Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › A Volkswagen enganou a todos – e por que todos nós deveríamos ficar putos | Indústria
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/04/2021 às 06:39 #1010688968
“A Volkswagen das Américas desenvolveu e implementou uma campanha de marketing para chamar atenção — e também com uma piscadela — para a e-ofensiva e o lançamento do ID.4 nos Estados Unidos. Desde o início, a intenção era aumentar no país o conhecimento de um problema corporativo e industrial importante. Já houve campanhas similares em Wolfsburg: em 2003, a renomeação temporária de Wolfsburg para Golfsburg chamou a atenção para o lançamento do Golf de então. As muitas respostas positivas nas redes sociais mostram que alcançamos esse objetivo.”
Nada de mea culpa. O problema é o seguinte: a imprensa mundial está numa cruzada para combater a desinformação, a propagação de informações falsas (as fake news), as falsas promessas e até mesmo as incursões incessantes daqueles que tentam se aproveitar da fragilidade do momento.
É mentira que a Volkswagen irá mudar o nome para Voltswagen nos Estados Unidos. Porém, há várias razões para sustentar a veracidade da ideia. Eis algumas:
1)O desempenho comercial da empresa é pífio nos EUA
2)A VW tenta se recuperar mundialmente por conta de escândalos de fraude e corrupção, como o dieselgate. A própria Amarok vendida no Brasil também fraudava as emissões.
3)As fábricas estão imersas em um plano mundial rumo à eletrificação. Diversas empresas, como a GM, modificaram seus logotipos para que pudessem expressar o compromisso com a viabilização dos carros elétricos.
4)A empresa utilizou seu aparato OFICIAL para fazer o anúncio, incluindo falas do presidente, e a disseminação da piada por meio de porta-vozes da filial americana.
5)Esse tipo de brincadeira é tradicional na indústria, mas SEMPRE apenas em 1º de abril.Quando começou a ser questionada sobre a veracidade dos fatos, a Volkswagen America decidiu “bancar” a brincadeira, ainda que a dois dias de April´s Fool – o equivalente ao nosso 1º de Abril. Quando viram que a piada flopou, a VW alegou que uma “comunicação oficial com a trolagem” havia vazado antes da hora.
O malfeito internacional precisou ser remediado, mas pegou muito mal. Autoesporte entende que o humor e a graça são indispensáveis. Quem acompanha o nosso Instagram, aliás, está acostumado com as nossas enquetes, com provações e memes. A gente também busca o entretenimento. Mas, quando há o risco de a brincadeira se confundir com (mais) desinformação, é hora de tirar o pé.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.