Menu fechado

[AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO

  • Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 5 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010117007
    Anônimo
      Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo…
      #1010117009
      Anônimo
        DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo…

        Iae Dener, tudo bem?
        Sou o Junior, moro em SP na Zona Leste , sou mecanico/preparador, trabalho com todos os tipos de motores, inclusive igual ao seu.
        Vamos lá.
        Este é um motor com muitos pontos onde geram este defeito de falta de desempenho tipo ( carburador, cabeçotes, regulagem de vavulas, aneis, valvulas sede folga em mancais e ate ignição), se for transformar em tópico sera gigante, tudo pra te explicar.
        Da onde você é ? Podemos marcar para nos encontrar e eu tentar te ajudar, me chama ou liga que eu tiro suas duvidas 11-98600-0134 Tim .
        #Valew

        #1010117011
        Anônimo
          DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo…

          Boa tarde Dener.

          Está parecendo muito a junta do cabeçote que queimou. (seu carro ferveu Dener ?), a junta atua como vedação entre bloco e cabeçote, e separa cilindros de galerias d água e passagens de óleo. Quando ela queima já perde eficiência rapidamente, o motor perde compressão, e pode passar a misturar água e óleo (formando aquela mistura parecida com maionese, café com leite,…), jogando um desses fluidos (ou mesmo os dois) dentro das câmaras de combustão. A perda de rendimento é muito nítida, mesmo em baixas rotações, além do escape dar a “bandeira” que o motor está queimando óleo. O rendimento do motor ficará fraco demais e a tendencia é sempre piorar. A solução é a troca da junta e a verificação do cabeçote, pois ele pode ter empenado caso o carro chegou a ferver. Verifique todo o sistema de arrefecimento do motor se está baixando aguá, etc …

          Este é o sintomas mais comum, e que “parece” com seu problema.. De qualquer forma deverá levar num mecânico, pois esses sintomas podem estar relacionado aos itens que o Junior citou logo acima..

          .

          #1010117013
          Anônimo
            RicardoVicente escreveu:

            DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo…

            Boa tarde Dener.

            Está parecendo muito a junta do cabeçote que queimou. (seu carro ferveu Dener ?), a junta atua como vedação entre bloco e cabeçote, e separa cilindros de galerias d água e passagens de óleo. Quando ela queima já perde eficiência rapidamente, o motor perde compressão, e pode passar a misturar água e óleo (formando aquela mistura parecida com maionese, café com leite,…), jogando um desses fluidos (ou mesmo os dois) dentro das câmaras de combustão. A perda de rendimento é muito nítida, mesmo em baixas rotações, além do escape dar a “bandeira” que o motor está queimando óleo. O rendimento do motor ficará fraco demais e a tendencia é sempre piorar. A solução é a troca da junta e a verificação do cabeçote, pois ele pode ter empenado caso o carro chegou a ferver. Verifique todo o sistema de arrefecimento do motor se está baixando aguá, etc …

            Este é o sintomas mais comum, e que “parece” com seu problema.. De qualquer forma deverá levar num mecânico, pois esses sintomas podem estar relacionado aos itens que o Junior citou logo acima..

            .

            Boa tarde, Ricardo!
            Seria o caso de ver o que vc falou se estivéssemos falando em motor AP, mas no caso do Dener o motor dele é Box e não usa agua…

            #1010117015
            Anônimo
              Fusca 1600cc eram 2 carburadores. Pode voltar a por os 2 carbudores do BX de volta. Por que vc fez isso, queria economizar gasolina?

              O seu motor como o do fusca é a ar, e não a água como o pessoal tá falando de misturar água com óleo.

              A borra pode ser combustível batizado ou ainda óleo vencido, veja abaixo os detalhes de troca de óleo e causas da borra:

              Óleo de motor de Gol Quadrado tem que se trocar a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro… Essa recomendação de trocar a cada 6 meses leva em conta fatores como a oxidação do lubrificante e a volatividade de alguns dos aditivos usados na formulação do óleo “Quando isso acontece, o fluído perde o poder de lubrificação, de limpeza e de combater a formação de borra no motor.”Veja o artigo do Auto Esporte sobre troca a cada 6 meses: http://revistaautoesporte.globo.com/Ser … meses.html

              E veja este vídeo sobre borra de óleo: http://g1.globo.com/carros/autoesporte/ … o/3691605/

              Sempre troque o filtro de óleo, pois o óleo que fica dentro do filtro (1/2 litro) contamina o óleo novo. E se tem que drenar o óleo ao invés de sugar por máquina de vácuo, pois a máquina de vácuo não suga todo o óleo do carter. O óleo indicado é base mineral, SAE 20W-40 até 100.000 km rodados ou SAE 20W-50 a partir de 100.000 km. Pode ser Shell, Havoline, Móbil e etc… Não tem que por aditivo no óleo, pois o óleo já vem com aditivo… é picaretagem dos frentistas colocar aditivo no óleo, não precisa.

              Não coloque nunca aquele óleo bosta “Alta Quilometragem – SAE 20W-60″… pois no Manual do Proprietário só pode SAE 20W-40 ou SAE 20W-50… “óleo de Alta Quilometragem é para enganar o comprador do óleo… se o carro está queimando ou gastando muito óleo então tem que retificar ou trocar anéis e só… não ferrar o motor com óleo grosso… partes que eram lubrificadas com o SAE 20W-50 agora não são mais com o óleo ´Alta Quilometragem”. E ainda o óleo “Alta Quilometragem” faz o carro consumir mais combustível, pois exige mais esforço do motor (atrito interno)

              A norma API, classifica o óleo conforme o desempenho do mesmo (desgaste, limpeza e etc…) do meu Gol é SF, mas os óleos de hoje minerais já são SJ ou SM… ou seja, os óleos de hoje são muito melhores e podem ser usados por maiores kilometragens e tempo (6 meses no máximo)

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 8 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.