Olá pessoal,
Retirei as informações do manual do gol.
Para o caso de de carro sem injeção eletrônica e com afogador manual temos duas situações:
Com o motor frio (ponteiro de arrefecimento não se mexe com chave à meia volta)
1 – Pise no acelerador e solte-o em seguida
2 – Puxe o afogador ao máximo
3 – Pise na embreagem
4 – Vire a chave por completo, dando a partida ainda com a embreagem acionada
5 – Solte a embreagem
6 – Empurre o afogador até conseguir baixas rotações
7 – Com o afogador ainda acionado, comece a movimentar o caro. Faça isso também em baixas rotações.
8 – Logo que o marcador de arrefecimento começar a se mexer, empurre completamente o afogador. Jamais espere o marcador adentrar a faixa central com o afogador acionado.
Com o motor quente (ponteiro de arrefecimento se mexe com meia volta da chave)
1 – Pise no acelerador
2 – Vire a chave por completo, dando partida, mantendo o acelerador acionado.
Mesmo assim é normal o carro falhar, especialmente em dias frios.
Abraço,
Ricardo Soldera.