Bom por experiencia propria… meu gol era 1.6 Alcool hj é 2.0 Alcool
Tem que abrir o bloco pra medida do pistao que no caso o 2.0 é 82,5mm
Trocar o virabrequim
No caso, o vira do 2.0 da uma encostada de nada, perto da bomba de óleo nada que uma esmerilhadinha nao resolva, coisa simples de fazer.
No bloco é isso que tem que fazer, depois vem a troca da embreagem pra aguentar o 2.0.
Pra ficar um legitimo 2.0 tem que trocar o cabeçote, valvulas são maiores
Quando eu fiz no meu, eu gastei 2 mil no total
retifica + balanceamento do conjunto na samacar + alivio de volante + embreagem + escape maior + vira + pistão + Mão de obra
O cabeçote eu ja tinha, era cabeçote de 2.0 com 49G e o 4×1 tambem ja tinha no 1.6
Isso tudo eu fiz a 4 anos, o carro rodou 30 mil km já, o carro anda pouco durante a semana, mas leva um coro toda semana hehehe