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[review] GoPoint BT1 Bluetooth OBD Reader

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G5 G5 – Mecânica e Manutenção [review] GoPoint BT1 Bluetooth OBD Reader

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  • #170001
    Anônimo

      AVISO: Este review será postado nos fóruns do Clube do Voyage, G5 Clube e Clube

      do Jetta.

      ATENÇÃO: Eu não sou profissional da área e não possuo conhecimento

      especializado em mecânica automotiva. As ideias aqui apresentadas são do ponto

      de vista de um consumidor.

      INTRODUÇÃO

      Adquiri recentemente o leitor OBDII da GoPoint Technology, modelo BT1

      (bluettoth compatível apenas com iPhone, sem fios). Além deste, eles ainda

      oferecem o modelo BT1A (que é compatível também com Android) e o GL1 que é o

      modelo com cabo (apenas iPhone).

      Este review diz respeito apenas ao modelo BT1, apesar de os outros modelos

      possivelmente apresentam experiência equivalente. A partir deste ponto irei me

      referir a ele como “produto”, “aparelho” e/ou “dispositivo”.

      O carro utilizado em todos os testes foi um Volkswagen Voyage 2012/13

      Comfortline 1.6 I-Motion

      CUSTO

      O custo do produto foi de US$99,95 + US$39,99 (frete para o Brasil) + imposto

      de importação. Com exceção do imposto, o pagamento foi realizado via PayPal sem

      ressalvas. O envio foi realizado 1 dia após a confirmação do pagamento e 22

      dias corridos depois já estava na minha agência local dos correios aguardando

      retirada.

      APRESENTAÇÃO

      A primeira impressão deixou muito a desejar. A embalagem é digna de alguma

      réplica chinesa de baixa qualidade – caixa de papelão com suporte em papel

      segurando o produto em um grande vazio.

      O manual, uma folha de papel em P&B, contém apenas instruções básicas de

      instalação e nenhuma instrução técnica detalhada.

      O acabamento do produto em si foi também de grande decepção: uma carcaça de

      plástico com um buraco em cima, de onde é possível ver os componentes internos.

      De inicio eu achei que ali deveria haver um acabamento em plástico transparente

      ou acrílico e que eu recebera uma unidade defeituosa. Enviei um e-mail para o

      fabricante surpreendentemente o produto foi projetado daquela forma para

      permitir melhor passagem dos sons e luz emitida.

      a9ady3a7.min.jpg

      Apesar disso, o aparelho encaixa perfeitamente no conector OBDII, embaixo do

      painel, de forma que não fica visível e a luz do LED é fracamente perceptível e

      apenas de noite.

      INSTALAÇÃO

      O procedimento de instalação é extremamente simples, e realizei nas seguintes

      etapas:

      1) baixar o app BT1 (gratuito) 2) reiniciar o iPhone 3) conectar o aparelho com

      o carro desligado 4) ligar o carro e aguardar o beep do aparelho 5) ligar o

      bluetooh do iPhone e parear com o aparelho 6) abrir o app BT1

      Não encontrei nenhuma dificuldade. Ressalto a importância do número (2), que é

      realmente necessário.

      BT1 APP

      Ao se abrir o app BT1 ele vai exibir a tela abaixo enquanto conecta no

      dispositivo:

      uherazy5.min.jpg

      Em seguida você deverá cadastrar seu nome e endereço de e-mail, e veículo:

      jeguvade.min.jpg

      O detalhe é que o campo “modelo” já tem valores pré-definidos e não possui

      nossos veículos brasileiros como Gol, Voyage, Fox, etc. Ele possui cadastro

      para Jetta, Jetta III, New Jetta, dentre outros:

      yhu4ypun.min.jpg

      Após cadastrar seu veículo será exibido uma tela com as informações de recall e

      boletins técnicos cadastrados para o seu modelo.

      yhupyje7.min.jpg

      Além disso ele também mostra os códigos dos problemas reportados pela central

      caso haja algum. Ainda não consegui utilizar esta funcionalidade – e foi

      justamente ela que despertou meu interesse na compra do produto.

      Estou com um problema intermitente (possivelmente na injeção) e espero, com

      este aparelho, poder diagnosticar corretamente assim que ele ocorrer de novo.

      ujuruner.min.jpg

      Isto é basicamente tudo que este app faz, mas a GoPoint disponibiliza um total

      de 4 aplicativos na app store:

      agaherym.min.jpg

      Os 3 primeiros são gratuitos e o último é pago (US$4.99).

      PS: na primeira vez que iniciei o app ele automaticamente detectou uma nova

      versão de firmware para o meu aparelho e me perguntou se queria atualizar. o

      procedimento não levou mais de alguns segundos.

      GOPOINT APP

      O app GoPoint é um pouco mais interessante do que o anterior, visto que nele

      pode-se acompanhar em tempo real as leituras de alguns sensores do seu veículo.

      6yjajapy.min.jpg

      Ao abri-lo, a primeira surpresa é que ele não é integrado com o app BT1, então

      você precisa novamente entrar com todas as informações do seu cadastro e do

      veículo. A exceção é que aqui o campo do modelo do veículo é de texto livre,

      possivelmente porque, diferente do caso anterior, esta informação não fará

      diferença para o aplicativo.

      2usyvu3y.min.jpg

      Na tela de configurações é possível escolher entre medidas métricas ou da

      rainha, e ainda conferir alguns parâmetros do seu aparelho.

      ture2e8u.min.jpg

      A partir deste ponto, você poderá executar um “quick scan”, ou “scan” do

      veículo cadastrado. Ambas opções me parecem equivalentes, de forma que não

      notei nenhuma diferença entre elas. E não há absolutamente nenhuma documentação

      a respeito.

      Na tela de scan é possível acompanhar uma dezena de sensores, como mostrado

      abaixo. Novamente, não há nenhuma documentação então a interpretação do que

      cada um representa fica a cargo da sua imaginação.

      edesytyz.min.jpg6y2e5yru.min.jpgjybyrymy.min.jpg

      hagutary.min.jpgnebe5aba.min.jpgu3u9egez.min.jpg

      Aqui vale ressaltar que o aplicativo não detectou o sensor de fluxo de massa de

      ar do meu veículo, então ele não consegue obter a informação de consumo.

      Discuto um pouco mais sobre este problema logo abaixo, na seção do mpgLINK.

      Ao clicar em qualquer dos sensores se obtém um gráfico com histórico recente da

      leitura:

      ty9avyba.min.jpg6y7una5a.min.jpg

      ysama4a8.min.jpgu8e2u6yg.min.jpg

      Note que não é possível ajustar o eixo vertical do gráfico. Para alguns

      sensores isso inviabiliza qualquer utilidade do gráfico, visto que os valores

      não foram escolhidos adequadamente. Repare, por exemplo, no gráfico do sensor

      de temperatura do líquido de arrefecimento, que vai de -40C a 215C:

      avyrupup.min.jpg

      No uso típico do dia a dia, este sensor capta valores de 0C a ~90C que aqui

      representam sempre uma linha horizontal reta. Se eu pudesse escolher, faria o

      eixo vertical cobrir os valores de 80C a 100C, de forma que eu pudesse observar

      no gráfico as variações (positivas ou negativas) de 5C tipicas do sistema de

      arrefecimento.

      Outro sensor interessante é o de oxigênio, que me lembra (com o perdão das

      diferenças grosseiras) uma espécie de eletrocardiograma do motor. Eu gosto de

      observar o impacto dos diferentes regimes de rotação sobre ele e sua relação

      com o consumo instantâneo do carro.

      7uha9uqu.min.jpg

      Na tela de about é possível enviar um email para o suporte do fabricante, com o

      log do aplicativo automaticamente anexado.

      a4y9y4aj.min.jpg

      MPGLINK APP

      Este aplicativo promete manter registro e exibir o consumo típico (e emissões)

      do seu carro. Com estas informações é possível de forma prática policiar os

      hábitos de direção afim de economizar em combustível.

      Como comentado acima, não foi detectado em meu veículo o sensor MAF, o que

      tornou esse aplicativo inútil para mim.

      ynysedem.min.jpg

      Entrei em contato com o suporte e após análise das informações captadas pelo

      aparelho, eles concluíram que não era um problema de compatibilidade, mas sim

      que o meu carro não possui o sensor. Fiquei intrigado e fiz uma breve pesquisa

      sobre o assunto e de fato não encontrei o sensor onde ele possivelmente estaria

      (entre a caixa do filtro de ar e o motor). Ficarei muito grato à quem puder

      contribuir com alguma informação adicional.

      READYLINK APP

      Este app é o único pago da GoPoint e custa US$4,99.

      py5e3ype.min.jpg

      A propaganda é que ele deve verificar os erros anteriores registrados na

      central, mas no meu caso não encontrou nada muito embora eu tenha recebido luz

      laranja há algumas semanas atrás.

      Nas figuras abaixo demonstro os 7 sensores encontrados no meu veículo.

      eru4ybes.min.jpg6y2enyma.min.jpg

      Clicando em qualquer um deles nada acontece.

      CONCLUSÃO

      O GoPoint BT1 é um produto promissor e de grande potencial. O hardware, apesar

      de cumprir muito bem a sua função – comunicar com a central do veículo e

      entregar os dados ao celular -, tem acabamento de má qualidade e alto custo.

      Por outro lado, o software disponibilizado pelo fabricante é muito fragmentado

      (dividido em 3 apps diferentes) e deixa muito a desejar em todos aspectos:

      interface, usabilidade, funções, documentação, etc.

      O fabricante ainda oferece um quarto app pago, que promete oferecer algumas

      funções extras mas que se mostrou completamente inútil para mim por enquanto.

      Estou utilizando esta solução há pouco tempo e ainda é cedo para tirar

      conclusões precisas. Se você me perguntar hoje se vale a pena comprar o

      dispositivo, pela minha pouca experiência até então, eu responderia NÃO.

      Contudo, estou aguardando uma “oportunidade” surgir para colocar a prova a

      característica mais apelativa do produto: o diagnóstico da luz laranja.

      Neste meio tempo, a solução da GoPoint (hardware+software) como interface para

      os sensores do veículo (dashboard) é cara, amadora e pobre em funções. A não

      ser que você considere ir ainda mais fundo no bolso por um aplicativo de

      terceiros, como o DashCommand (US$49,99). Por enquanto, eu ainda não resolvi

      dar mais este passo de fé.

      Editado por Igor Feghali

      #170003
      Anônimo

        Aamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.

        Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk

        #170005
        Anônimo

          Aamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.

          Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk

          não postei ainda em outro fórum.

          não se preocupe, amanhã eu mesmo resolvo com calma quando estiver em um computador.

          #170007
          Anônimo

            Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.

            Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.

            Com vc o defeito e similar a isso ?

            #170009
            Anônimo

              <br />Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.<br />Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.<br />Com vc o defeito e similar a isso ?<br />

              <br /><br />infelizmente não pude ir no encontro essa semana.<br /><br />em relação ao seu problema, nunca observei isso no meu. na verdade eu evito de andar pouco com o carro, sempre faço trechos de mais de 5km – e quando possível saio apenas quando o motor já estiver aquecido (90C). <br /><br />quanto ao meu problema, eu realmente não cheguei a nenhuma conclusão ainda. a CSS primeiro disse que era combustível ruim então eu abasteci com podium. resultado: foi a época que o problema se manifestou com maior frequência. depois a CSS acusou o combustível no reservatório de partida a frio. resultado: passei a trocar a gasolina ali religiosamente a cada 7 dias. e parecia que estava perfeito até ele voltar mais uma vez. agora eu esvaziei completamente o reservatório e deixei a bomba desligada. não ocorreu mais nada, mas ainda estou aguardando.<br /><br />o que acontece é que ao ligar o carro tem dificuldade na partida e depois de muito insistir ele liga mas acende a luz da injeção e ativa o corte de giro em 3k rpm. por mais que você pise fundo ele nunca passa de 3000 giros. o carro vai andar alguns km até a rotação do motor ficar completamente louca e morrer. liga de novo e é como se nada tivesse acontecido.Editado Março 15, 2013 por Igor Feghali

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