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A Volkswagen enganou a todos – e por que todos nós deveríamos ficar putos | Indústria

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    Mestre

      “A Volkswagen das Américas desenvolveu e implementou uma campanha de marketing para chamar atenção — e também com uma piscadela — para a e-ofensiva e o lançamento do ID.4 nos Estados Unidos. Desde o início, a intenção era aumentar no país o conhecimento de um problema corporativo e industrial importante. Já houve campanhas similares em Wolfsburg: em 2003, a renomeação temporária de Wolfsburg para Golfsburg chamou a atenção para o lançamento do Golf de então. As muitas respostas positivas nas redes sociais mostram que alcançamos esse objetivo.”

      Nada de mea culpa. O problema é o seguinte: a imprensa mundial está numa cruzada para combater a desinformação, a propagação de informações falsas (as fake news), as falsas promessas e até mesmo as incursões incessantes daqueles que tentam se aproveitar da fragilidade do momento.

      É mentira que a Volkswagen irá mudar o nome para Voltswagen nos Estados Unidos. Porém, há várias razões para sustentar a veracidade da ideia. Eis algumas:

      1)O desempenho comercial da empresa é pífio nos EUA
      2)A VW tenta se recuperar mundialmente por conta de escândalos de fraude e corrupção, como o dieselgate. A própria Amarok vendida no Brasil também fraudava as emissões.
      3)As fábricas estão imersas em um plano mundial rumo à eletrificação. Diversas empresas, como a GM, modificaram seus logotipos para que pudessem expressar o compromisso com a viabilização dos carros elétricos.
      4)A empresa utilizou seu aparato OFICIAL para fazer o anúncio, incluindo falas do presidente, e a disseminação da piada por meio de porta-vozes da filial americana.
      5)Esse tipo de brincadeira é tradicional na indústria, mas SEMPRE apenas em 1º de abril.

      Quando começou a ser questionada sobre a veracidade dos fatos, a Volkswagen America decidiu “bancar” a brincadeira, ainda que a dois dias de April´s Fool – o equivalente ao nosso 1º de Abril. Quando viram que a piada flopou, a VW alegou que uma “comunicação oficial com a trolagem” havia vazado antes da hora.

      O malfeito internacional precisou ser remediado, mas pegou muito mal. Autoesporte entende que o humor e a graça são indispensáveis. Quem acompanha o nosso Instagram, aliás, está acostumado com as nossas enquetes, com provações e memes. A gente também busca o entretenimento. Mas, quando há o risco de a brincadeira se confundir com (mais) desinformação, é hora de tirar o pé.

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