Menu fechado

Os 3 motivos por trás da mudança do logotipo da Volkswagen – AUTO ESPORTE

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Os 3 motivos por trás da mudança do logotipo da Volkswagen – AUTO ESPORTE

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010570701
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Novo logotipo da Volkswagen (Foto: Divulgação)

      Você deve imaginar que trocar o logotipo de uma marca seja algo relativamente simples. Mas não é o caso quando a empresa tem 82 anos de história e cerca de 120 mil funcionários pelo mundo. O novo símbolo da Volkswagen foi desenhado por 19 equipes internas e 17 agências externas – demorou nove meses para ser desenvolvido. Todo esse esforço tem por trás alguns motivos. Vamos a eles:

      Não é “só” o logotipo

      A montadora não vai mudar só a marca da empresa, mas como ela se comunica no geral com o seu público e o restante do mercado. A intenção é alterar a identidade visual também nas concessionárias, nos estandes em salões do automóvel e até nos carros. “É uma mudança total. Não adianta mudar o carro e não mudar a imagem da marca. Da mesma maneira que não adianta só mudar o logo”, afirma Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen AG, à Autoesporte.

      A ideia é que os estandes em salões do automóvel fiquem mais coloridos, com visual mais leve e harmonioso. “Antigamente parecia um estacionamento: vários carros prata, cinza. Hoje está tudo mais calmo, mais colorido, as pessoas mais amigáveis, o logo mais destacado, leve.”

      Os logotipos da Volkswagen desde 1938 (Foto: Divulgação)

      Anti-dieselgate

      Mudar o logotipo também é uma maneira de dizer para os clientes e para o mercado que algo dentro da empresa mudou. A Volkswagen decidiu mudar o logo há dois anos, justamente quando se envolveu em diversos casos polêmicos. A fraude nos testes de emissões dos carros da empresa levaram ao indiciamento de vários funcionários e causaram um rombo no cofre do grupo.

      No ranking das marcas mais valiosas do mundo da revista Forbes, a Volkswagen não aparece nem entre as cem primeiras. A montadora está atrás da Toyota, Honda, Ford, Chevrolet e até da Nissan.

      “A gente decidiu mudar o logo faz dois anos, a gente queria uma coisa mais leve. Mudar a imagem da marca. Não só o carro. Não só o logo, mas mudar como a imagem da marca é passada para o cliente. O impacto da marca. Fecha os olhos por três segundos e pensa no “Das Auto”. Lembra desse logo? Esse jargão, essa austeridade, essa pseudo arrogância, isso foi deixado de lado. A gente queria algo mais humano”.

      Era digital (e elétrica)

      O logotipo da Volkswagen, anteriormente tridimensional e com efeito cromado, foi reduzido a seus elementos básicos. Agora ele exibe um design plano e bidimensional, tudo em um tom de azul escuro.

      O motivo? A aplicação digital foi especialmente importante para o desenvolvimento do logotipo. O novo design bidimensional garantirá que o logotipo seja exibido da melhor maneira em todas as mídias – em grandes painéis, bem como em um relógio inteligente, tablet ou celular. Um novo tom azul foi adicionado à gama de cores, permitindo variantes de cores adicionais do logotipo – por exemplo, um logotipo vermelho da Volkswagen para os modelos GTI.

      “Muito mais fácil de enxergar na sua mídia. Mesmo pequeno, dá para ver. Antes era tudo pesado. Leveza que a Volkswagen quer comunicar nos seus carros chegou até o logo, que é muito mais fácil de enxergar em diferentes mídias”, afirma Pavone.

      Novo logotipo da Volkswagen (Foto: Divulgação)



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.