Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Volkswagen vai abrir seis fábricas de baterias para carros elétricos
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15/03/2021 às 17:28 #1010683838
Como parte do plano, seis fábricas de células, com uma capacidade de produção total de 240 GWh por ano, serão instaladas na Europa até o final da década. A Volkswagen também busca a expansão global de uma rede pública de carga rápida. Com isso em mente, foram acertadas cooperações na Europa com as empresas de energia e petróleo BP (Grã-Bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália).
As duas primeiras fábricas funcionarão na cidade sueca de Skellefteå e em Salzgitter, na Alemanha. A Volkswagen decidiu concentrar a produção de suas células premium na fábrica sueca de “Northvolt Ett“, em Skellefteå, em colaboração com a Northvolt. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.
Já a fábrica operada atualmente pela Volkswagen em Salzgitter produzirá a célula unificada para o segmento de alto volume a partir de 2025 e desenvolverá inovações nas áreas de processo, design e química. Uma capacidade de produção de até 40 GWh por ano também está planejada para Salzgitter. Essa mudança de foco vai proporcionar maior economia de escala e diminuir a complexidade da produção.
Ambas as fábricas serão abastecidas com eletricidade produzida por fontes de energia renováveis. Potenciais localizações e parceiros para as outras fábricas estão sendo estudadas nesse momento.
Nova célula unificada proporcionará enorme economia de custos a partir de 2023
A Volkswagen está se esforçando para obter avanços significativos no sistema de baterias, incluindo todos os seus componentes, diretamente até a célula básica. A intenção é reduzir o custo e a complexidade do produto ao mesmo tempo em que aumenta sua autonomia e performance.
À parte da planejada produção própria, importantes benefícios nos custos são esperados inicialmente graças à nova célula unificada. Ela está programada para lançamento até 2023 e será instalada nos veículos do grupo em até 80% de seus veículos elétricos em 2030. Outras economias serão obtidas pela otimização do tipo da célula e a adoção de métodos de produção inovadores, assim como uma reciclagem consistente.
A Volkswagen quer assim reduzir gradualmente os custos das baterias no segmento de entrada em até 50% e no segmento de alto volume em até 30%. A expectativa é reduzir o custo dos sistemas de baterias para abaixo de 100 euros por quilowatt-hora, em média.
18 mil postos públicos de carga rápida até 2025
Juntamente com suas parceiras, a empresa pretende operar cerca de 18 mil postos públicos de carga rápida na Europa até 2025. Isso representa uma expansão da rede de carga rápida de cinco vezes em comparação com atualmente e corresponde a cerca de um terço da demanda total prevista para o continente para 2025. Isso será alcançado através de uma série de parcerias estratégicas, além da joint venture Ionity.
A Volkswagen quer estabelecer cerca de 8 mil pontos de carga rápida através da Europa juntamente com a BP. Os carregadores rápidos, com capacidade de carga de 150 kW, serão instalados num total de 4 mil postos de combustíveis da BP e da ARAL, a maioria deles localizada na Alemanha e Grã-Bretanha. Em cooperação com a Iberdrola, a Volkswagen vai cobrir as principais rotas de tráfego na Espanha. Na Itália, a Volkswagen quer colaborar com a Enel para estabelecer uma rede de carga rápida tanto ao longo das rodovias como em áreas urbanas. A Volkswagen investirá um total de cerca de 400 milhões de euros no programa europeu até 2025, com investimentos adicionais trazidos por parceiros externos.
Integração da cadeia de valores
Além da célula unificada e da expansão consistente da produção própria, o novo roteiro tecnológico do grupo também vai focar na integração de mais etapas ao longo da cadeia de valores até a reciclagem industrial. Juntamente com parceiros estratégicos selecionados, a Volkswagen quer garantir assim o fornecimento de células para sua ofensiva elétrica no longo prazo.
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