Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [DÚVIDA] Comando 49g em gol cl 1.8
- Este tópico contém 64 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 3 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
03/07/2009 às 20:19 #1010182691AnônimoFala André!
Acho que pro seu esquema dá pra esperar o uso do blocante. Dá pra investir o valor dele e da instalação (uns 180 + depende do mecânico) em outras coisas da sua etapa.
O volante aliviado faz diferença perceptível, não grotesca, principalmente ao passar de uma marcha para a outra, a subida inicial de giro é mais rápida. É mais uma etapa … Se for trocar aproveite para revisar platô e embreagem com a mesma mão-de-obra. Se precisar trocar use a do santana 2.0, que ela te acompanha tranquilo em várias etapas do motor aspirado.
PV e PS é o tipo de caixa. Se o seu carro é CL ou GL, seu câmbio PS tem 4a e 5a longas, tipo 4+E, com a final alcançada em 4a marcha. As relações são: 3,45 / 1,79 / 1,13 / 0,83 / 0,68.
O câmbio PV do GTS tem cinco marchas reais, com a final alcançada em 5a marcha. As relações são: 3,45 / 1,94 / 1,29 / 0,97 / 0,80.
Ambas tem o mesmo diferencial. As relações dependem do número de dentes das engrenagens.
Para seu motor aspirado, ficaria bem legal se pudesse trocar as engrenagens de 3a, 4a e 5a do seu câmbio PS pelas engrenagens de 3a a 5a do PV. As 1a e 2a marchas fazem parte do eixo primário, sem grandes diferenças que valha a pena trocar (pelo maior custo).
Uma boa retífica de caixas faz a troca e dá uma geral nas outras peças. O custo da retífica com a troca das engrenagens pode variar … tem que pesquisar. A compra de uma PV usada em ferro-velho é uma opção de 300 a 500 reais, mas pode dar o azar de tb precisar de retífica e dar no mesmo se tivesse feito na sua caixa …O câmbio curto para aspirado É uma etapa importante!
OBS: Na estrada, a 5a mais curta do PV vai aumentar seu giro final e pode aumentar o consumo … Já vi esquema de câmbio de 1a a 4a com as relações curtas do PV, usando a 5a longa do PS. Com isso, teoricamente, tem o carro rápido na cidade e mais econômico na estrada, mas com um “buraco” da 4a pra 5a, que eu não gostei quando andei …
Boa sorte e tamos aí!
Já instalou o comando?? Gostou ??
03/07/2009 às 20:34 #1010182693AnônimoFala André,
Uma coisa pro câmbio que tem excelente custo-benefício é a instalação do “engate-rápido”. Uma haste nova que altera o centro de pivotagem, encurtando o deslocamento da haste para engatar a marcha. A altura da haste é a mesma da original, o que muda na prática é que a marcha engata no “meio do caminho” de uma marcha para outra … expliquei ou compliquei?!?! RS! Custa uns 90 reais e é de fácil instalação (por quem conhece).Abraço!
04/07/2009 às 12:03 #1010182695AnônimoFala cara …
Essa de usar o conjunto de embreagem e platô do Santana 2.0 foi ótima e veio a calhar, bem na hora !!! Já estava analisando a possibilidade de trocar a embreagem, pois a bichinha já esta trepidando um pouco e logo-logo daria problema. Quanto ao volante do motor, realmente já estava inclinado a trocar, embora não soubesse ao certo o quanto iria melhorar o desempenho do carro. Vc tem alguma sugestão de marca ou aonde comprar tipo a dica do comando???
Agora sim entendi o que é PS e PV, e pode deixar que estarei substituindo a 3º, 4º e 5º pelas do gol GTS, só tenho que procurar por aqui quem trabalhe direitinho, embora o Cavalo, meu mecânico, sempre tenha um contato bom, mas sempre é bom checar de perto …risos… Agora com essa nova relação da 2º para a 3º vai ser um tiro, pois a diferença será bem menor, vc não acha que de 1,79 para 1,29 a 3º marcha vai ficar muito curta ???
Cara quanto ao comando a Cida da Sam Cams me pediu um prazo de 20 dias para me enviar, ou seja, estou muitooooooo ansioso. As vezes perco o sono nessa brincadeira de imaginar como tudo vai ficar depois de pronto, quanto mais eu fumo, mais viciado fico !!!
Vc comentou também que a substituição do jogo completo das borrachas da suspensão pelas de poliuretano melhoram a estabilidade e a pegada na arrancada, pois a frente não sobe muito, porem vc menciona num nheco-nheco, pergunto: O barulho chega a incomodar ou é só para quem tem bom ouvido ??? Belém é uma cidade com o asfalto muito irregular e não é raro encontrarmos ruas bem onduladas. Encontrei um kit completo para substituir todas, todas mesmo, buchas da suspensão por R$ 250,00 na JJ Buchas Especiais, vc conhece ??? Acha que ta caro ???
Opa …boa essa do engate rápido, já tinha dado uma olhada, só não sabia se realmente valia a pena o investimento. Acredito que a passagem de marchas seja praticamente a mesma só que bem mais precisa, é isso mesmo ??? Neste mesmo tópico Tb vi um varão com junte esférica na ponta, e eles comentam que não tem mais erro de marcha, vc conhece este sistema ???Bom cara é isso ai … To tocando o barco, só que com calma, muita calma para tudo sair como imagino, pois acredito que seja importante que os nossos sonhos sejam bem parecidos com as suas concretizações, concorda ???
Um abração
PS: Blocantes !!! Entendi as suas colocações e concordo, só não sei se vou conseguir me controlar…. !@#$%¨&*()_+!@#$%¨&*()_
04/07/2009 às 17:01 #1010182697AnônimoFala André!
To falando que esse negócio de aspirado vicia! Quando é turbo, a gente coloca o kit e tá pronto, mas descobri o prazer de fazer um aspirado aos poucos e vendo a diferença e estudando o que cada componente traz. Foi assim que fiz com o meu. Mesmo com as peças na mão, coloquei uma de cada vez a cada 2, 3 dias e analisando a diferença. Isso que dá quando a gente tira férias ….
A última foi o thermotape no meu coletor dimensionado. Vale a pena, o carro “solta” um pouco mais (mantendo o calor no interior do cano, leva a menor densidade dos gases, aumenta o fluxo de escape …), além de proteger o motor de arranque e diminuir a temperatura do cofre do motor. Ou seja, ao colocar o seu coletor, já coloque o thermotape! Até porque fica mais fácil. Existe macete para colocá-lo, depois explico … Existem tb marcas e marcas, depois indico …
A troca do volante vale a pena, o meu foi feito à partir do original, trabalhado. A Displatec, tradicional, que inclusive tem acesso ao fórum, vende um aliviado em aço por 480 reais (a de alumínio… 1500!!). A Limit Performance, não conheço, vende por 350 reais … Esses preços eu vejo por revistas de preparação (fullpower), tem aí?!
Quanto ao câmbio … A diferença que vc vai sentir de 2a para 3a vai ser a maior, parecida com a minha, só que a sua ainda vai ser um pouco mais longa, pois a minha 2a é do PV e a 3a do 1000 16V. Fica bom! Inclusive a sua vai ter a 4a e 5a mais longas que a minha tb. Pro seu comando não precisa ser tão curto. Aliás, seu 0 a 100 vai ser apenas com as 1a e 2a marchas … trocando a mais de 6500 rpm, ganha tempo da mudança pra 3a no meio do caminho …
Com relação as buchas, não conheço a JJ. Deve ser o preço mesmo. Por esse preço vc pode trocar apenas as buchas da balança em PU e colocar a barra transversal INFERIOR do quadro. Para o coxim do motor (o par, inferior) eu uso as originais do opala 6 cilindros, que são mais baratas (aqui 18 reais o par), resistentes e tb diminuem a torção do motor na arrancada, sem aumentar a vibração no carro (as de PU podem aumentar a vibração). O coxim frontal (motor ao painel de ferro dianteiro) vc pode tentar usar o original ainda. Troque apenas se estiver saindo do lugar com frequencia, sai mais barato por enquanto. O nheco-nheco eu só percebo quando passo em quebra-molas … Lembrando, o que vai evitar mesmo a frente de levantar vai ser o conjunto de mudanças: Buchas, barras transversais, AMORTECEDORES! e tem inclusive as barras de tração, que “amarra” toda a parte de baixo … mais dinheiro!!!RSRS. Os amortecedores que uso são de turbo para carro rebaixado, apesar da minha altura ser quase original (parece configuração de carro de rally!). A frente levanta pouquíssimo.
O engate rápido vale a pena. Inclusive eu eliminei a necessidade de abaixar a alavanca pra engatar a ré, mantendo a segurança de não passar a 6a … O outro modelo não conheço bem para opinar.
O meu carro tá praticamente completo e redondo, digo, quadrado … vou fazer uns videos e fotos e colocá-los no site! Vc tem fotos do seu aqui?!
O que eu puder ajudar, tô na área!
Abraço!04/07/2009 às 20:54 #1010182699AnônimoFala cara …Pensamos igual. Quando comprei o brinquedo, ha exatos 15 dias a idéia era essa, ou seja, deixar o carro originalzinho pra conhecer o carro e depois ir alterando ele aos poucos. Ele ta desmontado parcialmente e todos os dias passo mais de 2 vezes na oficina pra ver o que esta rolando ( Ainda não deu para parar detrabalhar …risos …) Por mim ficava la o dia intero, o Cavalo ta pra me expulsar de tantos palpites, pois todo dia chego com uma idéia nova, fruto das nossas conversar, aprendo rápido !!!! Só pra vc ter uma idéia, fiz suspensão original, freios e revisão geral, sem mexer na lata e interior ainda ( Tem algumas coisas pra fazer ), ai descobri alguns problemas, tipo o cara que mexia no carro desabilitou o segndo estágio do carburador pode ??? e outras coisitas mais.
Depois que terminei essa etapa andei bem para sentir o carro, e ele anda direitinho, agora so de curiosidade comprei um G49 e pedi para ele aumentar a giglagem e colocar o 2º estágio mecanico pra sentir novamente, terça ele me entrega ….obaaaaaa, tudo isso equanto o 276 não chega.Quanto ao comando, não vai ser dinheiro jogado fora, pois tenho um Gol Rally 2008, e depois coloco esse comando nele, ai a fmília VW comessa a ficar completa…risos … Depois te conto como ficou, se vc lembra sempre falei que queria fazer tudo com muita calma, muita calma mesmo, exatamente por este motivo, sentir os resultados dos upgrades item por item, por isso pensamos da mesma forma … engraçado não ???O thermotape achava que não fazia muita diferença, e ainda acho, pois deve fazer difrença em preparações maiores, porem o custo não deve ser alto e vai valer a pena instala-lo logo certo ??
O volante vou de aço mesmo da Displatec, pois acho que aqui não vou achar quem trabalhe bem para aliviar o meu, do mesmo modo que acho que não acharei por aqui que alivie o vira e as bielas.Fotos !!! Cara fico ate envergonhado, pois o carro ta careta, porem to fazendo um tutorial pra guardar e mostrar para os filhotes, tenho 3, 2 gemeos de 3 e 1/2 e um de 1 mês e pra quem se interessar , pois acho que vai ficar bem legal. Quando os meus filhos forem se despertar para esse vício, se é que vão, os amigos vão achar que a goleta é carro de velho …risos …muitos risos … Do século passado, ou melhor do milenio !!! Mais risos…
Vou tirar mais fotos e postar aqui, não sei como se faz mais aprendo!!!Bom cara é isso ai, te mantenho informado e como vc fala tô na área !!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.