou em três versões: a esportiva GTI com motor 2.0 e a Highline 1.4 TSI com câmbio automático de dupla embreagem com seis ou sete marchas — este último logo foi substituído pelo Tiptronic automático de seis velocidades. A nacionalização se deu em 2016, mas a gama foi descontinuada faz pouco tempo.

      Volkswagen Golf sétima geração (Foto: Divulgação )

      Oitava geração

      Hoje, o hatch enfim estreia a oitava geração. As vendas começam em dezembro na Alemanha e na Áustria. Ainda não há previsão de chegadada no Brasil.

      O modelo contará com dez versões: uma com sistema híbrido leve e potências de 110 cv, 130 cv e 150 cv; duas do tipo hibrido plug-in (GTE), com 204 cv e 245 cv.  

      Volkswagen Golf oitava geração (Foto: Divulgação)

      Reportagem no site

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