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Qual corre mais: o antigo Volkswagen Polo GTI ou o novo GTS? – AUTO ESPORTE

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    Mestre

      Volkswagen Polo de quinta geração também teve versão GTI importada (Foto: Divulgação)

      O Volkswagen Polo GTS tem uma proposta interessante de reunir conforto ao desempenho esportivo. Só que não chega ao ponto de um GTI europeu, são 50 cv de diferença e um ajuste bem menos raivoso. Sabe-se que a diferença de preço inviabilizaria trazer novamente o GTI para o Brasil (confira o teste do modelo). Novamente? Sim, já tivemos um Polo GTI por aqui.

      O lançamento do novo GTS faz pensar: o quanto ele anda mais do que o clássico. Vamos primeiro aos números mecânicos. O GTI antigo veio apenas com três portas e tinha o mesmo motor do Golf GTI da época. O 1.8 turbo rende 150 cv e 22,4 kgfm de torque a 1.950 rpm.

      Volkswagen Polo GTS será lançado no início de 2020 (Foto: Divulgação)

      Por sua vez, o Polo GTS tem um 1.4 turbo com a mesma potência do 1.8 turbo do seu antepassado. Contudo, rende 25,5 kgfm de torque a mínimas 1.400 rpm, 550 rotações a menos. Outra diferença é o câmbio automático de seis marchas da novidade, face o manual de cinco marchas de antes.

      Vamos lá, hora da pista. O antigo Polo GTI dava o seu melhor para ir de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, contra ótimos 7,8 s da versão concorrente. Como algumas mudanças de marcha são inevitáveis, o GTS tem a vantagem das reações mais rápidas do que as de qualquer motorista fazendo o mesmo.

      O modelo vinha apenas com três portas (Foto: Divulgação)

      O que não quer dizer que o GTI seja lento, pois o carro foi testado em 2006. Na época, seu desempenho era bom para a classe. Mas não chegava a ser de lacrimejar os olhos. Antes que os puristas pensem em procurar minhas redes sociais, adianto que o antigo Polo GT 2.0 aspirado fazia o mesmo em 10,3 s e tinha 120 cv e 17,3 kgfm de torque a baixos 2.250 giros. É óbvio que ele não tinha o mesmo ajuste fino, visual ou sensação ao volante do GTI.

      Voltando aos dois esportivos da matéria. As retomadas também são bem diferentes, outro mérito que é justificado por vários fatores. Não é só o câmbio automático ou a quantidade de marchas, os fatores são muito variados e não podem ser resumidos a um ou outro quesito. A retomada em 4,3 s de 60 a 100 km/h feita pelo GTS leva 9,3 s no GTI.

      Há diferenças extremas, estamos falando de cerca de 13 anos de separação entre o início de comercialização deles. Mas é legal ver como andava o antigo hatch esportivo.

      As diferenças são mais uma curiosidade e uma chance de relembrar do clássico Polo GTI. Dotado de três portas, dotado do belo estofamento axadrezado dos esportivos VW e capaz de despertar o carinho de qualquer fã do Polo, o modelo marcou o seu tempo e teve só 30 unidades trazidas para o Brasil. Nem tudo é decidido por números frios.

      Esse é o interior do Polo GTI europeu: estofamento xadrez e detalhes vermelhos (Foto: Divulgação)

      Tem outra comparação interessante, a disputa de preços. As unidades do GTI que sobreviveram parecem que estão se valorizando, encontrar alguns por mais de R$ 70 mil é fácil. Mas espere para saber o preço dele novo para ter uma ideia.

      O antigo GTI chegou por R$ 99.800. A soma é assombrosa perto dos R$ 102.500 de partida do novo GTS. Em 2006, o valor equivalia a mais de R$ 225 mil pelos cálculos atuais – a atualização foi feita pelo Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

      Sim, mais do que o dobro, praticamente o que sairia o Polo GTI se ele fosse vendido atualmente aqui. Se o dólar deixar.

      Reportagem no site

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