Fruto da joint ventureVolkswagen-JAC, a submarca de carros elétricos de baixo custo Sihao (sol em chinês) mostrou algumas novidades no Salão do Automóvel de Guangzhou, entre elas um interessante subcompacto chamado E10X. O pequeno carro de zero emissão começa a ser vendido na China no primeiro trimestre de 2021.
Com proposta urbana, o E10X possui 3,65 metros de comprimento (praticamente a mesma dimensão que um VW up!), cinco portas e capacidade para cinco passageiros, que chamou a atenção na mostra pelo custo benefício atraente e soluções tecnológicas interessantes para um carro deste porte.
6Fotos
Baseado no conhecido JAC iEV20, este novo modelo teve o interior totalmente redesenhado pela JAC, adotando um visual mais ‘clean’ e moderno, típico dos carros elétricos mais recentes. O painel conta com duas telas, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de informação e entretenimento enquanto o console abriga uma base para recarga sem fio de smartphone.
No entanto, seu destaque é o sistema de propulsão que possui um motor elétrico de 45 kW (61 cv) e uma bateria LiFePO4 de 30 kWh livre de cobalto, o que é um diferencial para um carro deste segmento. A autonomia é de 302 km com uma carga pelo ciclo NEDC ou 260 km pelo padrão mais rigoroso WLTP.
São números que o colocam no mesmo patamar do Volkswagen e-up! vendido na Europa e que deve vir ao Brasil em 2021. Graças à produção local e uso de uma bateria com menor custo de produção o preço ficará em um patamar interessante, entre 50.000 e 80.000 yuans, o equivalente de R$ 39.500 a R$ 63.200 em uma conversão direta.