Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Volkswagen apresenta robô que faz recarga de carros elétricos – Época Negócios
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por ClubedoGol.
-
AutorPosts
-
28/12/2020 às 18:17 #1010663332
A montadora alemã Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (28) que está trabalhando em um protótipo de robô para carregamento de veículo elétrico. De acordo com a montadora, o robô foi exibido pela primeira vez na forma de prova de conceito no final de 2019, mas o plano é continuar desenvolvendo a ideia. “Este é um dos conceitos de carregamento visionários que a Volkswagen espera expandir nos próximos anos. Sua tarefa: carregamento totalmente autônomo de veículos em áreas de estacionamento restritas, como garagens subterrâneas’, diz o comunicado da empresa à imprensa.
Ao estacionar seu carro elétrico em uma garagem, o motorista faz uma solicitação via aplicativo para que a bateria seja recarregada. O robô, então, se solta da estação onde fica acoplado, conecta-se a uma bateria móvel e a arrasta até o automóvel, fazendo o carregamento (veja vídeo abaixo). Quando o veículo está carregado, a máquina recolhe a bateria e a leva de volta para as prateleiras de carregamento. “Nosso robô de carregamento é apenas uma das várias abordagens, mas é sem dúvida uma das mais visionárias ”, explica Thomas Schmall, CEO do Volkswagen Group Components.
Com “olhos” e design que lembra o R2-D2 (o famoso robozinho da série Star Wars), o robô de carregamento opera de forma totalmente autônoma. Ele dirige de forma independente para o veículo a ser carregado e se comunica com ele: desde a abertura da tampa da tomada de carga até a conexão e desacoplamento do plugue. Todo o processo de carregamento ocorre sem qualquer envolvimento humano. “Estabelecer uma infraestrutura de carregamento eficiente para o futuro é uma tarefa central que desafia todo o setor”, diz Schmall. “Estamos desenvolvendo soluções para ajudar a evitar medidas autônomas caras. O robô de carregamento móvel e nossa estação de carregamento rápido flexível são apenas duas dessas soluções”, completou.
A Volkswagen já está construindo grandes redes de carregamento rápido nos Estados Unidos (Electrify America) e na Europa (Ionity). O robô parece ser uma solução de carregamento complementar, já que as redes de carregamento rápido não são realmente destinadas ao uso rotineiro; em vez disso, a maioria dos proprietários de carros elétricos deve fazer esse ‘abastecimento’ em casa ou em estacionamentos. Portanto, o robô pode ser uma maneira de tornar isso mais fácil.
O robô de carregamento provavelmente não será a solução definitiva, mesmo se acabar funcionando bem. A Volkswagen já está testando uma ideia diferente em partes da China e em sua cidade natal, Wolfsburg, na Alemanha, que envolve colocar baterias dentro do que parece um pilar de estação de recarga padrão. Isso permite que a estação de carregamento acumule energia, e ela seja usada para carregar veículos elétricos rapidamente, mesmo que a rede local não seja capaz de distribuir tanta eletricidade de uma vez. A Volkswagen disse que está planejando um lançamento mais amplo dessas chamadas “estações flexíveis de carregamento rápido” no início de 2021.
“A unidade de negócios está trabalhando atualmente em uma família completa de carregadores DC. A estação de carregamento rápido flexível será lançada no mercado no início de 2021. O robô de carregamento móvel atingiu com sucesso o status de protótipo e agora será desenvolvido de forma abrangente. Um dos pré-requisitos para a maturidade do mercado é a comunicação por app Car-to-X para facilitar o processo de cobrança autônomo’, diz o comunicado.
Segundo a montadora, no futuro, os Componentes do Grupo Volkswagen serão responsáveis por todas as atividades e sistemas de cobrança do Grupo Volkswagen. A intenção é integrar o robô de carregamento em um conceito geral que se concentrará no sucesso de longo prazo da mobilidade elétrica e, portanto, na eletrificação do transporte.
“Nossos desenvolvimentos não se concentram apenas nas necessidades dos clientes e nos pré-requisitos técnicos dos veículos elétricos, afirma Schmall. “Eles também consideram as possibilidades econômicas que oferecem aos parceiros em potencial. Eles permitem aos operadores de estruturas de estacionamento ‘eletrificar’ de forma rápida e simples cada vaga de estacionamento, utilizando o robô de carregamento móvel. Isso reduz qualquer trabalho de construção necessário, reduzindo ao mesmo tempo o custo potencial”, explica o executivo.
Confira como funciona o robô:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=yMC1H__xL3Y[/embed][embed]https://www.youtube.com/watch?v=Fk_j1m7ck0c[/embed]
Quer conferir os conteúdos exclusivos edição de dezembro/2020 de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.
Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.