Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Volkswagen Golf: as 8 gerações do hatch mais vendido do mundo – AUTO ESPORTE
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26/10/2019 às 11:33 #1010529774
A apresentação da versão 2020 do Volkswagen Golf marca 45 anos do hatch médio. O evento de lançamento da oitava geração ocorreu nesta quinta-feira (24) na cidade de Wolfsburg, na Alemanha — onde fica a sede mundial da montadora. No total, foram mais de 35 milhões de carros.
A primeira geração foi apresentada em 1974, mas só chegou ao Brasil 20 anos mais tarde, em 1994. Quatro anos depois, começou a ser fabricado por aqui — e a quarta geração ficou em linha por muitos anos. O hiato perante o Golf europeu só cessou em 2013, quando a marca lançou a sétima geração.
O sucesso da linha foi tamanho que a comemoração de um milhão de unidades fabricadas aconteceu já em outubro de 1976, apenas dois anos após a estreia e no mesmo ano da apresentação da icônica versão GTI.
Confira todas as gerações do Golf e relembre a evolução do hatch até a oitava geração.
Primeira geração
A primeira geração foi lançada em 1974 na Europa e chegou ao mercado com um desafio: ser um sucessor à altura do Beetle (o Fusca), que teve mais de 21,5 milhões de unidades produzidas. Desenhado pela lenda Giorgetto Giugiaro, o Golf tinha proposta de ser um carro espaçoso e seguro, além de ser um dos pioneiros da VW com tração dianteira.
Vinha equipado com motores de 1.1, 1.3, 1.5 ou 1.6. O GTI 1.6 de 110 cv foi introduzido com alarde. Embora não tenha sido o primeiro hatch esportivo do mundo, a versão praticamente virou sinônimo do segmento. Em 1979, a versão conversível foi apresentada ao público e se tornou a mais charmosa da gama.
Após quase 7 milhões de unidades vendidas, a primeira geração foi aposentada na Alemanha em 1983, porém, o modelo sobreviveu na África do Sul como Citigolf e foi produzido entre 1984 e 2009.
Segunda geração
Na segunda geração, de 1983 a 1991, o consumidor encontrava no Golf mais espaço. Suas dimensões eram maiores e a aerodinâmica foi aprimorada. Foi a primeira vez que o modelo contou com catalisador e freios ABS.
Durante este intervalo, a segunda geração do Golf GTI também foi lançada. No início, a configuração vinha com motor 1.8 8 válvulas de 112 cv, mas logo chegou a opção 16V de 139 cv.
Contudo, o grande destaque em desempenho é o Golf GTI G60, dotado de motor 1.8 16V com compressor volumétrico e nada menos do que 210 cv. Para ajudar a despejar tudo isso no solo, o modelo apostou em tração integral de série.
3ª geração
A terceira encarnação do hatch chegou na Europa em 1991, mas foi só três anos depois que o alemão finalmente desembarcou no Brasil. A terceira geração começou a ser importada em 1994.
O GTI 2.0 mexicano de 116 cv foi o primeiro a chegar, mas logo foram lançados o GL 1.8 de 90 cv e o GLX 2.0, este com a mesma potência do esportivo. Os mais raros são o Golf Cabriolet 2.0 e o VR6 de 174 cv, o mesmo motor seis cilindros visto em carros como o Passat.
Quarta geração
A quarta geração foi lançada em 1997. Conhecido como sapão por seus faróis arredondados, o quarto Golf foi o primeiro a ser produzido no Brasil, em 1998, após ter sido trazido como importado por um curtíssimo prazo. A plataforma também serviu ao Audi A3 nacional.
Os motores podiam ser 1.6, 2.0 ou 1.8 turbo (primeiro com 150 cv, depois com 180 cv e, no final, 193 cv). Até mesmo a rara versão VR6 2.8 de 200 cv (o seis cilindros foi feita em uma tiragem limitada a 100 unidades por aqui. A produção foi até 2003 na Europa, contudo, o Golf MK4 foi reestilizado no Brasil e ficou em produção até 2014!
Na Europa, o grande destaque em motorização foi a introdução do 1.9 TDI, o primeiro diesel de injeção direta da marca e, talvez, o motor do tipo mais elogiado da época.
O mais bacana de todos foi o Golf R32, o primeiro R da gama. Introduzido em 2005, o conta com um V6 3.2 aspirado de 250 cv para ir de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e chegar aos 250 km/h.
Além de usar motor turbo a gasolina em grande tiragem, o Golf IV também introduziu tecnologias de ponta, entre elas, o controle de estabilidade e tração e também os airbags laterais. Em 1999, a Volkswagen lançou o primeiro modelo com câmbio de seis marchas e, três anos depois, a marca estreou o motor de injeção direta a gasolina.
Quinta geração
Entre os anos de 2003 e 2008 foi lançada a quinta geração. Neste período foi comemorada a produção de 25 milhões de unidades do hatch desde a estreia. A geração nunca foi trazida oficialmente para o Brasil, entretanto, dá para comprar o Jetta ou Jetta Variant, dois derivados do Golf.
O GTI estreou o primeiro motor 2.0 TSI (turbo de injeção direta) a gasolina. Os 200 cv eram aproveitados de forma quase ininterrupta graças ao câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas. A arrancada até os 100 km/h leva 6,9 s e a máxima encosta nos 234 km/h.
O mais memorável dos Golf MK5 foi o GTI W12, um monstro com motor 12 cilindros em W instalado em posição central traseira. O propulsor 6.0 de 650 cv o empurrava aos 100 km/h em 3,7 s. A velocidade máxima de 325 km/h é a mesma do Lamborghini Diablo. Pena que foi um protótipo único.
Sexta geração
Produzida de 2008 a 2013, a sexta geração ganhou cinco estrelas no teste de impacto do EuroNCAP e o título mundial de “Carro Mundial do Ano” de 2009. Os novos recursos incluíam start/stop e seleção de modos de condução. O Jetta antigo era feito sobre essa geração do médio.
O carro nunca desembarcou por aqui. É uma pena, pois bem queríamos o GTI de 210 cv, capaz de superar a imobilidade e chegar aos 100 km/h em 6,5 segundos. O câmbio DSG de seis velocidades é o mesmo do antecessor.
Vale lembrar que, durante o tempo em que a quinta e sexta gerações foram apresentadas na Europa, a fabricação do Golf no Brasil ficou estagnada na quarta geração.
Sétima geração
Só em 2013 que o Brasil foi contemplado com a volta do Golf. Importada, a sétima geração do hatchback chegou em três versões: a esportiva GTI com motor 2.0 e a Highline 1.4 TSI com câmbio automático de dupla embreagem com seis ou sete marchas — este último logo foi substituído pelo Tiptronic automático de seis velocidades. A nacionalização se deu em 2016, mas a gama foi descontinuada faz pouco tempo.
Oitava geração
Hoje, o hatch enfim estreia a oitava geração. As vendas começam em dezembro na Alemanha e na Áustria. Ainda não há previsão de chegadada no Brasil.
O modelo contará com dez versões: uma com sistema híbrido leve e potências de 110 cv, 130 cv e 150 cv; duas do tipo hibrido plug-in (GTE), com 204 cv e 245 cv.
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