Carregando agora
Volkswagen Nivus inaugura nova categoria de SUVs, mas já aguarda rivais de peso

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Volkswagen Nivus inaugura nova categoria de SUVs, mas já aguarda rivais de peso

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010599582
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      O Volkswagen Nivus não será um lançamento importante apenas por sua relevância no mercado brasileiro. Ele estreia com o status de ser o primeiro SUV cupê compacto fabricado no Brasil.

      A categoria, porém, não é novidade na indústria automotiva. Ela surgiu no fim dos anos 2000 no segmento de veículos premium, quando a BMW decidiu criar algo diferente dos SUVs, que já faziam sucesso naquela época.

      Ame ou deixe

      X6 foi o primeiro SUV cupê do mundo - Divulgação

      X6 foi o primeiro SUV cupê do mundo

      Imagem: Divulgação

      Foi o BMW X6 que inaugurou o conceito de SUV cupê em 2008, mesclando o porte imponente dos SUVs com o estilo mais esportivo dos cupês – categoria de veículo com linhas mais ousadas e tradicionalmente com carroceria de três volumes e duas portas.

      Apesar das críticas sofridas até hoje, o X6 se tornou um dos maiores sucessos da BMW mundo afora e atualmente está na terceira geração.

      GLE Coupé foi primeiro rival do BMW X6 - Divulgação

      GLE Coupé foi primeiro rival do BMW X6

      Imagem: Divulgação

      Diante das boas vendas, a concorrência se viu obrigada a correr atrás do prejuízo. A Mercedes-Benz foi a primeira a lançar um concorrente, o GLE Coupé, em 2015.

      O modelo, inclusive, causou polêmica por ser muito parecido com o arquirrival. A Audi trouxe o Q8 em 2018 e a Porsche só lançou o Cayenne Coupé em 2019.

      Pioneiro no Brasil

      Design ousado será marca registrada do SUV cupê, que é mais longo do que T-Cross - Reprodução

      Design ousado será marca registrada do SUV cupê, que é mais longo do que T-Cross

      Imagem: Reprodução

      O Nivus não será o primeiro SUV cupê fabricado no Brasil, já que o BMW X4 é produzido em Araquari (SC) desde agosto de 2016.

      Porém, o modelo da VW será, sim, o precursor dos SUVs cupês compactos no mercado brasileiro.

      Desenvolvido totalmente no país, o Nivus aproveita a plataforma do Polo. Ele terá 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos, sendo mais comprido do que o T-Cross. O porta-malas será maior (415 litros contra 373 litros), mas o espaço interno será menor, já que o T-Cross aproveita o entre eixos de 2,65 metros da base do Virtus.

      Central multimídia VW Play foi desenvolvida inteiramente no Brasil - Divulgação

      Central multimídia VW Play foi desenvolvida inteiramente no Brasil

      Imagem: Divulgação

      O design ficou a cargo da equipe de design liderada por JC Pavone e traz elementos que devem ser vistos nos futuros lançamentos da VW. O estilo é bem diferente do que existe na gama atual da fabricante no Brasil e é inspirado nos SUVs que a marca vende lá fora.

      O interior, porém, virá de um velho conhecido, já que o painel será praticamente o mesmo do Polo.

      E os rivais?

      Fiat já testa SUV cupê que vai rivalizar com Nivus - Cloud of Vape/Acervo Pessoal

      Fiat já testa SUV cupê que vai rivalizar com Nivus

      Imagem: Cloud of Vape/Acervo Pessoal

      O Nivus não terá sossego por muito tempo. Isso porque a Fiat já prepara o lançamento de um SUV cupê baseado no Argo.

      O modelo chegaria já entre o final deste ano e o começo de 2021, mas deve atrasar alguns meses (possivelmente seis) por conta da pandemia.

      Os dois modelos devem lutar pela liderança do segmento e brigar com alguns SUVs compactos.

      A intenção da VW é posicionar o Nivus acima do Polo (com quem ele compartilha plataforma) e abaixo do T-Cross. Ou seja, podemos esperar preços na faixa de R$ 75 mil a R$ 95 mil.

      Duster acaba de ser renovado e ganhou mais itens de série - Divulgação

      Duster acaba de ser renovado e ganhou mais itens de série

      Imagem: Divulgação

      Como ainda não haverá um rival direto no segmento, o Renault Duster surge como um dos principais rivais do Nivus. Repaginado, o SUV ganhou novo design e mais itens de série. Motor e câmbio, porém, permanecem inalterados: trata-se do 1.6 da família SCe (que entrega até 120 cv e 16,2 kgfm) com câmbio CVT. Os preços do modelo variam de R$ 74.690 a R$ 90.690.

      Honda WR-V será um dos rivais do Nivus - pelo menos no preço - Divulgação

      Honda WR-V será um dos rivais do Nivus – pelo menos no preço

      Imagem: Divulgação

      Outro modelo que pretende dificultar a vida do Nivus é o Honda WR-V. O aventureiro da marca japonesa traz muita coisa do Fit, até porque é baseado no monovolume. Mudam apenas o design e a suspensão. O motor é o 1.5 i-VTEC de até 116 cv e 15,3 kgfm. Preços vão de R$ 84.800 (EX) a R$ 89.100 (EXL).

      EcoSport aposta em motor potente para ganhar vendas - Murilo Góes/UOL

      EcoSport aposta em motor potente para ganhar vendas

      Imagem: Murilo Góes/UOL

      Por fim, o terceiro concorrente direto será o Ford EcoSport. O grande destaque do modelo é o motor 1.5 de três cilindros que entrega até 137 cv e 16,2 kgfm. Nas versões de entrada e intermediárias, os preços do EcoSport partem de R$ 75.690 na versão SE 1.5 e vão a R$ 87.890 na configuração Freestyle 1.5 AT.

      Versões de entrada de SUVs compactos como Nissan Kicks, Jeep Renegade e Hyundai Creta também vão disputar o mesmo consumidor do Nivus, pelo menos no preço.

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.