rewrite this content in portuguese:
O ano da Volkswagen ficou marcado por várias apresentações de novos carros, de marcos, efemérides, mas também de notícias menos boas como cortes de despesa no grupo.
Foi já em fevereiro que se ficou a saber que cinco anos depois de ter iniciado a sua produção, o T-ROC alcançava o primeiro milhão de unidades produzidas. Depois de encerrada a produção do Sharan, a Autoeuropa concentrou-se em pleno no fabrico do T-Roc e em 27 de janeiro, praticamente seis anos depois de ter iniciado a sua produção, o SUV da Volkswagen acaba de alcançar a fasquia de um milhão de unidades produzidas, um marco que é desejado por qualquer construtor.
Já em março, apenas dois anos e meio depois de termos conhecido o primeiro ID.3, a marca apresentou-nos o seu sucessor, com modificações inspiradas pelas opiniões dos clientes e destinadas a reforçar a qualidade deste modelo. O Volkswagen ID.3 foi o primeiro automóvel da família de modelos totalmente elétricos da marca, aqueles que ostentam a designação “ID”, e que já superaram a fasquia das 600 mil unidades em circulação um pouco por todo o mundo. Atualmente, dois anos e meio depois, são já seis os modelos ID baseados na plataforma modular destinada a automóveis 100% elétricos do Grupo VW (MEB), mas a apresentação desta nova geração do ID.3 marcou o início de um processo programado pela Volkswagen, que inclui o lançamento de dez novos automóveis totalmente elétricos até 2026.
No mesmo mês, o Volkswagen ID. Buzz eleito o carro do ano internacional. Um painel de designers de automóveis internacionais, engenheiros, ‘titãs’ da indústria automóvel, lendas dos desportos motorizados, jornalistas especializados, emissoras, profissionais de comunicação social e membros do público votaram nos seus Melhores Automóveis do Ano 2023/2024 e o grande vencedor foi o ID da Volkswagen.
A Buzz, um ícone herdeiro do ‘pão de forma’ emergiu como o Carro do Ano Mundial COTY
Já em abril, a Volkswagen celebrou os 50 anos do Passat. O ano de 1973 assistiu ao lançamento do Passat, uma nova família de modelos equipados com um motor arrefecido por água. Foi o início de uma história de sucesso mundial que continua até aos dias de hoje.
Pouco depois ficou a saber-se que a nona geração do Volkswagen Golf será totalmente elétrica. A confirmação foi dada pelo CEO da empresa, Thomas Schäfer. Isto é algo que representa uma grande mudança na história do bem sucedido modelo, que está no mercado há quase meio século (foi lançado em 1974), e que já tem oito gerações.
Ainda em abril, o novo Volkswagen ID.7 foi apresentado, o primeiro VW totalmente elétrico para a classe média superior, e que surgiu om uma autonomia até 700 Km.
Para a Green NCAP, o Volkswagen T-Roc tornou-se o carro a gasolina mais ecológico já testado.
Os testes revelaram que o Volkswagen T-Roc obteve o ‘Índice de Ar Limpo’ mais elevado de todos os automóveis a gasolina e a gasóleo que o Green NCAP avaliou até à data.
Em maio, a Volkswagen celebrou 25 anos do Polo GTI com edição especial, o Polo GTI Edition 25.
Foi em 1998 que o Volkswagen acrescentou pela primeira vez a icónica designação GTI no Polo. E agora, um quarto de século após o lançamento do Polo III GTI, a Volkswagen apresentou uma edição limitada do atual Polo GTI de 207 cv de potência.
Ainda em maio, o novo Volkswagen Touareg foi apresentado. Duas décadas depois do primeiro Touareg ter sido mostrado ao mundo, e até dado cartas no Dakar. Nasceu em 2002, geração que durou até 2010, quando surgiu a segunda. A terceira arrancou em 2018 e agora o Volkswagen Touareg teve um ‘upgrade’, novo visual, mas há mais novidades num carro com uma história de sucesso e que já vendeu mais de 1,13 milhões de unidades.
O Novo VW Amarok foi apresentado em julho pela Volkswagen Veículos Comerciais. Mais de 20 novos sistemas de assistência ao condutor, serviços conectados, motores eficientes e de elevado binário, nova tecnologia de tração integral, acessórios feitos à medida e um claro ADN de design Volkswagen fazem do novo Amarok uma das pick-up mais versáteis e bem equilibradas do mundo.
Também em julho, a Volkswagen realizou os seus primeiros testes de condução autónoma com passageiros. É claramente este o futuro da mobilidade, mas para já os passos são ainda de ‘bebé’, mas a verdade é que o desenvolvimento de veículos autónomos para utilização em serviços de mobilidade e transporte está a fazer grandes progressos na Volkswagen Veículos Comerciais.
No caminho para a produção em série, o Volkswagen ID. Buzz AD (Autonomous Driving), de condução autónoma, circulou pela primeira vez na estrada
Depois de em 1988 a Volkswagen ter produzido a primeira caravana California, a partir do VW Bus, a Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) apresentou o California Concept com tecnologia híbrida plug-in, que antecipa a versão de produção da nova geração 35 anos depois da original.
Depois de ter vendido 260.000 unidades desta linha de produtos, a VWCV revelou em estreia mundial o novo California Concept na exposição Salão de Caravanismo de Düsseldorf, tendo por base a versão longa da Multivan.
Em setembro ficou a saber-se que o Volkswagen Golf GTI iria ‘virar’ elétrico: VW ID.GTI
A Volkswagen anunciou o seu concept VW ID.GTI, que antecipa a futura chegada de um GTI elétrico, que deve estar à venda na Europa em 2026. O concept ID GTI remete para o Golf GTI original que foi revelado pela primeira vez há 48 anos no Salão Automóvel de Frankfurt. A ideia da VW é um desportivo elétrico que também se adequa ao uso diário.
Em setembro, o novo Volkswagen ID.3 passou a estar disponível em Portugal. Cerca de dois anos e meio depois do primeiro ID.3, a Volkswagen apresentou o seu sucessor em março, tendo em atenção o feedback dos clientes e com a intenção de reforçar a qualidade do modelo. Em setembro, passou a estar disponível em Portugal.
Nesse mesmo mês de setembro, a Volkswagen apresentou terceira geração do Tiguan, com muitas novidades, trazendo ainda novas motorizações híbridas plug-in, que permitem uma autonomia elétrica de cerca de 100 quilómetros e carregamento rápido em corrente contínua.
Em outubro o ID.7 foi eleito Carro do Ano 2024 na Alemanha. A votação foi realizada por um júri composto por 29 jornalistas do setor automóvel alemão e 10 internacionais. O novo modelo 100% elétrico superou a concorrência de veículos de todas as categorias.
Foi por essa altura que se ficou a saber também que a Volkswagen estava a preparar a sua rede de produção sediada na Alemanha para o futuro, preparando as suas instalações para uma utilização rentável da capacidade e para a perspetiva económica dos próximos anos. A alocação eficiente de veículos e aumento da produtividade são aspetos-chave do programa de desempenho Accelarate forward | Road to 6.5″ iniciado pela marca.
Mesmo no fim do mês a Volkswagen apresentou o futuro ID.7 Tourer, para já apenas um Concept Car camuflado, mas quase em fase de produção. É a primeira carrinha totalmente elétrica da Volkswagen e será será lançado na Europa em 2024.
O mundo da indústria automóvel muda a uma velocidade tremenda e as forças dentro da indústria vão mudando. O grupo VW passa por uma fase de menor fulgor e iniciou um programa de corte de despesa para manter a sua competitividade.
Com o reforço de posição de outros grupos e com o mercado dos elétricos a promover a chegada de novas marcas, a VW perdeu alguma força e é agora obrigada a tomar medidas. O fabricante de automóveis está a meio de negociações com o seu conselho de empresa sobre um esquema de redução de custos na sua marca VW, o primeiro passo num esforço de todo o grupo para aumentar a eficiência na transição para os automóveis elétricos. A VW procura cortar em 10 mil milhões de dólares.
Em novembro ficou a saber-se que a Volkswagen considera produzir modelo elétrico com preço mais acessível do que o planeado ID.2. Em março passado a Volkswagen revelou os planos para a produção de um automóvel compacto, com preço abaixo dos 25.000 Euros. A Volkswagen ainda não tomou uma decisão oficial sobre a produção de um carro elétrico com preços base de 20.000 Euros, mas o CEO do grupo, Oliver Blume, está convencido que com a redução dos custos das baterias, isso pode acontecer na segunda metade da década, disse na conferência Süddeutsche Zeitung Der Wirtschaftsgipfel, em Berlim.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)