Menu fechado

Avaliação: Volkswagen T-Cross 200 TSI é SUV 1.0 com dirigibilidade acertada

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Avaliação: Volkswagen T-Cross 200 TSI é SUV 1.0 com dirigibilidade acertada

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010676831
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Volkswagen T-Cross 200 TSI
      Foto: Roberto Assunção

      O Volkswagen T-Cross foi um sucesso de bilheteria ao registrar 60.119 unidades vendidas, de janeiro a dezembro do ano passado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

      Com isso, ficou à frente de alguns rivais, só para exemplificar, como o Jeep Renegade (56.865), o Chevrolet Tracker (49.372), o Hyundai Creta (47.757), o Nissan Kicks (36.433) e o Honda HR-V (32.511). 

      Não à toa o utilitário esportivo da Volkswagen foi a nossa “Compra do Ano 2020” na categoria SUV compacto. Afinal, qualidades ele tem de sobra. Ofertado em versões 200 TSI, a intermediária Comfortline 200 TSI, a topo de linha Highline 250 TSI e também a Sense, que é dedicada ao público PCD (Pessoas com Deficiência).

      A de entrada 200 TSI inicia em R$ 99.070 trazendo câmbio manual ou R$ 107.190 dotada de caixa automática. Completo, na cor branco Puro (R$ 595) e com o opcional Interactive IV (R$ 2.390) vai a R$ 110.175 – valor similar ao do Chevrolet Tracker LTZ (R$ 110.340) ou do Honda HR-V EX (R$ 111.500), para comparar.

      + Compra do Ano 2021: edição especial da MOTOR SHOW indica os melhores carros do mercado
      + Avaliação: Volvo XC40 Momentum 2021, híbrido plugável mais barato do Brasil, é o melhor de dois mundos
      + Toyota lança site para o novo SUV Corolla Cross

      Arquitetura, conteúdos e ao volante

      Construído sobre a plataforma MQB, o Volkswagen T-Cross mede 4,199 m de comprimento e 2,651 m de entre-eixos. Essas dimensões garantem um bom aproveitamento interno sim, porém, o acabamento simples poderia ser um pouco melhor. 

      Apesar da abundância de plásticos e dos tecidos modestos dos bancos, este Volkswagen T-Cross brinda o motorista com uma boa posição de dirigir, que é facilmente encontrada por conta dos amplos ajustes do banco e da coluna de direção (altura e profundidade).

      O quadro de instrumentos é “convencional” e não o totalmente digital Active Info Display de 10,25”. Já quem viaja atrás encontra amplitude para as pernas/joelhos, saídas de ar dedicadas e duas entradas USB para o carregamento de gadgets.
       
      O multimídia VW Play de 10,1”, inteiramente desenvolvido no Brasil, melhorou após a última atualização. Há conectividade Android Auto/Apple CarPlay e o equipamento ainda possibilita rotear o pacote de dados do smartphone para utilizar o Waze e os aplicativos iFood (entrega), Estapar (estacionamento), Porto Seguro (estacionamento), Ubook (audiobook), entre outros a serem baixados da loja VW Play Apps – a central traz um HD interno de 10 Gb. Apesar disso, o Chevrolet Tracker LTZ inclui o Wi-Fi “nativo”, mas é um serviço à parte e com mensalidades a partir de R$ 29,90.


      O porta-malas de 373 litros do Volkswagen T-Cross pode expandir para 420 litros ao ajustar o encosto do banco traseiro. Entretanto, na posição normal fica atrás do Chevrolet Tracker (393) e do SUV-Cupê Volkswagen Nivus (415).  

      Sob o capô, o motor tricilíndrico 1.0 turbinado transmite um desempenho eficiente, com rápidas saídas de semáforo e espertas mudanças/reduções sem deixar o giro cair muito. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca ou pelas aletas atrás do volante multifuncional revestido em couro.

      Igualmente elogiável é o comportamento das suspensões, com uma calibração na medida entre firmes/confortáveis assegurando boas doses de equilíbrio.

      O SUV compacto da Volkswagen não inclina a carroceria ao passarmos um pouco da conta nas curvas. Não só isso, pois o conjunto filtra/absorve muito bem as irregularidades do asfalto sem solavancos ou batidas secas indesejadas.

      A dinâmica fica completa pela caixa de direção assistida eletricamente, com o peso correto ao trafegar em velocidades mais animadas.

      As rodas Manila de 17” (novidade da linha 2021 do SUV) calçadas por pneus de medidas 205/55 são parte do pacote opcional Interactive IV, que ainda contempla os espelhos retrovisores com função Tilt Down, a câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiros em adição aos traseiros.

      + Novo Honda HR-V 2022 acentua linhas de cupê da primeira geração; compare o novo design e o “antigo”
      + Mercedes-Benz apresenta a nova geração do GLS, seu maior SUV, por quase R$ 1 milhão
      + Vídeo: detalhes do Volkswagen ID.4, primeiro SUV elétrico da marca (ele é maior que o VW Taos)
      + Carros híbridos: veja como funcionam os quatro tipos e confira os mais vendidos do Brasil

      Caso algo dê errado, a segurança dos até cinco ocupantes é garantida pelos seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os controles eletrônicos de estabilidade/tração e o bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+).

      Embora seja “de entrada”, os freios são a discos nas quatro rodas, com boas frenagens. Além disso, o isolamento acústico da cabine é digno de elogios ao provar a sua eficiência ao enfrentarmos uma forte chuva de verão. 

      No frigir dos ovos, o T-Cross 200 TSI é um SUV bacana. Vamos ver se ele consegue manter o bom desempenho ao longo de 2021, pois o segmento nos brindará com algumas novidades. Entre elas, o Novo Nissan Kicks e muito provavelmente o Jeep Renegade equipado com o novo motor turbo. Façam as suas apostas!


      FICHA TÉCNICA

      VOLKSWAGEN T-CROSS 200 TSI AT 2021
      Preço básico: R$ 107.190
      Carro avaliado: R$ 110.175

      Volkswagen T-Cross 200 TSI AT 2021
      Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando variável, turbo, intercooler
      Cilindrada: 999 cm³
      Combustível: flex
      Potência: 116 cv (g) e 128 cv a 5.500 rpm (e)
      Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.800 rpm (g/e)
      Câmbio: automático, seis marchas
      Direção: elétrica
      Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
      Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
      Tração: dianteira
      Dimensões: 4,199 m (c), 1,760 m (l), 1,568 m (a)
      Entre-eixos: 2,651 m
      Pneus: 205/60 R16 (205/55 R17 opcionais)
      Porta-malas: 373 a 420 litros
      Tanque: 52 litros
      Peso: 1.305 kg
      0-100 km/h: 10,9 s (g) e 10,4 s (e)
      Velocidade máxima: 179 km/h (g) e 184 km/h (e)
      Consumo cidade: 11 km/l (g) e 7,6 km/l (e)
      Consumo estrada: 13,5 km/l (g) e 9,5 km/l (e)
      Emissão de CO2: 111 g/km
      Nota do Inmetro: B
      Classificação na categoria: C (Médio)

      Veja também

      + Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
      + Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
      + MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
      + Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
      + Veja os carros mais vendidos em outubro
      + Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
      + Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”
      + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
      + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
      + Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
      + Cinema, sexo e a cidade
      + Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.