Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › DISCOS DE FREIO NAS RODAS TRASEIRAS!!
- Este tópico contém 53 respostas, 27 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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31/03/2010 às 19:24 #1010131779AnônimoPedro, não querendo duvidar de vc… mas assim se disco traseiro não é bom, pq todos os carros potentes e esportivos tem disco nas 4 rodas??? e se tambor de freio é tão bom pq o freio do fusca q é tambor nas 4 rodas é um lixo?? só rezando pra parar!!!!
Abraços!!!31/03/2010 às 19:56 #1010131781AnônimoOpa braila, n sei se você já deu uma olhada nos discos da lamborghini, eles tem quase 120mm, uma área de aderência fabulosa, e pastilhas em fibra de carbono…
devemos lembrar que os discos de freio das ferraris e lamborghinis não cabem nem em sonho nas nossas goletas, e n temos $$ para investir discos de 3~4mil (referente ao par de discos sem as pastilhas, se estiver errado por favor corrijam) nos nossos carritos…
a maioria dos “carros potentes” tem 2~3/4 do peso dos nossos, e são equipados com sistema ABS, que faz com que até um freio de bicicleta seja útil, simplismente o comentário do engenheiro citado acima, cabe dentro dos padrões brasileiros, ou seja, carros com peso considerável, sem ABS, e com discos de pequeno porte e de material de procedência duvidosaos tambores de freio do fusca foram dimensionados de forma errada provavelmente, são de um tamanho inferior a massa do carro, agora experimente colocar os tambores do gol, ou do monza ou algo assim, e você vai se surpreender (ou quebrar a cara no volante ) levando em consideração o fato do fusca tem décadas, e que as tecnologias d época não eram uma coisa que se diga “que magavilha” deve-se levar isto em consideração.
de uma olhada, e você vai notar também a diferença entre os discos dianteiros e traseiros da maioria dos importados, sendo os traseiros de melhor qualidade e com maior atenção e segurança, sem lembrar do fato de que além de imensos, a maioria também é composta por discos duplos, então resumindo, não adianta comparar um disco de 40mm simples com um duplo de 120mm com compostos especiais e ABS
31/03/2010 às 21:22 #1010131783AnônimoFala Pedro, sou eu novamente te enchendo… rsrsrs!!! vamos começar do começo e se vc discordar de mim, responda!! vc se refere a carros de outro mundo como ferrari, etc… eu me refiro a carros nacionais de uso diário como kadet GSI, Gol bola Gti, golf glx, gti, tempra… e todos com discos traseiros!! o sistema ABS serve pra evitar q as rodas travem na frenagem avitando a perda de controle e melhorando a eficiencia da frenagem.. mas não fazem milagres…. partindo do principio q o engenheiro falou sobre o sistema de tambores… eu nunca vi disco ou pastilhas (em vida util) quebrados ou trincados, em compensação o q eu já vi de lonas!!! voltando ao passado… os carros antigos usavam lonas nas 4 (vc já viu o tamanho de um tambor de freio do fusca?? é muito maior do q do santana… e olha o tamanho do fusca… mal dimensionado acho q não foi)… e mesmo nesses modelos os tambores foram substituidos por discos… e o sistema de tambores fosse tão bom, com a evolução da tecnologia seriam projetados tambores mais eficientes e sistema ABS com tambores… e isso não aconteceu… foram projetados discos… o q acontece Pedro e q o engenheiro esqueceu de mencionar é q as montadoras brasileira visam produzir veiculos com o menor custo possivel pra ter o maior lucro possivel… e se vc comparar o preço do sistema de tambor com preço do sistema a disco a diferença vai ser bem grande, o carro vai ter de ficar mais caro e vai diminuir as vendas…. então o q eles fazem: o maior peso dos veiculos (grande maioria fica na frente) pq motor e o condutor ficam lá… além disso pela lei da física quando um veiculo em movimento para, o peso da gravidade vai pra frente….resumindo numa frenagem a grande carga vai pra frente do carro, portanto o freio dianteiro tem der muito eficiente (discos); vc pode notar q em todos os carros discos nas 4, os dianteiros são maiores com pinças maiores (maior eficiencia) e os traseiros são discos até meio parecidos com tambores com pinças pequenas e área de atrito menor.. os freios traseiros na verdade servem para dar equilibrio ao carro e auxiliar os freios dianteiros, e os tambores conseguem fazer isso a um custo mais baixo…(dá pro gasto) com os discos, lembrando bem equilibrados, a eficiencia aumenta, mas não de uma forma absurda, então as montadoras usam isso somente em carros de maior valor; mas esse não muito mais de eficiencia em uma grande frenagem pode fazer diferença entre a vida e a morte… mas montadoras não pensam nisso… mas Pedro, pelo pouco de conhecimento q tenho de mecanica, de física e muita prática nas rua com e sem disco na traseira garanto q a eficiencia é maior (claro q usando materiais bons, nada recondicionado no fundo de casa).. e a engenharia é complicada mesmo, cada um tem um ponto de vista… existem engenheiros q garantem q um pneu fino dá mais estabilidade nas curvas do q um pneu largo… será q é mesmo????? faz uma curva com um pneu 13 145/80 em alta velocidade e ve no q dá… depois faz a mesma curva com um pneu 15 195/50 e ve se vc tem problemas pra fazer ela de novo… pneu novo vai na traseira ou dianteira?? cada engenheiro diz uma coisa… o q vale é o teste na prática….
Abraços!!01/04/2010 às 05:49 #1010131785AnônimoBoooooooooa Braila (Gostei da do pneu), mas é exatamente o que eu estou falando, os materias das coisas probuzidas no Brasil são em sua maioria de segunda catiguria, se ainda assim o cara quer se aventurar, que se aventure com discos de 120mm comprados fora daqui!Detalhe, eu já ví um disco de freio traseiro de uma “Crembo” da via fundir, o que garantiu uma dor de kbeça linda no coitado
O que vale é usar marcas “Brembo” e não “Crembos” da vida, esse é o tipo de coisa que não se deve econimizar
Não esqueça, é mais fácil parar alguma coisa puxando, do que empurrando!
(e tmb é mais fácil mover empurrando do que puxando tmb)
Tente parar sua goleta numa ladeira empurrando auhauehuaehuaehFinalizando, pneu novo vai na Traseira, vide matéria do auto esporte, que realizou os testes, nos quais pneus velhos na traseira diminuem a aderência do carro, mostraram tmb, que pneus com laranja devem ir na DIANTEIRA, no teste de campo, o carro com Laranja no pneu traseiro quase capotou, enquanto na dianteira só diminuiu um pouco a manobrabilidade…
EDIT:
Caso algum espertinho chegue aqui, estou me referindo a 120mm de zona de toque do disco, ou seja, a largura da parte onde a pastilha toca.
01/04/2010 às 17:05 #1010131787AnônimoFala Pedro, blz? concordo plenamente com vc!! pneu novo na traseira… mas tem engenheiro se eu não me engano da michelan q fala q é ao contrário!!! rsrsrsAbraços!!
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