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Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção Tutorial – Troca de Rolamento de Apoio Susp. Diant

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  • #1010123439
    Anônimo
      E ae galera tranquilo?

      É o seguinte, eu estava procurando um tutorial que explicasse (com fotos) como que se faz a troca dos rolamentos e batentes da suspensão dianteira do quadrado e não achei, porém, pesquisando na net encontrei um tutorial no clube do corsa que mostra direitinho como se faz, como se chamam as peças e as ferramentas a serem utilizadas…

      Como esse tuto é pro corsa ajudem a transformar ele pro gol. Tem como???
      Conforme vcs forem me falando eu vou alterando aqui e depois eu posto ele pronto blz.

      Abraço a todos.

      Tutorial – Troca de Rolamento de Apoio Susp. Diant.

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      E aeh pessoal, tudo certinho?!
      Antes de mais nada gostaria de deixar umas informações básicas…

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      Tempo para executar o serviço: 1 a 2 horas (Com todas as ferramentas + morsa)
      Grau de dificuldade de 0 a 10: 3 (Fácil, porém demorado)
      Custo das peças: R$44,00 (2 Pratos com rolamentos)
      Custo para ferramentas especiais: R$ 120,00 (Jogo de soquete + Encolhedor Mola)

      IMPORTANTE: Antes de querer sair trocando os rolamentos, leia todo o conteúdo deste TUTORIAL.

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      Bom, eu estava com um pequeno problema de alinhamento no carro, fui a uma oficina, fiz o alinhamento, mas não ficou do jeito que eu esperava, depois de uns dias, fiquei encucado, e decidi eu mesmo desmontar a suspensão dianteira pra conferir. Já tinha verificado os terminais de direção, e estavam OK, então fiquei desconfiado dos rolamentos de apoio da Suspemsão. Pois poderiam estar travados, não dando o alinhamento 100%. Decidido de desmontar a suspensão dianteira, fui as compras…

      Comprei dois jogos de ferramentas indispensáveis para essa manutenção. Um jogo de soquete para as porcas do amortecedor dianteiro e também traseiro, e um jogo de encolhedor de molas. Ambas ferramentas da marca Raven.

      Jogo de Soquete para Suspensão da Marca Raven Ref. 133207, fotos abaixo.
      Custa em média R$60,00.

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      Jogo Encolhedor de Mola Marca Raven Ref. 113081, fotos abaixo.
      Esse jogo não é específico para as molas do Corsa, mas atende muito bem, e é o mais em conta.
      Custa em média R$ 60,00. O específico para as molas do Corsa custo muito caro, mais de R$ 150,00.

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      Vocês podem pensar que não vale a pena a comprar as ferramentas, porém, o custo que você pode pagar na mão de obra para um mecânico trocar o rolamento da suspensão, você já paga no mínimo metade das ferramentas (R$ 60,00). Porém, essas ferramentas podem ser utilizadas para outras possíveis manutenções. Como por exemplo, trocar as molas ou rebaixar o carro, trocar os amortecedores dianteiros ou traseiros, caso venham a se danificar e outros. Resumindo, o custo do “investimento” compensa e se paga a longo prazo…

      Após a compra das ferramentas, comprei o par do rolamento de apoio, não consegui comprar apenas o rolamento. Tive que comprar Kit de Apoio (Prato com o Rolamento e o Anel de Nylon), segue fotos logo abaixo. Paguei R$ 22,00 cada Kit, R$ 44,00 no total das peças para as duas torres dianteiras.

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      Foto apenas do rolamento logo abaixo. Rolamento Marca BSB Rolamentos Ref. BSB-412. Ao pesquisar na Internet, encontrei o site http://www.bsbrolamentos.com.br
      No site verifiquei que esse rolamento é do Ford Escort Até ano 1992. Porém, também é utilizado na suspensão do Corsa.

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      COMEÇANDO O SERVIÇO

      Vamos aos ingredientes….rss

      Para Suspensão Lado Motorista:

      * Macaco – 1 Peça (O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
      * Chave de Roda – 1 Peça
      * Chave Ajustável/Inglesa 6″ ou 8″ – 1 Peça
      * Chave Combinada nº 18 – 1 ou 2 Peças
      * Chave Combinada nº 13 ou ½” – 1 Peça
      * Soquete nº 18 – 1 Peça
      * Soquete nº 13 – 1 Peça
      * Chave Catraca – 1 Peça
      * Coca 2 Litros – 1 Garrafa… rss

      Conforme Foto

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      Para Suspensão Lado Carona:

      * Macaco – 1 Peça ( O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
      * Chave de Roda – 1 Peça
      * Chave Ajustável/Inglesa 6″ ou 8″ – 1 Peça
      * Chave Combinada nº 18 – 1 ou 2 Peças
      * Chave Combinada nº 13 ou ½” – 1 Peça
      * Soquete nº 18 – 1 Peça
      * Soquete nº 13 – 1 Peça
      * Chave Catraca – 1 Peça
      * Chave Canhão nº 10 ou Chave Combinada nº 10 – 1 peça (Para Soltar Suporte dos Cabos Próx. Bateria)

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      SOLTANDO A SUSPENSÃO

      Afroxe pouca coisa os parafusos da roda antes de macaquear o carro.

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      “Macaqueie” o carro até o pneu apenas raspar no chão. Retire os parafuso e a roda.

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      Sem a roda procure calçar o conjunto do disco de freio e balança, no meu caso usei um pedaço de tronco.

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      Solte os parafusos da base da Torre/Amortecedor. Utilize a Chave Combinada nº 18 e a Chave Ajustável/Inglesa, ou solte com a Chave Catraca e o Soquete nº 18.

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      Sem os parafusos o conjunto do disco de freio e balança cairam sobre o calço.

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      Agora solte as porcas do Coxin superior. Utilize a Chave Combinada nº 13 ou a Chave Catraca com o Soquete nº 13. Quando estiver quase retirando por completo as porcas, procure segurar a torre com uma das mãos ou calçar com algum objeto.

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      Quando a torre estiver solta, procure retirar pelo espaço conforme mostram as fotos, é mais fácil.

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      Torre solta e fora do carro.

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      Com a Torre fora do carro, vamos a Morsa (Torno)

      Primeiramento fixe a torre na posição vertical, para melhor ajustar o encolhedor de mola.

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      Após colocar a Torre na morsa, deve-se observar os seguintes detalhes.
      Antes de começar a desmontar, verifique os detalhes conforme mostra as fotos.
      Observe os furos no Prato Superior, e também no Prato de Assento da Mola.
      “Marque” a posiçao dos furos, pois deve estar alinhado os dois furos, ou seja, o furo de cima (Prato com Rolamento) deve estar alinhado com o furo de baixo (Prato Assento da Mola). Cada carro têm um posicionamento diferente, então marque antes de começar a desmontar. Esse detalhe dos furos, pode interferir no alinhamento do carro, verificar esse alinhameno dos furos antes de desmontar, pois devem ser recolocados na mesma posição. Verifique as fotos abaixo.

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      Com a torre fixa na Morsa, procure a melhor posição para colocar o encolhedor de mola.
      Quanto mais distante você conseguir colocar as extremidades do encolhedor “na mola”, melhor. Fica mais fácil e mais rápido para encolher a mola.

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      Ao começar a encolher a mola, procure sempre apertar os dois lados por igual, Utilizando a Chave Ajustável/Inglesa. Aperte um lado, depois o outro, dando aperto por igual em ambos os lados.

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      Quando a mola estiver encolhida, a ponto de ficar livre para girar no prato e sem “encostar” no coxim superior, é hora de utilizar o Jogo de Soquete para soltar a porca da haste do amortecedor. Para soltar, utilize os Soquetes Alongados com Sextavado Interno nº 10 para fixação da haste do amortecedor,e o Soquete Sextavado Interno nº 18 para desrosquear a Porca M18. Para segurar o soquete da haste do amortecedor, utilize a chave combinada nº 14 e para segurar o soquete da porca, utilize a chave combinada nº 22. Evite deixar girar o soquete que segura a haste do amortecedor.

      Mola Encolhida
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      Porca do Amortecedor
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      Soquete Alongado nº 10
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      Soquete Alongado nº 18
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      Chave Combinada nº 14 e 22
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      Desapertando Porca
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      Caso ache melhor, para não fazer tanta força, posicione a torre na horizontal…

      Reposicionando
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      Após desapertar a porca M18, vamos retirar por parte…

      Primeiro a porca
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      Depois o “Copo da Porca”
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      Coxim do Amortecedor
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      Coxim do Amortecedor solto…
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      Depois é só sacar o Prato com o Rolamento…

      Prato Com Rolamento fora
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      Prato sem Anel de Isolamento da Mola
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      Prato com rolamento novo x velho
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      Após sacado o Prato com Rolamento, é trocar o velho pelo novo.
      É hora de montar… Mas para montar deve-se observar alguns detalhes dos furos, conforme citado mais acima. Ao começar a montar, primeiro puxe a haste do amortecedor (A haste vai ficar descendo…).

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      Depois coloque o Anel de Isolamento da Mola, encaixe na mola, conforme desenho/formato do Anel.

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      Coloque o Prato Com Rolamento, observando os furos/marcas de posicionamento, conforme já citado mais acima.

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      Agora coloque o “Copo da Porca”, depois a Porca M18 da haste do amortecedor. Procure fazer com um pouco de agilidade, pois a haste do amortecedor fica descendo, é normal.

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      Dê um pequeno aperto para porca não sair. Depois fixe a torre na posição horizontal, para melhor dar aperto. Sempre apertar a porca antes de “soltar” a mola. Com a mola solta do encolhedor você não consegue apertar bem a porca, e pode até espanar a rosca.

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      Depois de apertar a porca, comece a soltar o encolhedor da mola aos poucos, sempre um lado, depois o outro.

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      Feito isso, a torre está pronta para colocar de novo no carro, eeeeeeeeeee…. acabou-se os seu “pobremas” rss. Você vai sentir um pouco a diferença para alinhamento e até mesmo para fazer curvas.

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      Detalhes da torre do lado do carona. Proteção plástica dos cabos. Utilizar “Chave Combinada nº 10” para soltar as porcas de plástico. O Processo para desmontar e trocar o rolamento é o mesmo.

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      Pois bem pessoal, aí está o tutorial, têm bastente fotos, pode parecer complicado, mas é fácil demais. É um pouco demorado, mas é bem tranquilo de fazer. Se tiver um amigo pra ajudar em alguns momentos fica mais fácil…

      Espero ter colaborado, até mais pessoal.
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      Fonte: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=69229

      #1010123441
      Anônimo
        Raphaelsg,

        Beleza ???

        O tuto para o gol é quase igual sim, uma únoca coisa que eu poderia acrescentar aí seria a colocação do carro no cavelete e não em cima de um tronco !!!!
        Aliás esse tuto pode até ser considerado universal, pois as suspensões tipo mcpherson, (acho que é assim que se escreve) são praticamente iguais, mudando-se apenas alguns detalhes ……

        Abraços !!! :cool:

        #1010123443
        Anônimo
          Falae Bill beleza!

          Que bom que é quase igual, mais eu queria detalhar algumas coisas como a medida das ferramentas e a marca das peças originais e as paralelas de qualidade talvez fotos do próprio gol e etc, acho que seria bem útil.

          Aliás qual seria a marca original dessas peças?

          essa semana eu levei o carro no mecânico pq tá chacoalhando muito a direção e ele disse que tem que trocar o kit do amortecedor e as buchas da direção, só que eu troquei o kit faz 4 meses e o kit anterior durou 6 meses, não to gostando de ter que trocar isso 2 vezes no ano.

          O cara não coloco o carro no tronco não Bill, depois que ele tirou a torre ele só apoiou a bandeja no tronco, acho que se não apoiar ela pode forçar um pouco o restante do conjunto né.

          Abraço!

          #1010123445
          Anônimo
            Raphaelsg,

            Beleza sim !!!!

            Voltei ao texto mas não achei onde ele fala em colocar o carro no tronco, mas ta valendo ….. olhei as fotos de novo e não dá para perceber, mas em todo o caso vale o aviso, colocar o carro apoiado em cavaletes !!!!
            É estranho vc trocar tanto o kit dos amortecedores hein …. o meu faz tanto tempo que nem me lembro qdo troquei ……
            Não sei qual a marca original, mas acho que as da Cofap são boas sim, isso se elas não forem as originais sei lá …..
            E as ferramentas específicas da raven tambem são boas ……

            Abraços !!! :cool:

            #1010123447
            Anônimo
              Ótimo, mesmo depois de 3 anos do post, me ajudou muito com um G3.
              Parabéns e Obrigado.
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