Pessoal,
Neste final de semana troquei os meus 4 pneus em uma loja de pneus, e quase fui enganado pelo funcionário que montou os meus pneus, balanceiou as rodas, alinhou a direção e revisou a suspensão.
Esse funcionário viu que meus batentes estavam ruins devido aos 30.000 km e 7 anos de uso, pois nessa época troquei a suspensão inteira… molas, amortecedores e kit de batentes. Então ao tirar todos os amortecedores ele disse que os amortecedores traseiros estavam ruins… ele abriu a haste de um dos amortecedores traseiros totalmente até o fim de curso e me mostrou que estava com folga.
Mas amortecedor nunca vai trabalhar totalmente aberto até o fim de curso
, pra não ficar chato fiquei quieto e então eu peguei o amortecedor na minha mão e fiquei abrindo e fechando a haste e deu a impressão que estavam fracos… porém me lembrei que de tempos em tempos faço o bom e velho teste do balanço* e sempre estavam bons os amortecedores…
Então eu disse que não estava previsto no meu orçamento, mas voltaria lá daqui uns 3 meses para trocar os amortecedores traseiros. Chegando em casa fiz o teste do balanço e os amortecedores estão em perfeita ordem!
Pra ilustrar vale a pela ver os dois textos abaixo:
1. Amortecedores do carro: como usar, quando trocar, como aumentar a sua vida útil
https://www.noticiasautomotivas.com.br/ … vida-util/
2. Como conhecer o real estado de molas e amortecedores?
https://www.noticiasautomotivas.com.br/ … tecedores/
* teste do balanço:
Balance um canto do carro, tanto da dianteira quanto da traseira, empurrando aquela parte com força para baixo. O carro deverá balançar no máximo uma vez.
Se ele balançar mais do que isso, os amortecedores não estão bons mais.
Abraços,
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