Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › [review] GoPoint BT1 Bluetooth OBD Reader
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07/03/2013 às 19:58 #170001Anônimo
AVISO: Este review será postado nos fóruns do Clube do Voyage, G5 Clube e Clube
do Jetta.
ATENÇÃO: Eu não sou profissional da área e não possuo conhecimento
especializado em mecânica automotiva. As ideias aqui apresentadas são do ponto
de vista de um consumidor.
INTRODUÇÃO
Adquiri recentemente o leitor OBDII da GoPoint Technology, modelo BT1
(bluettoth compatível apenas com iPhone, sem fios). Além deste, eles ainda
oferecem o modelo BT1A (que é compatível também com Android) e o GL1 que é o
modelo com cabo (apenas iPhone).
Este review diz respeito apenas ao modelo BT1, apesar de os outros modelos
possivelmente apresentam experiência equivalente. A partir deste ponto irei me
referir a ele como “produto”, “aparelho” e/ou “dispositivo”.
O carro utilizado em todos os testes foi um Volkswagen Voyage 2012/13
Comfortline 1.6 I-Motion
CUSTO
O custo do produto foi de US$99,95 + US$39,99 (frete para o Brasil) + imposto
de importação. Com exceção do imposto, o pagamento foi realizado via PayPal sem
ressalvas. O envio foi realizado 1 dia após a confirmação do pagamento e 22
dias corridos depois já estava na minha agência local dos correios aguardando
retirada.
APRESENTAÇÃO
A primeira impressão deixou muito a desejar. A embalagem é digna de alguma
réplica chinesa de baixa qualidade – caixa de papelão com suporte em papel
segurando o produto em um grande vazio.
O manual, uma folha de papel em P&B, contém apenas instruções básicas de
instalação e nenhuma instrução técnica detalhada.
O acabamento do produto em si foi também de grande decepção: uma carcaça de
plástico com um buraco em cima, de onde é possível ver os componentes internos.
De inicio eu achei que ali deveria haver um acabamento em plástico transparente
ou acrílico e que eu recebera uma unidade defeituosa. Enviei um e-mail para o
fabricante surpreendentemente o produto foi projetado daquela forma para
permitir melhor passagem dos sons e luz emitida.
Apesar disso, o aparelho encaixa perfeitamente no conector OBDII, embaixo do
painel, de forma que não fica visível e a luz do LED é fracamente perceptível e
apenas de noite.
INSTALAÇÃO
O procedimento de instalação é extremamente simples, e realizei nas seguintes
etapas:
1) baixar o app BT1 (gratuito) 2) reiniciar o iPhone 3) conectar o aparelho com
o carro desligado 4) ligar o carro e aguardar o beep do aparelho 5) ligar o
bluetooh do iPhone e parear com o aparelho 6) abrir o app BT1
Não encontrei nenhuma dificuldade. Ressalto a importância do número (2), que é
realmente necessário.
BT1 APP
Ao se abrir o app BT1 ele vai exibir a tela abaixo enquanto conecta no
dispositivo:
Em seguida você deverá cadastrar seu nome e endereço de e-mail, e veículo:
O detalhe é que o campo “modelo” já tem valores pré-definidos e não possui
nossos veículos brasileiros como Gol, Voyage, Fox, etc. Ele possui cadastro
para Jetta, Jetta III, New Jetta, dentre outros:
Após cadastrar seu veículo será exibido uma tela com as informações de recall e
boletins técnicos cadastrados para o seu modelo.
Além disso ele também mostra os códigos dos problemas reportados pela central
caso haja algum. Ainda não consegui utilizar esta funcionalidade – e foi
justamente ela que despertou meu interesse na compra do produto.
Estou com um problema intermitente (possivelmente na injeção) e espero, com
este aparelho, poder diagnosticar corretamente assim que ele ocorrer de novo.
Isto é basicamente tudo que este app faz, mas a GoPoint disponibiliza um total
de 4 aplicativos na app store:
Os 3 primeiros são gratuitos e o último é pago (US$4.99).
PS: na primeira vez que iniciei o app ele automaticamente detectou uma nova
versão de firmware para o meu aparelho e me perguntou se queria atualizar. o
procedimento não levou mais de alguns segundos.
GOPOINT APP
O app GoPoint é um pouco mais interessante do que o anterior, visto que nele
pode-se acompanhar em tempo real as leituras de alguns sensores do seu veículo.
Ao abri-lo, a primeira surpresa é que ele não é integrado com o app BT1, então
você precisa novamente entrar com todas as informações do seu cadastro e do
veículo. A exceção é que aqui o campo do modelo do veículo é de texto livre,
possivelmente porque, diferente do caso anterior, esta informação não fará
diferença para o aplicativo.
Na tela de configurações é possível escolher entre medidas métricas ou da
rainha, e ainda conferir alguns parâmetros do seu aparelho.
A partir deste ponto, você poderá executar um “quick scan”, ou “scan” do
veículo cadastrado. Ambas opções me parecem equivalentes, de forma que não
notei nenhuma diferença entre elas. E não há absolutamente nenhuma documentação
a respeito.
Na tela de scan é possível acompanhar uma dezena de sensores, como mostrado
abaixo. Novamente, não há nenhuma documentação então a interpretação do que
cada um representa fica a cargo da sua imaginação.
Aqui vale ressaltar que o aplicativo não detectou o sensor de fluxo de massa de
ar do meu veículo, então ele não consegue obter a informação de consumo.
Discuto um pouco mais sobre este problema logo abaixo, na seção do mpgLINK.
Ao clicar em qualquer dos sensores se obtém um gráfico com histórico recente da
leitura:
Note que não é possível ajustar o eixo vertical do gráfico. Para alguns
sensores isso inviabiliza qualquer utilidade do gráfico, visto que os valores
não foram escolhidos adequadamente. Repare, por exemplo, no gráfico do sensor
de temperatura do líquido de arrefecimento, que vai de -40C a 215C:
No uso típico do dia a dia, este sensor capta valores de 0C a ~90C que aqui
representam sempre uma linha horizontal reta. Se eu pudesse escolher, faria o
eixo vertical cobrir os valores de 80C a 100C, de forma que eu pudesse observar
no gráfico as variações (positivas ou negativas) de 5C tipicas do sistema de
arrefecimento.
Outro sensor interessante é o de oxigênio, que me lembra (com o perdão das
diferenças grosseiras) uma espécie de eletrocardiograma do motor. Eu gosto de
observar o impacto dos diferentes regimes de rotação sobre ele e sua relação
com o consumo instantâneo do carro.
Na tela de about é possível enviar um email para o suporte do fabricante, com o
log do aplicativo automaticamente anexado.
MPGLINK APP
Este aplicativo promete manter registro e exibir o consumo típico (e emissões)
do seu carro. Com estas informações é possível de forma prática policiar os
hábitos de direção afim de economizar em combustível.
Como comentado acima, não foi detectado em meu veículo o sensor MAF, o que
tornou esse aplicativo inútil para mim.
Entrei em contato com o suporte e após análise das informações captadas pelo
aparelho, eles concluíram que não era um problema de compatibilidade, mas sim
que o meu carro não possui o sensor. Fiquei intrigado e fiz uma breve pesquisa
sobre o assunto e de fato não encontrei o sensor onde ele possivelmente estaria
(entre a caixa do filtro de ar e o motor). Ficarei muito grato à quem puder
contribuir com alguma informação adicional.
READYLINK APP
Este app é o único pago da GoPoint e custa US$4,99.
A propaganda é que ele deve verificar os erros anteriores registrados na
central, mas no meu caso não encontrou nada muito embora eu tenha recebido luz
laranja há algumas semanas atrás.
Nas figuras abaixo demonstro os 7 sensores encontrados no meu veículo.
Clicando em qualquer um deles nada acontece.
CONCLUSÃO
O GoPoint BT1 é um produto promissor e de grande potencial. O hardware, apesar
de cumprir muito bem a sua função – comunicar com a central do veículo e
entregar os dados ao celular -, tem acabamento de má qualidade e alto custo.
Por outro lado, o software disponibilizado pelo fabricante é muito fragmentado
(dividido em 3 apps diferentes) e deixa muito a desejar em todos aspectos:
interface, usabilidade, funções, documentação, etc.
O fabricante ainda oferece um quarto app pago, que promete oferecer algumas
funções extras mas que se mostrou completamente inútil para mim por enquanto.
Estou utilizando esta solução há pouco tempo e ainda é cedo para tirar
conclusões precisas. Se você me perguntar hoje se vale a pena comprar o
dispositivo, pela minha pouca experiência até então, eu responderia NÃO.
Contudo, estou aguardando uma “oportunidade” surgir para colocar a prova a
característica mais apelativa do produto: o diagnóstico da luz laranja.
Neste meio tempo, a solução da GoPoint (hardware+software) como interface para
os sensores do veículo (dashboard) é cara, amadora e pobre em funções. A não
ser que você considere ir ainda mais fundo no bolso por um aplicativo de
terceiros, como o DashCommand (US$49,99). Por enquanto, eu ainda não resolvi
dar mais este passo de fé.
Editado por Igor Feghali
07/03/2013 às 20:30 #170003AnônimoAamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.
Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk
07/03/2013 às 20:53 #170005AnônimoAamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.
Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk
não postei ainda em outro fórum.
não se preocupe, amanhã eu mesmo resolvo com calma quando estiver em um computador.
13/03/2013 às 08:54 #170007AnônimoIgor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.
Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.
Com vc o defeito e similar a isso ?
13/03/2013 às 21:35 #170009Anônimo<br />Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.<br />Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.<br />Com vc o defeito e similar a isso ?<br />
<br /><br />infelizmente não pude ir no encontro essa semana.<br /><br />em relação ao seu problema, nunca observei isso no meu. na verdade eu evito de andar pouco com o carro, sempre faço trechos de mais de 5km – e quando possível saio apenas quando o motor já estiver aquecido (90C). <br /><br />quanto ao meu problema, eu realmente não cheguei a nenhuma conclusão ainda. a CSS primeiro disse que era combustível ruim então eu abasteci com podium. resultado: foi a época que o problema se manifestou com maior frequência. depois a CSS acusou o combustível no reservatório de partida a frio. resultado: passei a trocar a gasolina ali religiosamente a cada 7 dias. e parecia que estava perfeito até ele voltar mais uma vez. agora eu esvaziei completamente o reservatório e deixei a bomba desligada. não ocorreu mais nada, mas ainda estou aguardando.<br /><br />o que acontece é que ao ligar o carro tem dificuldade na partida e depois de muito insistir ele liga mas acende a luz da injeção e ativa o corte de giro em 3k rpm. por mais que você pise fundo ele nunca passa de 3000 giros. o carro vai andar alguns km até a rotação do motor ficar completamente louca e morrer. liga de novo e é como se nada tivesse acontecido.Editado Março 15, 2013 por Igor Feghali
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