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Tutorial – Limpeza do Radiador

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  • Este tópico contém 29 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 6 meses atrás por Anônimo.
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  • #26091
    Anônimo

      [img]http://img32.imageshack.us/img32/6194/hii7.jpg[/img]

      O sistema de refrigeração é um sistema fechado/selado. Este sistema vem montado desta forma de fábrica porque raramente precisa de algum tipo de manutenção, exceto pela troca dos líquidos contidos em seu interior.

      Alguns fabricantes recomendam a troca da solução a cada 10 000 km. Caso você tenha que completar o nível da água com freqüência é provável que haja algum tipo de vazamento. Além de possíveis vazamentos, ao longo do tempo dentro do sistema de arrefecimento, começa um processo de acúmulo de partículas (impurezas da água, corrosão das galerias, aditivos de má-qualidade, detritos das mangueiras, etc), que podem comprometer o funcionamento do sistema, provocando superaquecimento e consequente fundimento do motor.

      [img]http://img545.imageshack.us/img545/258/v7n0.jpg[/img]

      Portanto, para proceder à manutenção necessária, revise todas as mangueiras e dê um aperto geral em todas as abraçadeiras (há alguns tipos de abraçadeiras que não requerem apertos elas são colocadas e retiradas com uma ferramenta própria). Sempre faça a manutenção com o motor frio, pois o sistema contém alta pressão e atinge elevadas temperaturas causando queimaduras graves.

      O aditivo utilizado é de fundamental importância, pois ele altera as propriedades físico-químicas da água, de modo que a mesma tenha a sua temperatura de ebulição elevada e a de congelamento abaixada. Desta forma um aditivo de má procedência ou até a sua ausência (que não é raro), irá favorecer menor eficiência na refrigeração do motor, bem como as consequências do aquecimento excessivo. Por outro lado se você reside em regiões muito frias, estará sujeito ao inverso, o que pode ser também muito ruim, já que pode haver o congelamento da água do sistema, ocasionando rompimento de mangueiras, tubos/dutos do radiador e em situações extremas, até mesmo micro fissuras no bloco do motor, já que a água aumenta de volume quando congela.

      Por estas razões, fornecemos a seguir um tutorial de como realizar a manutenção do sistema de arrefecimento de seu carro. Depois de uma verificação visual e a constatação de que não há vazamentos, passemos para o primeiro passo:

      Retirar a Tampa

      Você deve abrir a tampa de expansão (ou a tampa do radiador), para facilitar a drenagem. Essa operação deve ser feita com o motor desligado e frio.

      Soltar a água

      Solte a mangueira inferior do radiador de forma que a água escoe.

      Verificar a cor da água

      Dependendo do tempo e do estado do sistema, a água deve sair com uma cor “alaranjada” do tipo “ferrugem”.

      Lavar o sistema

      Coloque uma mangueira dentro do reservatório de água (vaso ou tanque de expansão), deixando a água escorrer até sair limpa pela mangueira inferior que foi solta.

      Lavar o reservatório de água (vaso de expansão)

      Retire o vaso de expansão e lave-o em água corrente.

      Reapertar a mangueira e recolocar o vaso de expansão

      Depois de lavar o vaso de expansão, coloque-o em seu lugar, e depois aperte a mangueira inferior do radiador.

      Reabastecer o sistema

      Compre aditivo para água do radiador a base de ethileno-glicol. Note, existem aditivos falsos ou de má qualidade, portanto escolha uma marca conhecida ou de sua confiança. Geralmente em concessionárias você encontra produtos de boa procedência.

      Misturar Aditivo e Água (Proporção Certa)

      Siga as instruções no manual do fabricante do carro, mas se no manual não houver instruções para este procedimento, adicione os fluídos na seguinte proporção: 60% de água filtrada ou destilada para 40% de aditivo a base de ethileno-glicol.

      Ligar o carro

      Depois de seguir todas as instruções acima, feche a tampa do reservatório de expansão, certifique-se que todas as mangueiras foram conectadas. Após isso ligue o carro e deixe-o funcionando em marcha-lenta, até a ventoinha entrar em funcionamento, e verifique a existência de eventuais vazamentos.

      No mais, você vai ter a certeza de contar com um sistema de arrefecimento funcionando em perfeitas condições, garantindo entre outras coisas, também uma maior durabilidade de seu motor.

      Fonte: http://www.envenenado.com.br/manutencao/radiador/radiador.html

      #28093
      Anônimo

        É um ótimo tutorial .

        Os que não sabem , já vão economizar uns R$ 70,00 com a limpeza do radiador .

        #28094
        Anônimo

          Tá ficando bom demais isso aqui rapaziada!!!!

          Lembrando que segunda feira teremos 2 videos no nosso canal!!

          Vou trocar o rolamento de roda e limpar o sistema de arrefecimento!!!!! :ufa:

          #28095
          Anônimo

            Dica importante… lembrando que esse tutorial acima limpa apenas o radiador…

            Para efetuar a limpeza do sistema como um todo, inclusive trocando a água que está dentro dos dutos do motor, é necessário fazer o que está descrito acima, reabastecer o sistema com agua normal, ligar o carro, esperar que a ventoinha arme (haverá a troca da água quente que está nos dutos do motor com a água limpa que está no radiador) e fazer o mesmo procedimento descrito acima novamente, renovando assim a água de todo o sistema de arrefecimento!

            #28096
            Anônimo

              Rolamento de rola?

              Ê ê

              Huahua quero ver vídeo disso não :p

              Mas fds acho q vou me aventurar em limpar o radiador tb, aí vai ter mais um vídeo então :)

              Enviado de meu GT-I5510T usando o Tapatalk 2

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