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Volkswagen Virtus Exclusive: quando tudo é só uma questão de estilo

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      Por  Rafael Poci Déa

      De GTS para Exclusive. Mais que uma troca de nomenclatura, trata-se de uma mudança de missão – pois este Virtus, de certo modo, substitui o extinto Jetta 1.4. O preço parte de R$ 150.990, valor que o faz invadir a praia tanto de SUVs como o T-Cross 200 TSI (R$ 140.690) quanto de sedãs médios como o Toyota Corolla GLi (R$ 148.990).

      O design foi levemente mudado, mas ele usa o mesmo 1.4 turbo de injeção direta (EA211) com câmbio automático de seis marchas. Com 4,560 m de comprimento e 2,651 de entre-eixos, o Virtus tem 521 litros de porta-malas, bem mais que nos SUVs compactos – mas é preciso gostar da posição de dirigir mais baixa e da dinâmica mais conectada ao motorista (para nós, é uma vantagem).

      Ao volante, os 150 cv de potência (etanol) e 250 Nm de torque disponível a baixas rotações se traduzem em eficiência sem abrir mão da diversão ao volante. Embora o Corolla GLi tenha 177 cv e 210 Nm, a entrega deste Virtus Exclusive é mais direta, mesmo com o turbo lag (atraso antes de o turbo atuar) evidente e a calibração do pedal direito voltada ao conforto. A relação peso-potência é de bons de 8,39 kg/cv, permitindo ao sedã acelerar de 0-100 km/h em 8,5 segundos.

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      Como modo de se diferenciar das versões 1.0, a Exclusive tem acabamentos diferentes e o logo espalhado pelo interior e pela carroceria

      A moderna plataforma MQB traz direção eletricamente assistida, rápida no esterço e no retorno, e volante com aletas para trocas sequenciais de marchas (se preferir, pode usar a alavanca). Pena que, dependendo da situação, o câmbio AQ250 fique indeciso e demore para reduzir marchas. Os modos Eco, Normal, Sport e Individual alteram motor/transmissão, direção, funcionamento do ar e do ACC e o som do motor. Sim, há emulador de som (mantido do GTS), e o trabalho em adaptar as suspensões foi ótimo, garantindo conforto na cidade mesmo com rodas aro 18” e pneus de perfil baixo. Ele aponta a dianteira com facilidade e não exige correções de trajetória.

      Com 700 quilômetros percorridos, nossas médias ficaram em 13,7 km/l na cidade e passaram de 17 km/l na estrada, usando gasolina. E, na hora de conter os ânimos, os freios têm discos ventilados no eixo frontal e sólidos atrás, mantendo o característico acionamento “borrachudo” dos carros da marca. Na segurança, ele tem seis airbags, ESP, bloqueio do diferencial, detector de fadiga e frenagem pós-colisão. Gosto é subjetivo, mas se você quer um três volumes afiado e com porta-malas grande, este Virtus é uma compra a ser considerada.

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      Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI

      Preço básico R$ 150.990
      Carro avaliado R$ 150.990

      Motor: quatro cilindros em linha 1.4, turbo, injeção direta
      Combustível: flex
      Potência: 150 cv a 4.500 rpm (g/e)
      Torque: 250 Nm a 1.500 rpm (g/e)
      Câmbio: automático sequencial, seis marchas
      Direção: elétrica
      Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
      Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
      Tração: dianteira
      Dimensões: 4,560 m (c), 1,751 m (l), 1,471 m (a)
      Entre-eixos: 2,651 m
      Pneus: 205/45 R18
      Porta-malas: 521 litros
      Tanque: 49 litros
      Peso: 1.258 kg
      0-100 km/h: 8s5 (e)
      Vel. máxima: 207 km/h (g) e 209 km/h (e)
      Consumo cidade: 11,7 km/l (g) e 8,1 km/l (e)
      Consumo estrada: 14 km/l (g) 9,9 km/l (e)
      Emissão de CO2 105g/km
      Com etanol = 0 g/km
      Consumo nota C
      Nota do Inmetro: B
      Na categoria: C (Médio)



      Reportagem no site

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